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Entenda o conceito Mobile First

Jayane Guia de Investimento - 12 de novembro de 2021

Muitas empresas têm buscado o conceito de mobile first para se adequar a novas tecnologias, principalmente por conta do avanço dentro da internet móvel e de novos dispositivos capazes de acessar esse tipo de material. O mundo tem passado por um processo de transformação digital, que gera muito impacto em seus resultados. 

Por conta disso, muitos avanços tecnológicos têm se popularizado e ficado muito mais acessíveis, como o cartão de proximidade rfid, o que gerou um aquecimento no mercado móvel.

Os smartphones são hoje a principal tela do consumidor brasileiro, passando até mesmo a quantidade de minutos que um usuário comum passa assistindo televisão. As mídias tradicionais têm perdido força frente ao impacto de ações pensadas para a internet móvel.

Por conta disso, as empresas estão se adaptando e criando ações mais efetivas para a comunicação com os consumidores e uma estratégia que os atinja com mais engajamento através dos aparelhos celulares.

Os smartphones e tablets são equipamentos muito mais práticos para o dia a dia, proporcionando uma utilização mais ágil, principalmente quando você leva em conta a velocidade da internet móvel atualmente.

Muitos profissionais também têm mudado seus paradigmas de trabalho, principalmente pessoas que estão constantemente em trânsito ou viajando para exercer suas funções em uma empresa de destinação de resíduos sólidos. 

Depender de computadores e mesmo de notebooks pode ser um problema. Por outro lado, com um smartphone de qualidade você consegue:
  • Ler documentos;
  • Transferir arquivos diversos;
  • Atualizar suas redes sociais;
  • Utilizar e-mail.
Todos estes recursos acabaram se tornando uma parte fundamental de qualquer negociação, o que ajuda a criar um ambiente adequado conhecido como mobile first. Este conceito estabelece que os dispositivos móveis serão prioridade em seu projeto.

Assim, quando você estiver criando a arquitetura de seu site, por exemplo, a funcionalidade é planejada pensando nos dispositivos móveis, criando-se uma adaptação para plataformas diferentes.

Dessa maneira, o serviço funcionará da forma que você deseja em smartphones e tablets, reduzindo consideravelmente as chances de erro nesse tipo de recurso para trabalhar com um serviço de administração de condomínios.

Normalmente, mesmo que os sites sejam adaptados, eles ainda podem apresentar problemas se forem desenvolvidos primeiramente para desktop, o que pode diminuir suas chances de negociação e de vendas.

Esse tipo de conceito não diz respeito apenas a sua estrutura como um todo, mas também ajuda no ranqueamento junto a motores de busca, o que é uma estratégia muito importante para você conseguir resultados de vendas.

Quando um usuário tem algum problema, é muito comum que ele digite uma série de palavras-chave relacionadas a sua necessidade dentro de uma plataforma de pesquisa, para tentar identificar melhor esse problema.

Os algoritmos da plataforma então fazem uma varredura por todo o banco de dados do motor de busca, criando uma lista com links para sites relacionados ao conteúdo de síndico profissional que está sendo procurado pelo consumidor, por exemplo.

A plataforma oferece ao cliente então uma lista de resultados por ordem de relevância, no qual muitas vezes o consumidor encontra o que precisa ainda nos primeiros links, tornando muito importante que sua companhia esteja entre eles.

Essas plataformas de pesquisa são inteligentes, e já faz algum tempo que consideram a responsividade e a capacidade de utilização em dispositivos móveis como um importante fator para este ranqueamento.

Isso porque na maior parte do tempo, os clientes fazem compras e resolvem negociações utilizando estes dispositivos atualmente, o que torna fundamental para qualquer empresa oferecer um atendimento de qualidade.

Vantagens do mobile first

Conhecer as principais vantagens do conceito de mobile first é fundamental para que você entenda a necessidade de migrar para esse tipo de ação e possibilitar um atendimento mais qualificado de impressoras fiscais para consumidores que utilizam o smartphone.

Entretanto, é importante ter em mente que cada companhia é única, e que nem sempre os mesmos resultados serão alcançados, independente de ambas as empresas estarem no mesmo nicho de atuação.

Portanto, é preciso adaptar o conceito a sua realidade para trabalhar com estes benefícios de forma efetiva, garantindo uma estrutura de qualidade em seu atendimento como um todo.

Melhores resultados em buscas

Conforme explicado anteriormente, o conceito mobile first é uma importante maneira de se destacar junto a mecanismos de busca, o que ajuda na indexação de suas páginas e permite que você alcance um posicionamento melhor no mercado.

