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Aumente suas vendas com automação do Whatsapp

Jayane Guia de Investimento - 17 de novembro de 2021

Aplicativos de mensagens como o WhatsApp não são apenas os canais preferidos de comunicação entre os clientes, mas, devido às suas capacidades de automação inteligentes e amigáveis ​​aos negócios, estão ajudando as empresas em muitos sentidos. O WhatsApp é o gigante das plataformas de mensagens com 1,6 bilhão de usuários e mais de 60 bilhões de mensagens por dia. Com uma base de usuários tão grande, uma plataforma de negócios WhatsApp parecia o próximo passo para o e-commerce, e era.

As empresas passaram a reconhecer a importância do atendimento ao cliente e o que ele significa para o sucesso de uma marca. O advento da inteligência artificial facilitou os procedimentos de atendimento ao cliente com o uso de chatbots. 

Agora, as organizações podem lidar com outras coisas, enquanto o software atende às mensagens e direciona os clientes. Como empresa, a experiência do cliente é muito importante para as vendas e a fidelidade do cliente. 

 

A busca por brindes empresariais personalizados no WhatsApp, por exemplo, pode resultar em vendas se você adota a automação do chat. Dessa forma, a qualquer momento que o cliente entrar em contato, será imediatamente atendido.

 

O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita que foi pensada para que pequenos negócios e empreendedores tenham um canal direto com seus clientes. 

 

Também possui um catálogo de seus produtos ou serviços, e permite automatizar mensagens, para poder responder rapidamente às perguntas mais frequentes que surjam durante a conversa.

 

Sendo assim, confira no artigo de hoje dicas incríveis para usar a automação do Whatsapp a favor do seu e-commerce e quais seus benefícios. Confira.
  1. Aprovação da conta

Para saber se você pode usar a API (aplicação) oficial para se conectar ao WhatsApp, é preciso preencher um formulário com informações sobre a empresa, como nome e endereço da empresa, e-mail de cobrança e informações de contato, etc.

Lembre-se de que você precisará cumprir as Políticas Comerciais do WhatsApp para que sua conta seja aprovada. Além disso, é importante que você use a conta apenas para fornecer suporte ao cliente. O WhatsApp não permite usos promocionais.

Por exemplo, se você faz uma plotagem de caminhão deve registrar sua conta de modo a obedecer a política do aplicativo. Sendo assim, você precisará completar caixas com informações sobre o trabalho prestado e o seu endereço.

 

Outras variáveis são a escalabilidade da empresa e a disponibilidade do cliente. O WhatsApp também considera se a empresa já implementa totalmente SMS, e-mail e outros canais de Marketing e se tem um histórico de investimentos com anúncios no Facebook. 
  1. Ativação de PIN

Se sua marca for aprovada, o provedor enviará ao proprietário do bot as informações para continuar. Um representante entrará em contato com o cliente e, em uma breve reunião, eles trocarão o código PIN.

Para esta etapa, seu telefone deve estar habilitado para receber SMS e chamadas internacionais. Se você usar um IVR (Resposta de Voz Interativa), desative-o durante este processo. 
  1. Automatize um fluxo de mensagens inteiro 

Com a API do WhatsApp, você pode configurar um fluxo de mensagens personalizado que abrange a duração de uma conversa típica e abrange diferentes estágios de conversa. 

 

Adequado para tarefas repetitivas e perguntas frequentes, com o fluxo de mensagens customizado você pode reduzir o tempo de resposta e pode responder às perguntas mais comuns de forma humana.

 

Por exemplo: se você vende impressoras fiscais, uma pergunta frequente pode ser se o rolo de papel específico para impressão vem junto após a compra. 

Assim, você pode programar seu chatbot (robô automatizado) do Whatsapp para responder prontamente a essa questão.
  1. Automatize o processo de vendas com os bots 

Com os bots do WhatsApp, o fluxo completo de vendas pode ser automatizado e livre de intervenção humana. 

 

O bot pode ser configurado para perguntar sobre a intenção do cliente, exibir o catálogo de produtos, oferecer assistência na seleção do produto certo e até mesmo permitir o check-out instantâneo. 

 

Com um bot do WhatsApp instalado, você terá um vendedor disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender seus clientes. 

 

Imagine que você produz um tipo de fachada com acm recortado e possui padrões de tamanho e letras pré-disponíveis. Se o cliente consultar seu serviço, o chatbot pode apresentar esses padrões como opções de escolha contribuindo ao atendimento. 
  1. Automatize a notificação proativa 

Usando a API do WhatsApp, você pode até mesmo enviar mensagens proativas aos seus clientes, configurando modelos de mensagens proativas. Este recurso funciona depois que seus clientes optam por receber essa comunicação de você. 

