Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Google Ads x Face Ads: qual é o melhor para anunciar?

Jayane Guia de Investimento - 13 de dezembro de 2021

Google Ads x Face Ads: qual é o melhor para anunciar? Google Ads x Face Ads: qual é o melhor para anunciar?
O Google e o Facebook são os maiores nomes no espaço de publicidade digital. Com suas respectivas ferramentas Google Ads e Facebook Ads, essas plataformas tem sido muito buscadas para os anúncios pagos. Ambas as plataformas têm bilhões de usuários e enormes conjuntos de dados que ajudam as empresas a exibir seus anúncios aos clientes ideais.

Embora os tamanhos de público e os recursos de segmentação do Facebook e do Google Ads sejam excelentes, pode ser muito difícil escolher entre as duas plataformas quando você só tem orçamento para anunciar em uma. 

Simplesmente não há uma resposta rápida e simples para essa pergunta. Portanto, confira hoje as dicas que trouxemos sobre qual plataforma escolher conforme suas necessidades.

O que é o Facebook Ads?

Essencialmente, a publicidade no Facebook envolve a criação e veiculação de campanhas publicitárias usando a ferramenta Facebook Ads Manager para atingir seu público-alvo com base em sua localização, dados de perfil e dados demográficos. 

Além disso, você também pode escolher onde deseja exibir seus anúncios: Facebook, Instagram ou Messenger, bem como o tipo de dispositivo de destino (celular ou computador). 

O que é o Google Ads?

Chamado originalmente de Google Adwords até 2018, o Google Ads é uma plataforma de publicidade paga que funciona em um sistema de leilão. Este sistema de leilão ocorre sempre que um usuário realiza uma pesquisa por palavra-chave.

Ao criar um anúncio, a fim de “vencer” os leilões do Google Ads e ver seu anúncio aparecer para as palavras-chave que você escolheu, você precisa otimizar seu índice de qualidade e o valor do lance. 

Anúncios do Google e do Facebook: o que é melhor para sua empresa?

Essa pergunta não tem uma resposta exata, mas algumas recomendações conforme aspectos do seu negócio, como:
  • Intenção do comprador;
  • Custo;
  • Segmentação;
  • Tamanho do público;
  • Engajamento;
  • Canais de anúncios exclusivos.
Com base nesses aspectos e outros, confira dicas de como escolher o serviço mais adequado às suas necessidades.
  1. Intenção do comprador

Ao decidir se deseja veicular anúncios no Google Ads ou no Facebook, você deve considerar qual parte do funil de marketing você está alvejando.

Anúncios do Facebook são melhores para o conhecimento da marca

Os anúncios do Facebook são melhores para o reconhecimento da marca por causa dos dados detalhados que o Facebook coleta sobre seus usuários.

Você pode fazer sua mensagem chegar a um público amplo de pessoas que geralmente estão interessadas no que você está promovendo, como, por exemplo, na venda de balão metalizado azul da sua loja.

Os anúncios do Google são melhores para a intenção de compra

Quando se trata do final do funil, dê preferência ao Google Ads pois atrai tráfego de usuários que estão pesquisando ativamente com a intenção de fazer uma compra.

Os usuários do Google têm um alto nível de intenção, então você pode chegar à frente de pessoas que estão procurando ativamente por seu produto ou serviço e estão prontas para dar o próximo passo na jornada de compra de sua chapa expandida, por exemplo.
  1. Segmentação de público

A publicidade eficaz exige que os clientes potenciais certos sejam direcionados. E embora você possa segmentar clientes em potencial com base em onde eles estão em seu funil de marketing, existem outros fatores que você também pode usar.

O Facebook oferece opções de segmentação muito mais granulares

Essa ferramenta tem uma grande quantidade de dados e detém informações valiosas sobre seus usuários: eventos de vida, interesses, comportamentos e muito mais. Assim, vender filamento pla se torna um processo mais fácil, devido às informações.

Todas essas coisas ajudam o Facebook a construir um perfil demográfico muito detalhado dos usuários, e as empresas que entendem seu mercado-alvo podem tirar proveito desses perfis.

O Google Ads é melhor se você não tiver certeza de quem é seu público

O Google Ads segmenta principalmente as palavras-chave que as pessoas digitam no mecanismo de pesquisa do Google, então você não precisa saber exatamente quem é o seu público para exibir seus anúncios a clientes em potencial interessados.
  1. Custo

Obviamente, o custo é uma das coisas mais importantes a se considerar ao decidir entre os anúncios do Facebook e o Google Ads. Quanto você está pagando cada vez que alguém vê seu anúncio ou clica nele? Quanto você está pagando para adquirir cada novo cliente?

A plataforma que você escolher pode ter um impacto significativo nos custos de aquisição de clientes para o seu serviço de orçamento de obras, por exemplo.

