Comunicar-se com qualidade é uma habilidade muito buscada nas diferentes situações e contextos da vida, ou seja, é uma solucionadora de problemas que poupa tempo e esforços. No que compete à comunicação escrita, os infográficos são um acréscimo bem-vindo.
Os infográficos estimulam a visão de diferentes modos, através das cores e formatos de seu desenho e das letras estampadas na imagem. Um dos mais antigos meios de otimizar a leitura, suas cores e dimensões são calculadas a fim de não cansar o espectador.
Utilizados em seminários, palestras, congressos, panfletos e qualquer material de fácil exibição para grandes platéias, o infográfico traz consigo a capacidade de reduzir textos e compactar informações úteis, administrando-as em curtos espaços de tempo.
Os infográficos são aplicáveis em diferentes áreas do conhecimento e diversificados níveis de domínio sobre alguma disciplina, estando aptos a serem exibidos como instrumento de aprendizado para crianças no início da educação e pós-doutorandos.
Configura-se como uma moderna e democrática ferramenta, essencial na era da internet das coisas, onde a conexão constante exige um tratamento e refinamento de informações em qualquer instituição e setor, mesmo em contabilidade para ong.
São ferramentas visuais que transformam conceitos abstratos em cones, quadrados, curvas e linhas retas, contribuindo com a assimilação. A facilidade advém da aproximação de termos a realidade prática, palpável. É a face mais simples do empirismo.
A escolha de infográficos pode ser inevitável a depender da quantidade, do tipo e do conteúdo, bem como o modo como este conhecimento será gerenciado em uma audiência. A inclusão destas imagens são fundamentais caso os objetivos coincidam com:
- Produção de feiras interativas;
- Apresentação de seminários;
- Conteúdo para treinamento profissional;
- Apresentação de especificações de um produto.
Diferentes usos para o infográfico
Os infográficos exibem, entre suas principais características, a versatilidade. Para cada circunstância, o método de sua aplicação varia, sem contudo perder seus componentes originais. Trata-se de um desenho que cumpre o objetivo de educar. Impressos em rótulos personalizados ou exibidos em tela, os produtores de um infográfico devem definir, entre as opções disponíveis, quais formas geométricas, cores usadas para atrair o olhar e segmentar termos devem ser escolhidas.Feiras interativas
Os eventos de tecnologia são conhecidos por popularizarem uma modalidade de evento que são as feiras interativas, organizadas em grandes espaços que envolvem a apresentação de produtos inovadores em ambientes que permitam a exploração do público. São interativos, pois dispõem de um alto número de telas e interfaces que permitem a modificação do usuário através de ferramentas como touch screen e recursos de animação que conectem a audiência à apresentação, elevando o status de espectador. O indivíduo que transita pela feira deixa de ser uma platéia que consome passivamente o conteúdo para fazer parte do show, testando e experimentando os produtos apresentados. Local ideal para crianças e jovens fascinados por ferramentas tecnológicas. Esses eventos são organizados por stands que se estabelecem através da locação de tendas por empresas e profissionais liberais que desejem fazer parte do evento. Para o público, o acesso ao evento pode ser gratuito ou exigir alguma tarifa. O organizador que disponibiliza o espaço e os equipamentos negocia com os locadores o pagamento de uma taxa de participação. O objetivo prioritário deste tipo de festival é unir as tarefas de educar e entreter o mercado consumidor, apresentando as inovações e como estas funcionam. Todo o aprendizado é realizado através de dinâmicas e experimentação. Neste contexto se encaixa o uso de infográficos em telas como forma de exibir texto sem tornar a leitura maçante. Um dos desafios de organizações do segmento é a exposição de conhecimento técnico de modo que seja interessante e não quebre a fluidez da proposta. Infográficos que modifiquem cores, abram sessões e indiquem sequências, como uma caça ao tesouro, são métodos eficientes para resolver este problema, estimulando o usuário a interagir e desvendar o final da apresentação de mídia, como um jogo de caixa em acrílico. Informações que indiquem a localização dos stands, áreas de convivência, lanchonetes e banheiros também podem ser exibidas através de um infográfico em mídia animada. As feiras interativas são a personificação do dinamismo que os infográficos trazem.Seminários e congressos
Eventos formais também podem se beneficiar do uso de infográficos em suas apresentações. É o caso dos congressos, conhecidos por reunirem profissionais independentes, estudantes, empresários e entusiastas de alguma área. Presentes nos setores da indústria, comércio e serviços, os congressos são reuniões de diversos seminaristas, montando um cronograma de apresentações que duram em média dois a três dias. Cada seminário é administrado por um especialista com um tema fixo. Estes temas são definidos previamente e comunicados ao público através de cards, panfletos e banners com listas que exibem títulos, nomes e horários. Cada seminário apresenta uma a duas horas de duração, seguido de intervalos entre eles. Por ser um modelo mais formal e massivo de aprendizado, os riscos que ameaçam a eficácia da comunicação são os longos blocos de material teórico que podem dissolver a atenção da platéia após um período. A entrada é controlada por catraca biométrica. Além disso, as apresentações envolvem a exibição de mídia em grandes telas ou paredes com o uso de projetores. A distância entre seminarista e público pode ser suficiente para dificultar a leitura para quem está nas últimas cadeiras. Por isso, o uso de infográficos é fundamental para reduzir o espaço de tela ocupado por texto, permitindo o aumento do tamanho das fontes utilizadas e a otimização da visualização para quem assiste.Treinamento profissional
Apostilas, webinars e pequenos cursos de treinamento para profissionais recém contratados são conhecidos por sua proposta em fornecer conteúdo de fácil assimilação, rápida digestão e imediata aplicação, cumprindo o papel de acelerar processos. De modo a se encaixar em todos estes critérios, as informações fornecidas devem ser compartimentalizadas de forma a facilitar a leitura e o entendimento, demonstrando os caminhos por onde o trabalho é executado em empresas de transporte de carga. O uso de infográficos neste contexto obedece à missão de integrar o aprendizado sobre os princípios que formam a empresa, seu papel social, seu local de mercado e como estes aspectos se unem aos processos de fabricação do produto.Especificações de produto
Panfletos, banners e publicações em plataformas virtuais são métodos usados pelas empresas para exibir seus produtos e serviços aos potenciais clientes. Expostos em artigos ou em etiqueta patrimônio, os infográficos transformam a ficha técnica de um produto. A depender do bem referenciado, as especificações necessárias para defini-lo diante do consumidor podem ocupar páginas e formar longas listas repletas de termos e frases de pouco entendimento. Um infográfico que estampe um diagrama desenhando cada sessão do objeto esclarece a que se refere cada parte da informação e a sua importância. Essa comunicação eficaz contribui com a educação do mercado e o aumento da percepção de credibilidade.Veja alguns dos formatos de infográfico
O conjunto de características primordiais que definem um infográfico e os separa de outros modelos de comunicação escrita é formado pelos seguintes aspectos:- Cores atraentes;
- Desenhos esclarecedores;
- Uso de formas geométricas;
- Frases curtas e impactantes.