 

Uma vez recebido, use este recurso para compartilhar automaticamente atualizações relacionadas a um pedido, solicitação de serviço, agendamento ou pagamentos. Isso reduz a necessidade de um cliente fazer perguntas de acompanhamento.

 

Você deve observar que todo modelo de mensagem deve ser aprovado primeiro pelo WhatsApp. Além disso, um modelo de mensagem suporta apenas texto, imagem e PDFs.

 

Sendo assim, você pode pensar em acoplar um software de ged que automatize o envio e recebimento de documentos, bem como a extração de informações. Assim, a burocracia também pode ser resolvida por meio da inteligência artificial. 
  1. Automatize a deflexão de chamada de IVR 

Esta é uma automação exclusiva da API do WhatsApp. Use esse recurso para direcionar chamadas para o WhatsApp e diminuir a carga dos agentes. 

 

Você pode atribuir um número em seu sistema IVR (Interactive Voice Response) que pode ser configurado para perguntar ao usuário se ele prefere continuar a conversa no WhatsApp.

 

Se o usuário aceitar, ele será levado automaticamente ao WhatsApp para continuar a conversa, seja com um agente ou um bot. Esse recurso comprovadamente reduz o tempo de espera dos clientes que buscam uma resolução rápida. 

 

Além disso, com o tempo, a empresa obtém o benefício da redução do custo operacional. 
  1. Mensagem de saudação automatizada 

Usando o recurso de mensagem de saudação automatizada, você pode acionar uma resposta à mensagem do seu cliente assim que a consulta chegar. Isso não apenas torna a primeira interação rápida, mas também permite que os clientes saibam que foram ouvidos. 

 

Você pode definir uma mensagem na seção de ferramentas de negócios no aplicativo WhatsApp Business.

 

Supondo que seu produto seja uma sacola ecologica em algodao e seu cliente entra em contato no final de semana, período em que você não trabalha. A mensagem de saudação pode evitar que o cliente tenha a sensação de abandono e que se sinta bem-vindo.
  1. Mensagem automática de ausência 

Mensagens automatizadas de ausência podem ser configuradas para serem acionadas quando alguém entrar em contato após o expediente. Este recurso permite que seus clientes saibam que sua consulta foi recebida e quando eles podem esperar uma resposta. 

 

Dessa forma, eles não vão embora sentindo-se desacompanhados e infelizes. Por exemplo, se você vende mochila saco personalizada e o seu cliente deseja consultar valores, a automação de mensagem de ausência garante que seu cliente não desista de você. 
  1. Respostas rápidas para às perguntas frequentes 

O recurso de respostas rápidas permite salvar e reutilizar mensagens que você usa com frequência. Você pode atribuir uma ‘tag’ única às mensagens e acessá-las digitando “/” seguido por uma palavra-chave. 

 

Ao enviar mensagens salvas, você não apenas responde a uma consulta rapidamente, mas também economiza o tempo e a energia do seu agente de suporte.

 

Suponha que você tem uma fábrica de letras caixa e uma pergunta frequente dos seus clientes é sobre as fontes disponíveis. Sabendo disso, você pode automatizar uma resposta direcionando o cliente ao catálogo de fontes. 

Benefícios da automação do Whatsapp 

Ao automatizar o seu chatbot do WhatsApp, você cria benefícios para a sua empresa e para o seu cliente:
  • Aumento de conversões;
  • Engajamento do cliente;
  • Otimização do atendimento;
  • Maior retenção e fidelização do cliente.
Como esses bots do WhatsApp atendem a questões fixas com respostas fixas, eles eliminam o fardo de suas tarefas diárias. 

Isso libera tempo para você lidar com os aspectos mais importantes do seu negócio e para que os agentes de atendimento ao cliente se dediquem melhor a outras consultas mais urgentes dos clientes.

Para seus clientes, os chatbots do WhatsApp ajudam a facilitar respostas rápidas, fornecendo-lhes as informações de que precisam em questão de segundos. 

Isso pode ser ainda mais rápido do que se um agente de atendimento ao cliente localizar um modelo de resposta, copiasse e colasse no chat.

Tendo em vista esses múltiplos benefícios, pense em adotar a automação para o chat do Whatsapp de sua empresa por meio dessas dicas. Assim, você verá suas vendas e retenção de clientes aumentarem significativamente.

Tags | automação, dicas, negócios, whatsapp
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