Se você você quer saber como criar Personas para sua estratégia de marketing digital, esse artigo é para você.
Vamos ver o que são Personas, por que elas são necessárias e como criá-las.
Você verá como esse conceito pode levar seu marketing para um outro nível. Será possível melhorar sua comunicação com seu com seu público alvo e melhorar seus resultados com Marketing.
1. O que são Personas?
Imagine o seguinte personagem:Iremos chamar esse personagem de Leonardo. O Leonardo é um homem de 20 anos, solteiro, que está no seu primeiro emprego, estuda e não ganha bem.
Principais Informações sobre o Leonardo:- Leonardo tem 20 anos, mora em Belo Horizonte – MG e conseguiu seu primeiro emprego;
- Seu principal objetivo é comprar uma moto para se deslocar mais rápido entre trabalho, escola e casa;
- Ele gasta com seus estudos e sobra pouco do seu salário.
- Após ver uma oferta com possibilidades de parcelamento dentro de suas condições seu interesse por uma moto aumentou.
O que acabamos de fazer foi o passo a passo de como criar uma Persona para uma hipotética agência de motocicletas.
Personas representam seus clientes, e também seus clientes potenciais e ajudam você a criar o conteúdo certo, para o cliente certo.
Para isso é importante entender:- Quem é essa pessoa?
- Quais são os objetivos dela?
- Qual a necessidade(dor) dessa pessoa?
2. Por que eu preciso de Personas?
Fazer Marketing sem definir sua Persona, é como dar um tiro no escuro se não decidir o que seus clientes realmente querem de você. Provavelmente, você só criará conteúdo ou oferecerá produtos com base no que você deseja que eles leiam (ou compre) ao invés de entregar conteúdo que eles realmente querem consumir. Se você usar bem o marketing, você criará uma maneira de entregar os dois sem que seus clientes percebam!
Defina o cliente ideal através de sua Persona. Inclusive defina também qual a sua Persona negativa, para os clientes que você não deseja atender. Isso mesmo, alguns tipos de clientes podem não ser interessantes para o seu negócio.
Tenha em mente que você precisa criar Personas que se adaptam perfeitamente a sua oferta. Com um pouco de prática, você aprenderá a fazer isso facilmente.
3. Como criar uma Persona?
Comece simples respondendo essas 4 perguntas:
QUEM?Imagine o seu cliente ideal e comece a criar um perfil de como ele é:
Masculino ou feminino? Casado ou Solteiro? Faixa etária? Ele trabalha com que? É ele quem toma a decisão ou dependem de alguém? Qual a faixa de renda? Principais Hobbies?
O QUE?Divida cada uma dessas questões em primário e secundário, se necessário.
Quais são os objetivos dele? Quais os desafios específicos que enfrentam no dia a dia no trabalho? Quanto ele influencia no processo de decisão da compra?
PORQUE?
Ele precisa de uma solução porque não têm tempo suficiente para ele mesmo fazer? Ele está procurando mais informações sobre um determinado nicho ou produto que você oferece? Existem situações que o faz procurar informações? O que os desencadeia?
Como posso ajudar?Como podemos ajudar nossa Persona a alcançar seus objetivos?
Como você deve apresentar seu conteúdo para seus Personas? PDFs, vídeos, blogs? Quando é melhor para ele consumir seu conteúdo? No início da manhã, durante o dia no trabalho, depois do trabalho, ou nos fins de semana? Ele já consome esse conteúdo nas mídias sociais? Seu site? Emails?
As respostas a todas essas questões devem ajudá-lo a identificar o tipo de conteúdo a ser criado, quando o entregar, e quais os canais para o entregar e como falar com o público-alvo.
4. Defina sua Persona com informações reais
Caso você já possua um negócio, entreviste a sua equipe de vendas para ver se eles têm alguma informação que possam compartilhar com você. Eles são, afinal, os que lidam com seus potenciais clientes no dia-a-dia!
Pesquise seu CMS de vendas, caso tenha, para encontrar certas tendências, como lugares de entrega, ticket médio e outras informações no processo de vendas que podem te ajudar a conhecer mais sobre sua Persona. Ao compilar estas informações, você terá uma imagem clara sobre o perfil que está montando.
Para finalizar, você pode, e é até indicado, definir Personas diferentes para produtos diferentes. Após definir as personas, sua empresa estará pronta para se comunicar da maneira mais adequada com seus potenciais clientes.