O Facebook tende a ser mais econômico

Quando se trata de preço, o Facebook é o vencedor. O Google Ads está ficando tão caro que quase não vale a pena hoje em dia e você pode alcançar muito mais pessoas com menos dinheiro no Facebook.

Os anúncios do Google são melhores para gerar conversões

Contudo, quando se trata de gerar conversões, o Google Ads sai na frente pois há mais intenção de compra, então você pode simplesmente converter mais desses visitantes.

As empresas com orçamentos de publicidade menores costumam ter mais sucesso no Google Ads, pois uma intenção mais alta geralmente resulta em taxas de conversão mais altas. Vender seus produtos contra incendio pode ser ótimo nessa plataforma.
  1. Tamanho do público

Neste sentido, tanto o Facebook quanto o Google têm grande audiência. No entanto, a popularidade do Facebook com o público mais jovem está caindo.

Isso significa que algumas empresas e marcas podem descobrir que o Facebook não oferece o público que procuram na mesma medida que o ecossistema de publicidade multiplataforma do Google. O YouTube e o restante do vasto sistema de anúncios multiplataforma do Google podem oferecer melhor alcance quando você deseja entrar em contato com clientes mais jovens para vender controle de acesso de veículos por tag ou outro tipo de produto.
  1. Engajamento do público

Ao exibir anúncios, você deseja ter certeza de que está exibindo-os em locais onde o público está engajado. O Facebook é o que sai na frente, embora apenas por uma pequena margem.

Por isso, quando se trata de envolver seu público, qualquer uma das plataformas é provavelmente uma aposta segura. Sendo assim, para sua empresa de empilhadeira, por exemplo, você pode adotar as duas simultaneamente, a depender do orçamento.
  1. Canais de anúncios exclusivos

O Google Ads, em geral, gera anúncios baseados em texto que aparecem na Pesquisa do Google e nos resultados do Google Maps.

Os anúncios do Facebook podem incluir mídia como imagens e vídeos e geralmente aparecem nas linhas do tempo e nas barras laterais dos usuários (na área de trabalho).

Contudo, o valor real em ambas as plataformas vem de alguns dos canais de anúncio mais exclusivos, personalizando o atendimento ao seu cliente que deseja comprar PABX impacta 68i, por exemplo.

Anúncios no Messenger do Facebook têm taxas de abertura mais altas

O Messenger do Facebook, que é um canal exclusivo, ajuda as empresas a obterem uma taxa de abertura mais alta que a do Google, devido à interação gerada.

Os anúncios do Shopping do Google geram mais compras

Quando se trata de fazer compras, nada supera o Google. Os anúncios da rede de pesquisa representam boa parte das receitas das empresas, enquanto os anúncios do shopping trazem ainda mais novos clientes.

Os resultados do Google Shopping podem ser uma grande vantagem para empresas que desejam vender produtos aos usuários. Tudo depende de onde está o seu mercado e do que ele está procurando.

Resumindo

Como vimos, muitos são os aspectos de comparação para escolha das duas plataformas, contudo, confira um resumo para orientar suas escolhas.

Os anúncios do Facebook são melhores para produtos sociais e de baixo custo

O fato de as pessoas acessarem o Facebook por motivos sociais também pode influenciar a forma como elas reagem aos seus anúncios, pois redes sociais e gerenciamento de projetos envolvem o compartilhamento de ideias. 

As equipes de gerenciamento colaboram e trabalham juntas em projetos, o que significa que o trabalho é compartilhado. Da mesma forma, você também compartilha ideias no Facebook e isso pode ajudar empresas a entender melhor o que você pensa.

Os anúncios do Google são melhores para produtos de alto custo e redirecionamento

O Google Ads, por outro lado, funciona melhor para compras de maior valor. Você pode escolher o melhor momento para ficar visível. O custo inicial é mais caro, mas a taxa de conversão é muito melhor para produtos de alto valor.

Além disso, o Google tem um potencial de retargeting muito mais amplo do que o Facebook. O retargeting é um tipo de oferecimento de anúncios para um público que já demonstrou interesse em seus produtos anteriormente.

Enfim, qual você deve escolher? Observe seu público e seu orçamento com atenção e, em seguida, teste as duas plataformas para ver qual funciona para você.

Tags | dicas, face ads, ferramentas, google ads
 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Leia Também

Sem categoria

Aumente suas vendas com automação do Whatsapp

17 de novembro de 2021
Sem categoria

Marketing de influência: O que é e como aplicar em sua empresa

28 de janeiro de 2022
Sem categoria

Dicas para aplicar o marketing empresarial em sua empresa

6 de outubro de 2021
Sem categoria

Principais tendências do Marketing Digital para 2022

19 de novembro de 2021

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O que é o Google Imagens?
Próximo Artigo Estratégias de marketing para seu negócio

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac