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Marketing digital: benefícios para o seu negócio

Jayane Guia de Investimento - 21 de fevereiro de 2022

O marketing digital é extremamente necessário para que os negócios nos dias de hoje sejam funcionais e que realmente consigam atrair um maior número de leads e, futuramente, convertê-los em clientes, gerando lucros para o negócio. Principalmente com o e-commerce tão forte nos dias de hoje, se tornou muito necessário saber utilizar as estratégias e práticas de marketing, caso contrário sua empresa será apenas mais uma no meio de muitas, não atingindo o seu objetivo. Uma empresa de topografia oferece um serviço muito específico e, caso não utilize o marketing digital, a mesma nunca será conhecida no mercado e isso impede não só que ela cresça, mas que outras empresas também adentrem os segmentos, dificultando em trazer novidades para os leads e clientes. Com isso em mente, o texto de hoje tem como objetivo explicar o que é o marketing digital e o seu conceito, qual o impacto que pode causar nos diferentes tipos de negócio, além de seus grandes benefícios e vantagens quando aplicado de maneira correta. Desde uma grande rede de fast foods até uma empresa de administração de condomínios, todas em algum nível precisam investir em marketing digital porque, diferente de antigamente, estamos na era da tecnologia e da internet onde as pessoas estão conectadas em tempo integral. Os tempos mudaram e, assim como as empresas evoluíram para conseguir lucrar mais e oferecer melhores produtos e serviços para os clientes, as prioridades das pessoas e a forma como se informam também mudou, precisando de um esforço maior por parte das organizações. A pessoa quer se mudar e começa a pesquisar sobre empresa de mudanças. Ela não pega o primeiro papel que encontra e já liga, muito pelo contrário. Ela busca referências na internet, informações sobre, confiabilidade, compromisso e profissionalismo. Ou seja, diferente de antigamente, as pessoas pesquisam bastante sobre a marca antes de adquirirem o produto ou serviço, e isso é extremamente impactante, afinal, mostra que a organização precisa de um bom trabalho com marketing digital para se vender. Os tópicos a seguir abordará um pouco melhor esse conceito, explorando os impactos que podem ser causados assim como benefícios e vantagens do meio, sendo de grande ajuda para seus serviços de bolsa para EPI, por exemplo. Sem mais delongas, confira.  

O impacto do marketing digital

  O marketing digital pode se apresentar de diversas maneiras para o consumidor, desde as que utilizam textos e blogs, assim como em formas de vídeos e diferentes estilos de gerar conteúdo online. A maneira com que cada empresa lida com isso é extremamente pessoal, por causa das estratégias de negócio. Apenas de estar conectados a internet, os usuários já estão sujeitos a receber propagandas de marketing nos mais diferentes lugares. As próprias redes sociais são muito eficientes e são ótimas ferramentas de marketing, podendo ajudar até em serviços de catraca de acesso. De acordo com estudos, as pessoas passam cerca de 3h 40 min nas redes sociais diariamente, com esse tempo espalhado ao longo do dia. E por existirem os mais diferentes tipos de perfis, é um centro de possibilidades para as empresas. Sem mencionar que elas influenciam e muito o poder de decisão dos leads, com diversas postagens e engajamento de outras pessoas interessadas, seja no conteúdo criado ou nos produtos e os detalhes sobre eles sempre comentados. Um serviço de avaliação de imóveis pode não fazer tanto sucesso com aqueles que ainda não possuem tanto dinheiro para investir, mas ao investir na criação de conteúdo, mais leads podem se interessar pelo assunto e começar a fazer investimentos menores, ajudando a empresa. Em outras palavras, tanto o poder das redes sociais quanto as diferentes maneiras que ela aplica suas ideias, impactam o mercado e a organização de alguma maneira. ALguns dos tipos de marketing digital que valem a pena o investimento é:
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Marketing de influência;
  • Marketing de Redes Sociais;
  • Marketing de Performance;
Com isso em mente, os tópicos abaixo mostram como uma empresa de portaria, por exemplo, ou qualquer outra que invista no marketing digital, pode usufruir de benefícios e vantagens que ajudem em sua manutenção e no seu crescimento. Confira então cinco deles que podem fazer a diferença para o seu negócio.  

