Conforme a tecnologia evoluiu e a internet chegou, diversas empresas tiveram de se adaptar ao meio digital. Parte desse processo inclui a descoberta e aplicação de outras formas de atrair novos clientes, e o marketing indireto é uma das mais conhecidas.
O texto de hoje irá abordar como esse tipo de estratégia é importante para a sua empresa e como pode impactar na rotina do seu negócio, abordando os pontos essenciais para o seu desenvolvimento e como aplicar em sua organização.
Com a chegada do meio digital, tudo se tornou extremamente dinâmico e rápido. As pessoas querem cada vez mais produtos e consumir tudo o que for possível, e as empresas estão tentando suprir essa demanda alta e exigente dos clientes.
Seja uma mochila personalizadas com porta notebook ou cursos profissionalizantes, a alta busca por novas formas e utilizar o que já é conhecido e implementá-lo na internet tem sido cada vez mais comum por causa da praticidade e velocidade por ambas as partes.
Porém, essa tarefa não é nem um pouco simples, tanto pelo fato da concorrência quanto pelo interesse das pessoas também ser muito dinâmico.
Isso significa que existem diversas outras empresas pelo país e o mundo ofertando o mesmo que a sua, além do interesse das pessoas mudarem constantemente, fazendo-as ganhar e perder vontades na mesma velocidade.
Portanto, mesmo as empresas de locação de impressoras precisam se movimentar e investir em estratégias de marketing que sejam um diferencial para atrair novos clientes e fazê-los entender que a sua organização é a melhor do ramo e oferece os melhores serviços.
Uma dessas estratégias é o marketing indireto, que além de ser extremamente eficaz age de maneira mais sutil do que as outras, não transparecendo que a sua empresa está realizando algum tipo de marketing.
Para saber mais como ele funciona, quais os seus principais gatilhos e como aplicar esse conceito em empresas de produtos promocionais, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor desenvolvido.
O conceito do marketing indireto
De forma simples e direta, o marketing indireto é uma estratégia de marketing que busca promover, vender e comercializar produtos ou serviços relacionados a marca sem estar de forma diretamente ligada aos canais comerciais. Isso significa que ninguém nunca verá uma estratégia de marketing indireto passando em uma televisão ou anúncio do Youtube. Ele é muito mais sutil e a sua ideia é entrar na mente dos consumidores, mesmo que eles não percebam. Em outras palavras, embora o marketing de suas etiquetas PVC (Policloreto de Vinila) não sejam tão diretas e pareçam, de fato, uma propaganda, elas ganham posições privilegiadas, podendo então gerar um grande engajamento e interesse de leads em potencial. Diferente do marketing direto, aquele já conhecido de maneira geral em comerciais de televisão, vídeos no Youtube ou até mesmo em sala de cinema, o marketing indireto consegue não parecer com uma propaganda, aumentando a possibilidade de pessoas prestarem atenção nele. Todos são bombardeados de informações, propagandas, cursos e ofertas o dia todo, seja de toldo em lona fixo ou sobre cursos profissionalizantes. As pessoas já estão acostumadas e muitas simplesmente pegaram o hábito de ignorar. Como o marketing indireto age de maneira diferente, muitos nem reconhecem a propaganda ali, sendo muito mais simples de, futuramente, o cliente entender a importância da marca e gostar dela, mesmo que não entenda o motivo disso. Agora que já ficou mais claro como todo esse conceito funciona e como a sua caixa de papelão impressa pode se beneficiar muito de tal estratégia de negócio, é importante conferir e entender também algumas vantagens dela, como:- Não afeta diretamente o lead;
- Consegue ser mais aceito do que outras estratégias;
- Gera interesse genuíno por parte do cliente;
- Pode custar bem menos;
- Aumenta a credibilidade da marca.