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O que é um crm e como utilizar corretamente

Jayane Guia de Investimento - 2 de fevereiro de 2022

Muitos negócios têm investido cada vez mais em maneiras tecnológicas para conseguir manter o negócio atrativo e funcional, e o CRM é um ótimo exemplo que auxilia e muito a empresa a conseguir informações vitais para tomar decisões importantes. Saber lidar com os clientes, integrar as informações coletadas dele ao longo das negociações, entender o seu perfil e moldar estratégias baseadas nisso é um dos maiores desafios que o mundo corporativo atual enfrenta, e o software pode ajudar muito nisso. Tendo tal pensamento em mente, o texto de hoje irá abordar o que é um CRM e como ele pode ser vital para o seu negócio, contextualizando o seu conceito e algumas dicas de como aplicá-los na sua rotina, além dos seus benefícios. Assim como uma empresa terceirizada de limpeza em Sao Paulo precisa saber controlar as informações obtidas e utilizá-las de maneira inteligente, qualquer outro ramo também precisa saber como utilizar o histórico do seu cliente a seu favor. De forma simples e bastante objetiva, as empresas recebem dados diariamente sobre clientes, produtos, históricos de vendas, fornecedores, entre diversos outros temas e categorias. Lidar com tantas informações pode ser bastante difícil. São diversas as ferramentas que possibilitam esse tipo de integração e, assim como uma gestão de condomínio, é preciso saber escolher bem como gerenciar tais informações e utilizá-las da melhor maneira possível. Com esse contexto, se torna muito mais simples de entender porque tantas empresas investem em CRM nos dias de hoje. Ele ajuda na tomada de decisões, no aumento de produtividade dos colaboradores, assim como otimizar e melhorar as estratégias de vendas e de marketing no geral. Em outras palavras, ele permite que se construa um bom relacionamento com o cliente e faça com que o mesmo volte, se sinta diferente, ou seja, ele é fidelizado. Muitas empresas de soluções audiovisuais buscam esse tipo de melhoria e explicaremos melhor porque ela é tão bem vinda. Os tópicos a seguir irão melhor abordar o tema e mostrar alguns benefícios e vantagens da utilização, assim como explorar melhor o conceito e suas aplicações. Sem mais delongas, confira.

O conceito de CRM

A sigla se refere ao termo Customer Relationship Management, que em uma tradução literal seria algo como Gestão de Relacionamento com o Cliente. É focado em registrar todos os contato com o cliente ao longo de um determinado período. Em outras palavras, é como se fosse uma espécie de histórico no qual sua empresa consegue verificar todos os momentos em que o cliente interage com ela, seja para contratar instalação e manutenção de para-raios ou simplesmente para adquirir mais informações sobre um produto ou serviço. Isso permite traçar um perfil do cliente e entender qual o seu estilo, suas preferências, como prefere ser atendido, quais os melhores canais de comunicação. Dessa forma, a empresa consegue oferecer um atendimento e uma experiência de compras muito melhor. Quando aplicado de maneira correta, a organização consegue usufruir de diversos benefícios, como por exemplo>
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Maior probabilidade de fidelização do lead;
  • Maior número de vendas;
  • Clientes e leads mais engajados com o negócio.
  • Maior alcance da marca;
  • Personalização de atendimento;
Em outras palavras, o CRM organiza todas as informações do cliente e a sua vontade de contratar um sistema de gestão de transporte, integra as informações de forma ordenada, oferece soluções e ajuda na tomada de decisões, aumentando a efetividade. Ele se torna muito útil principalmente na era digital em que vivemos onde as pessoas passam tanto tempo buscando consumir conteúdo na internet, e isso inclui as redes sociais também, sendo muito bom quando usado junto do inbound marketing. Conhecido também como marketing de conteúdo, essa estratégia visa atrair clientes para suas páginas, sites, blogs, entre outros, e fazer com que o mesmo se interesse pelo que você cria, agregando valor a ele e fazendo com que continue interessado. Isso aumenta a chance de fidelização e, mesmo quando o assunto for sobre os diversos benefícios de um sistema de gestão de entregas, é possível fazer com que o cliente se interesse pela empresa e venha de livre e espontânea vontade até ela. Claro que esse é apenas um dos exemplos e aplicações possíveis, existem muitas outras. E você poderá conferir nos tópicos a seguir.