01 – Melhora o alcance da marca

Não existe segredo, as empresas entram na internet para serem reconhecidas e lembradas, assim como utilizam suas estratégias de negócios para que constantemente as pessoas lembrem de seus produtos e serviços e, em algum momento, o adquiram. Realizar o marketing digital faz com que a sua empresa seja conhecida dentro do mercado, além de aumentar o seu alcance através tanto de seu marketing quanto do famoso boca a boca das pessoas. Em outras palavras, se alguém gosta do seu trabalho de desenvolvimento de software, em algum momento irá indicar a um conhecido. No fim, a matemática é básica. Se mais pessoas conhecerem o seu negócio, maior é o número de leads e maior é a chance de convertê-los em clientes.  

02 – A marca se torna referência

Quando o marketing digital é alinhado com as estratégias de negócio e a qualidade dos produtos ou serviços prestados, a possibilidade de crescimento da marca aumenta muito e as pessoas começam a reconhecê-la como referência e autoridade no segmento. E isso é muito bom, porque qualquer outro produto da concorrência será avaliado se é tão bom quanto o seu, fazendo com que aumente o engajamento e que os leads, clientes e investidores acreditem e confiem na sua organização.  

03 – Maior precisão nas análises

Se tem uma coisa que o marketing digital ajuda e muito, principalmente por estar conectado a internet e conseguir coletar informações de maneira rápida, é na maior precisão de dados, aumentando a qualidade das análises do seu negócio. Isso auxilia e muito na tomada de decisões da empresa, orientando em se deve continuar da mesma forma ou mudar de planejamento, tentar dar uma abordagem diferente. Tudo isso graças aos diversos softwares e ferramentas de insights e coleta de dados que existem nos dias atuais. É possível através de campanhas de marketing e em links específicos em e-mail marketing, por exemplo, saber exatamente o número de pessoas interessadas no produto ou serviço, assim como também é possível saber quantas foram até o final e quantas desistiram. As possibilidades são várias e cabe a sua empresa explorá-las da melhor maneira que conseguir.  

04 – Maior engajamento dos leads e clientes

O marketing digital é muito bom em melhorar o relacionamento com os clientes, principalmente através das redes sociais e de vídeos. Isso porque a internet aproxima muito as pessoas e, quando se sabe quem é o seu público-alvo, muito provavelmente assuntos em comuns já existem. Quando pensamos na criação de conteúdo, principalmente vídeos no Youtube, por exemplo, é possível trazer pessoas ligadas a área e assuntos que abordem o tema da empresa e ainda sejam o que os clientes querem ver. É possível saber isso através de enquetes e com o próprio relacionamento, respondendo comentários, curtindo respostas e pedindo ativamente a opinião deles, mostrando que se importa e que quer eles no desenvolvimento do negócio. Isso gera engajamento e faz com que os mesmos se doem um pouco mais para a sua empresa, aumentando também o elo entre consumidor e marca.  

05 – Maiores resultados a longo prazo

Sim, o marketing digital é muito bom e ajuda uma empresa nos mais diferentes aspectos, porém, uma verdade é que ele demora para emplacar, embora os seus resultados sejam muito mais concretos e efetivos do que outras práticas. Os resultados a longo prazo trazem uma maior consolidação e força da empresa no mercado, faz com que ela se mostre ao longo do tempo na internet e as pessoas tenham esse período para avaliá-la e poder dizer que ela realmente é boa, ganhando o espaço que merece. Em outras palavras, ao utilizar o marketing digital, planeje bem as suas campanhas e utilize outros métodos alinhados a ele para chamar mais atenção e conquistar mais clientes. Mas tenha paciência, os benefícios estão aí e sua empresa já os está aproveitando.  

Considerações Finais

Entendemos ao longo desse artigo que o marketing digital é extremamente eficaz e necessário para que a sua empresa seja reconhecida nos dias de hoje. É importante compreender que estar na internet não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Portanto, entenda a essência da sua empresa e as estratégias de negócio que melhor refletem a sua realidade, entenda quais as práticas e métodos do marketing digital que são aplicáveis e mais benéficas para a marca e estude-as ao máximo. Quanto melhor alinhado estiver as necessidades e objetivos da organização, melhor será o resultado, mais lucrativo será para a empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags | dicas, marketing digital, negócios
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