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A importância do marketing indireto na sua empresa

Eduardo Larbac - 22 de setembro de 2021

A importância do marketing indireto na sua empresa A importância do marketing indireto na sua empresa
Conforme a tecnologia evoluiu e a internet chegou, diversas empresas tiveram de se adaptar ao meio digital. Parte desse processo inclui a descoberta e aplicação de outras formas de atrair novos clientes, e o marketing indireto é uma das mais conhecidas.

O texto de hoje irá abordar como esse tipo de estratégia é importante para a sua empresa e como pode impactar na rotina do seu negócio, abordando os pontos essenciais para o seu desenvolvimento e como aplicar em sua organização.

Com a chegada do meio digital, tudo se tornou extremamente dinâmico e rápido. As pessoas querem cada vez mais produtos e consumir tudo o que for possível, e as empresas estão tentando suprir essa demanda alta e exigente dos clientes.

Seja uma mochila personalizadas com porta notebook ou cursos profissionalizantes, a alta busca por novas formas e utilizar o que já é conhecido e implementá-lo na internet tem sido cada vez mais comum por causa da praticidade e velocidade por ambas as partes.

Porém, essa tarefa não é nem um pouco simples, tanto pelo fato da concorrência quanto pelo interesse das pessoas também ser muito dinâmico.

Isso significa que existem diversas outras empresas pelo país e o mundo ofertando o mesmo que a sua, além do interesse das pessoas mudarem constantemente, fazendo-as ganhar e perder vontades na mesma velocidade.

Portanto, mesmo as empresas de locação de impressoras precisam se movimentar e investir em estratégias de marketing que sejam um diferencial para atrair novos clientes e fazê-los entender que a sua organização é a melhor do ramo e oferece os melhores serviços.

Uma dessas estratégias é o marketing indireto, que além de ser extremamente eficaz age de maneira mais sutil do que as outras, não transparecendo que a sua empresa está realizando algum tipo de marketing.

Para saber mais como ele funciona, quais os seus principais gatilhos e como aplicar esse conceito em empresas de produtos promocionais, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor desenvolvido.

O conceito do marketing indireto

De forma simples e direta, o marketing indireto é uma estratégia de marketing que busca promover, vender e comercializar produtos ou serviços relacionados a marca sem estar de forma diretamente ligada aos canais comerciais.

Isso significa que ninguém nunca verá uma estratégia de marketing indireto passando em uma televisão ou anúncio do Youtube. Ele é muito mais sutil e a sua ideia é entrar na mente dos consumidores, mesmo que eles não percebam.

Em outras palavras, embora o marketing de suas etiquetas PVC (Policloreto de Vinila) não sejam tão diretas e pareçam, de fato, uma propaganda, elas ganham posições privilegiadas, podendo então gerar um grande engajamento e interesse de leads em potencial.

Diferente do marketing direto, aquele já conhecido de maneira geral em comerciais de televisão, vídeos no Youtube ou até mesmo em sala de cinema, o marketing indireto consegue não parecer com uma propaganda, aumentando a possibilidade de pessoas prestarem atenção nele.

Todos são bombardeados de informações, propagandas, cursos e ofertas o dia todo, seja de toldo em lona fixo ou sobre cursos profissionalizantes. As pessoas já estão acostumadas e muitas simplesmente pegaram o hábito de ignorar.

Como o marketing indireto age de maneira diferente, muitos nem reconhecem a propaganda ali, sendo muito mais simples de, futuramente, o cliente entender a importância da marca e gostar dela, mesmo que não entenda o motivo disso.

Agora que já ficou mais claro como todo esse conceito funciona e como a sua caixa de papelão impressa pode se beneficiar muito de tal estratégia de negócio, é importante conferir e entender também algumas vantagens dela, como:
  • Não afeta diretamente o lead;
  • Consegue ser mais aceito do que outras estratégias;
  • Gera interesse genuíno por parte do cliente;
  • Pode custar bem menos;
  • Aumenta a credibilidade da marca.
Mesmo algo simples como um serviço de alugar computador pode ser bem executado utilizando o marketing indireto de maneira correta. Ele é poderoso e não deve ser subestimado.

As vantagens acima destacadas são comuns de serem encontradas, e com pouco tempo de uso dessa estratégia já serão perceptíveis. As duas primeiras já foram bastante mencionadas e explicadas ao longo do texto.