01 – Tenha uma equipe especializada

Apesar do CRM ser uma inovação tecnológica que tem muito a oferecer para as empresas, ainda sim é um software em um computador que deve ser operado por um humano. Os dados e informações sobre seus serviços de alimentação não irão aparecer de forma automática sem comandos e análises corretas. Portanto, é necessário treinar sua equipe e ter bons profissionais que não só sejam bons no que fazem como precisam ser bons analistas. Quanto melhor souber lidar mecanicamente com o software e mais engenhosos forem, mais bons resultados serão colhidos. Utilize isso como uma vantagem. Com bons profissionais ao seu lado, é possível tirar excelentes ideias nas reuniões de equipe e melhor compreender como conseguir atingir aqueles clientes difíceis de serem convertidos, mesmo que seja aplicado por uma assessoria contábil em Sao Paulo. Em outras palavras, busque coletar o máximo de informações e utilizá-los da melhor maneira possível.

02 – Trace perfis dos seus clientes

O CRM é um banco de dados de forma unificada, onde todas as informações estão em um único lugar e podem ser utilizadas em prol de diversas ações de marketing e de vendas da empresa, independente do ramo ou objetivo da mesma. Toda empresa, algumas em níveis e intensidades maiores, outras em menores, precisam e querem lucrar de alguma maneira. Portanto, busque criar perfis e personas de seus principais leads, entendendo quem são o alvo e quais que mais interagem com a sua marca.

03 – Otimize o seu processo

Quanto mais informações se tem disponível, maiores são as possibilidades de otimização de um processo, podendo fazer o mesmo com maior exatidão, velocidade e em menor tempo, utilizando inclusive menos recursos. Com informações exatas e utilizando o CRM de maneira para otimizar seus processos produtivos, de vendas ou de marketing, é possível aumentar a produtividade da sua organização e fazer com que a mesma trabalhe menos e de forma mais assertiva, trazendo mais resultados. Com uma produção maior, mais clientes para atrair e mais produtos ou serviços para vender, aumentando o lucro da empresa.

04 – Entenda o porque falhou

Tão importante quanto um acerto é um erro. Entender os motivos e processos do porque conseguiu converter um cliente é muito necessário, mas entender porque sua empresa está fracassando em determinada frente é crucial para a saúde do seu negócio. Para aumentar o número de vendas, sua empresa precisa saber onde está errando e, com a enorme quantidade de informações que o CRM proporciona, isso se torna muito mais fácil de entender, fazendo com que sua marca consiga ter um plano B. O simples fato do software permitir que sua empresa se reinvente e consiga oferecer o mesmo produto com pequenas alterações e de forma diferente para atrair mais clientes e aumentar o número de vendas, faz com que ele seja essencial para qualquer negócio.

05 – Priorize a necessidade do seu cliente

Com tantas informações sobre os clientes, perfis traçados, personas criadas, e as possibilidades que a internet traz através dos canais de comunicação, fica muito mais simples de conseguir agradar os leads e convertê-los em clientes Isso permite que os vendedores consigam tomar as melhores decisões para os melhores momentos e consigam dizer palavras e realizar ações que realmente agreguem valores e mostrem para o mesmo as incríveis vantagens e benefícios de adquirir o produto. Sem mencionar que, quando o vendedor possui informações, e o marketing conseguiu atrair o lead para esse momento, fica muito mais simples de proporcionar um melhor atendimento e, consequentemente, uma melhor experiência para o usuário, que é o foco do CRM.

Considerações Finais

O artigo de hoje abordou o conceito de CRM e como utilizá-lo corretamente, assim como suas vantagens e benefícios únicos, além de cinco dicas essenciais que podem ser a grande diferença entre um negócio de sucesso e um provável fracasso. Utilize as informações disponibilizadas ao longo desse texto como guia e coloque a essência da sua marca nas estratégias que utilizam o CRM, imprimindo a sua própria assinatura nos métodos e cativando cada vez mais clientes. Com a era digital, é preciso se reinventar todos os dias e procurar cada vez novas maneiras de conseguir atrair pessoas. O CRM pode ser a ferramenta que você estava procurando, portanto, estude ainda mais sobre ele e se destaque em seu segmento de mercado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.  

 

Tags | crm, dicas, empresas, negócios
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