Muitos acreditam que o marketing é a alma do negócio. Diversas estratégias e práticas de mercado são utilizadas constantemente em busca de chamar a atenção de novos leads e clientes, aumentando a chance de fidelizá-los e expandir a empresa.
Por isso, o texto de hoje irá abordar as estratégias de marketing que mais podem ser vitais para o funcionamento do seu negócio, mostrando quais são as mais usadas e quais que podem ser melhores aplicadas em comércios físicos e digitais.
Qualquer empresa que tenha como objetivo crescer e se expandir precisa estar atenta a forma como realiza o seu marketing, independente se o seu foco de vendas e comércio seja conexões inox ou produtos caseiros.
Com a chegada da internet e o avanço da tecnologia, pode-se dizer que as coisas mudaram, até mesmo as estratégias que antes tinham muito sucesso, precisaram ser adaptadas, verificando o que ainda era possível se manter e o que teria de ser completamente alterado.
Juntas, elas trouxeram diversas facilidades ao redor do mundo e até mesmo pequenas ações e demandas, como o simples pagamento de um boleto, atualmente, pode ser feita em menos de 3 minutos via aplicativo bancário de um smartphone.
Sendo assim, é extremamente simples que práticas que envolvam desde cobertura de vidro temperado até serviços tecnológicos tenham que mudar para atingir a um novo público que busca por coisas diferentes do que as pessoas de alguns anos atrás.
Com um público buscando mais facilidades, mais tecnologia, mais velocidade e trocando de opinião e vontades muito rápido, as empresas tiveram de se adequar a toda essa mudança muito rápida, tentando entender os gatilhos que geram atenção, voltando seus investimentos para essa frente.
Mas essas estratégias se aplicam a quaisquer tipos de produtos? Mesmo uma empresa que oferece cursos de como virar comissário de voo?
Esse tipo de prática funciona com qualquer tipo de público? Quais são as mais utilizadas no mercado?
A resposta dessa e de muitas outras perguntas pode ser encontrada nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido, buscando explorar ao máximo as possibilidades que o mercado oferece..
O impacto do marketing
Quanto melhor uma empresa se planejar, maior é a chance de que seu negócio se expanda e maior será seu número de vendas, gestão de negócios e autoridade no mercado, conseguindo ser muito mais eficiente nas suas demandas e vendas, sejam elas de produtos caseiros ou manta para telhado. Entretanto, com uma vasta quantidade de estratégias e práticas de mercado envolvendo o marketing, é normal que algumas se destaquem mais do que outras e consigam ser mais impactantes, principalmente dependendo do ramo de negócio de cada empresa. Algumas como o próprio marketing de conteúdo, funciona melhor com empresas digitais, os famosos e-commerces, enquanto o marketing de nicho pode ser aplicado em ambos. Tudo depende como a empresa adaptar o marketing a sua necessidade, podendo afetar até mesmo um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Fora tudo que já foi mencionado até esse momento, também é possível destacar diversos benefícios, como por exemplo:- Maior alcance e autoridade no segmento de mercado;
- Maior número de vendas;
- Maior lucro e rendimento;
- Maior engajamento;
- Expansão do negócio mais rápida e sólida.
-
Marketing digital
-
Marketing de conteúdo
-
Marketing Tradicional
-
Marketing de e-mail
-
Marketing de nicho