Quando falado sobre interesse genuíno por parte do cliente, isso significa que a chance do mesmo correr atrás de seus produtos e tentar encontrar a sua marca posteriormente é grande, mas a probabilidade de pesquisar já com intenções de compra é muito maior.

Mesmo que o produto ofertado pela sua empresa sejam mochilas promocionais, construir uma marca é um trabalho demorado e que requer muito empenho, esforço e investimento, onde é necessário conhecimento e diversas técnicas.

Mas existem dois ditados populares que funcionam muito bem no marketing indireto que são “A primeira impressão é a que conta” e “Quem não é visto não é lembrado”.

A construção desse marketing ao longo de anos acontece de forma natural e pode ser vista em lugares bem diferentes, além de que é necessário causar boas impressões quando o cliente te procurar.

Caso seja apenas mais uma empresa que propaga informações sem qualidade, essa presença pode marcar alguém de forma negativa.

Como utilizar o marketing indireto

Existem algumas maneiras mais eficientes de se aplicar o marketing indireto, e como ele é bem diferente do direto, é interessante saber e estudar bastante como aplicá-lo, explorando o máximo possível as suas qualidades.

Confira abaixo algumas dicas e orientações que podem ser extremamente úteis para aplicar no dia a dia em seu negócio.

01 – Conheça o seu público

Qualquer negócio que pretenda crescer frente aos diversos obstáculos encontrados no mundo corporativo, é necessário entender muito bem o seu público alvo e oferecer a eles o que buscam, afinal, eles são a alma do negócio e movem a empresa.

Conhecer o seu público é essencial para traçar uma estratégia de negócios que seja eficaz e compatível com eles, fazendo com que se atraiam pelo seu conteúdo e compartilhem a alegria de comprar algo de qualidade na sua empresa, gerando maior alcance e engajamento.

É totalmente válido e indicado a criação de personas, que são a representação do seu cliente ideal, ficando muito mais simples de entender o seu cliente e oferecer o que ele precisa, além de prever seus próximos passos com mais precisão.

02 – Escolha a mídia adequada

Parte do trabalho de se conhecer o seu público é falar a mesma linguagem dele, portanto, escolher a mídia mais adequada e que tenha relação direta com os seus clientes é necessário para que o marketing indireto funcione de maneira eficiente.

Pensando nisso, verifique a idade, onde mais estão e quais canais de comunicação que o seu público mais utiliza. E será nele que usará tudo que estiver ao seu alcance para chamar a atenção deles com o marketing indireto.

Ou seja, se seus clientes utilizam mais o Instagram ou o Facebook, é lá que você agirá. Se preferem séries ou programas de televisão, então sua estratégia mudará para se adaptar a esse meio, e aos poucos, a promoção de seus produtos acontecerá.

03 – Desenvolva bem o seu site

O marketing indireto tem como objetivo fazer com que as pessoas vejam a sua marca e a associam a algo que normalmente gostam. Por exemplo, ao assistir uma série que gostam, elas conseguem ver um protagonista comendo em um lugar famoso.

Muitos pesquisarão qual o nome do lugar e o que está por trás daquele símbolo, ou qual a história daquela marca, ou até mesmo apenas saberão que determinado personagem gosta.

Além disso, pode acontecer que em determinado momento, queiram comprar algum produto que o mesmo usa ou simplesmente a informação vem à mente.

Em qualquer um dos casos, saiba que a aplicação do marketing indireto foi bem realizada e que está funcionando, afinal, o objetivo do mesmo é estar no subconsciente das pessoas.

Dessa forma, junto de outras estratégias, é possível convencer o cliente que a sua marca é boa e confiável.

Para isso, seu site deve estar nutrido de informações de qualidade e relevância para que, quando pesquisarem sobre, conseguirem saber todos os pontos positivos tanto do produto quanto do negócio.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como o marketing indireto pode ser bem desenvolvido em sua empresa, apontando as suas vantagens e qualidades, explorando o seu conceito e dando dicas e orientações de como aplicá-lo em seu negócio.

Utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como guia para entender melhor sobre o assunto e conseguir utilizá-lo da melhor maneira possível, explorando os pontos fortes de sua empresa e melhorando o que ainda não é tão bom quanto o mercado exige.

Portanto, basta adaptar o conteúdo à realidade do seu negócio e começar desde já a utilizar essa estratégia que é muito eficiente.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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