Os sites que não possuem esse formato podem acabar ficando passados para trás, ainda que tenham um conteúdo interessante e de qualidade, uma vez que não é possível alcançar as pessoas certas para conseguir esse tipo de ação.

Experiência do usuário

O mercado atual lida diretamente com a experiência do usuário. Não há mais espaço para o cliente reativo, que aceita conteúdo raso e sem personalidade para eventualmente consumir algo que chegou até ele.

O perfil do consumidor atual é pró-ativo e exigente, demandando uma atenção especial no que você está estruturado e garantindo um resultado muito mais satisfatório para esse tipo de ação.

Com o conceito de mobile first, há uma preocupação principalmente na forma como o site se apresenta, com informações mais fáceis de encontrar e um conteúdo mais direto, o que nem sempre acontece em sites adaptados.

A otimização de espaço é um ponto fundamental, uma vez que você lida com uma tela consideravelmente menor do que o normal.

Por isso, saber posicionar corretamente cada etapa de seu site e criar uma hierarquia para estas informações é muito importante, seja para divulgar um despacho aduaneiro fracionado ou produtos de beleza

Opte por um conteúdo minimalista em alguns aspectos, gerando páginas mais limpas e organizadas que garantem uma estrutura de visualização muito mais adequada, objetivamente tornando a experiência do consumidor muito mais satisfatória.

Velocidade do site

Atualmente, a velocidade é um dos tópicos mais importantes quando o assunto é tecnologia. Alguns milissegundos são o suficiente para fazerem um consumidor desistir de entrar em uma página e escolher outro link para testar.

Geralmente, os sites que adaptam o conteúdo do desktop para o mobile demoram um pouco mais para carregar, uma vez que a ferramenta está adaptando o conteúdo ao dispositivo que está tentando acessar.

Entretanto, esse tipo de recurso pode ser otimizado consideravelmente com o conceito de mobile first.

Uma vez que a tecnologia móvel muitas vezes depende de um tipo específico de conexão, os sites preparados para esse tipo de acesso já são otimizados para isso em empresas de consultoria ambiental.

Dessa forma, você tem uma página cujo carregamento é muito mais rápido, possibilitando um engajamento maior para trabalhar com esse tipo de recurso. Além disso, a maioria dos sites mobile faz um carregamento gradativo.

Isso significa que os recursos necessários para o carregamento da página vão acontecendo conforme você procura as informações, garantindo assim uma velocidade muito maior para o site.

Até mesmo imagens e outros recursos multimídia são utilizados assim, permitindo que você tenha uma estrutura adequada de carregamento e consiga engajar-se de maneira mais funcional.

Priorizando o conteúdo mobile first

Priorizar conteúdo mobile first não significa só procurar ferramentas de trabalho que se encaixem no perfil necessário para seu trabalho, mas também otimizar seus resultados através da construção de conteúdo adaptado para as redes.

Quando você escreve conteúdo, por exemplo, o ideal é focar-se na navegabilidade dos dispositivos móveis, com parágrafos mais curtos e um texto objetivo, que seja de fácil compreensão.

Além disso, o SEO mobile deve ser uma preocupação para a utilização desse tipo de recurso, garantindo resultados mais aproximados de suas métricas e tornando-se mais efetivo nas ações de engajamento com o público em geral.

As redes sociais são outro ponto muito importante para que você consiga uma comunicação adequada com o público. É importante que você esteja presente nas redes, uma vez que elas fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Além disso, a construção de conteúdo é em grande parte focada no material mobile. Por isso, tenha em mente o tipo de conteúdo que você precisa dedicar para acolher o público.

O que é parecido com a ação de um consultório que contrata os serviços de manutenção de máquinas de café expresso para oferecer o melhor atendimento para os seus pacientes.

Para resultados mais efetivos, é importante que você saiba trabalhar com imagens em detrimento de textos para conquistar uma estrutura mais firme de ação.

Considerações finais

O conceito Mobile First é muito importante para conseguir um engajamento maior em suas ações estratégicas, conquistando um espaço muito mais positivo no seu nicho de atuação e em como explorar esse tipo de recurso.

Por conta disso, é fundamental trabalhar com efetividade na internet, ampliando suas oportunidades de negócios e conquistar uma estrutura de qualidade para suas ações, otimizando suas possibilidades.

Quanto mais você se programa para o trabalho mobile, maiores são as chances de conversão em vendas, tornando sua empresa uma referência no mercado e uma liderança em seu nicho de atuação.

Tags | dicas, marketing, mobile
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