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O que é o Flywheel no Inbound Marketing?

Eduardo Larbac - 22 de março de 2022

Flywheel no Inbound Marketing Flywheel no Inbound Marketing
O funil de vendas ainda é praticado por muitas empresas, mas a estratégia proposta pelo marketing flywheel tem mudado os paradigmas sobre como os profissionais da área de marketing e vendas estão trabalhando para melhor atender os clientes. 

Embora o funil de vendas seja um guia útil quando se trata da jornada de compra dos consumidores, de sua compreensão e melhoria do relacionamento, bem como um método eficaz para a geração de leads, os potenciais clientes; de modo geral ele se concentra apenas em fechar uma venda e passar para a próxima. 

No caso do marketing flywheel, a ênfase está em pensar a relação entre a empresa e o cliente na forma de um ciclo. 

Na verdade, a proposta é criar um ciclo interminável no qual os clientes podem continuar interagindo com a empresa, e vice-versa, mesmo após o término de uma transação comercial.

O foco de muitas empresas que trabalham na área de gestão condominial, entre outros segmentos, está no alinhamento de vendas e marketing, e o flywheel se encaixa de maneira apropriada nesse quesito. 

As equipes de empresas do setor B2B (Business To Business) precisam trabalhar em conjunto, e assim colocar os clientes no centro das estratégias de inbound marketing. 

O objetivo final não se trata apenas de uma venda, mas um relacionamento contínuo que resultará em novos leads, vendas e autoridade da marca. 

O conceito de marketing flywheel 

O flywheel é uma atualização do funil de compras tradicional, com o qual as equipes de marketing estão familiarizadas. 

Enquanto o funil é uma linha reta de aquisição à venda, o marketing flywheel, proposto por John Dick, é um processo em formato circular, em que os próprios clientes alimentam a expansão de um negócio, a partir de três fases distintas.
  1. Atrair

A primeira fase está inserida na estratégia de inbound marketing, exatamente como é apresentada no modelo tradicional, garantindo valor genuíno ao público-alvo que busca chaves codificadas para veículos, por exemplo, ou qualquer outro produto.
  1. Engajar

A segunda fase é um relacionamento contínuo por meio do funil de vendas, que inclui o fornecimento de soluções, educação e atendimento personalizado ao cliente, tudo isso durante todo o processo de compra do cliente. 
  1. Encantar

A terceira fase do marketing flywheel trata do cultivo de uma experiência positiva, tendo como foco relacionamentos fortes com o cliente para que, eventualmente, se tornem promotores, ou embaixadores da marca de uma empresa.

Pode ser que tal empresa trabalhe com portas corta fogo para o setor da construção civil, o que ajudará, de uma forma abrangente, a rodar a girar de volta à fase de atração.

Dessa forma, dá para entender como o flywheel está inserindo entre as estratégias aplicadas pelos profissionais que trabalham com inbound marketing, que se baseia em 4 etapas distintas:
  • Atração;
  • Conversão;
  • Venda;
  • Retenção, ou encantamento.
Portanto, é possível observar que tudo está intimamente relacionado, com a diferença que o marketing flywheel é construído para continuar girando por conta própria, ganhando impulso e força, quanto mais tempo funciona de forma eficaz. 

Para melhor compreensão, é preciso detalhar a seguir e entender como cada uma dessas fases do ciclo de marketing flywheel funciona.

A fase da atração

Os melhores elementos de uma fase de atração sólida da estratégia flywheel provavelmente fazem parte de um plano de marketing digital. Essa etapa do flywheel tem tudo a ver com como levar pessoas, os leads, para o topo do funil. 

Nesse ponto, vale lembrar que, no mapeamento da estratégia de inbound marketing, é preciso se certificar que o objetivo principal é a satisfação do cliente. 

As ações são realizadas com o melhor interesse do cliente em mente, proporcionando o direcionamento dos leads para o tráfego certo em uma loja virtual, e-commerce ou marketplace que a empresa esteja inserida. 

Para isso ocorrer de maneira apropriada, é preciso colocar algumas táticas em ação, entre as quais:
  • Marketing de conteúdo;
  • Postagens em blogs;
  • PPC (Pay Per Click);
  • Presença nas redes sociais.
Durante a fase de atração, a empresa está incentivando o cliente em potencial a iniciar a jornada de compra por conta própria. 

Ao fornecer todo tipo de conteúdo útil, e de forma gratuita, os leads podem determinar se estão interessados em saber mais sobre portaria remota e se querem mesmo trabalhar com a empresa em questão. 

Se as técnicas de inbound marketing estiverem focadas nesses públicos específicos em mente, é possível convencer a agir de acordo com os CTAs (Call To Action) e buscar mais informações. 

A fase de engajamento

Depois que um cliente é levado para dentro desse processo, o próximo passo é fornecer a ele ainda mais informações e conteúdo, o que ajudará a convencê-lo de que deseja avançar com o produto ou serviço disponível pela empresa. 

Envolver o cliente nessa fase pode significar muitas coisas, pois tudo vai depender do objetivo final de cada cliente, de forma específica e pessoal, e das necessidades da empresa. 

A implementação da tecnologia pode ser essencial, com a automatização de processos como o envio de e-mail marketing sobre conserto de equipamentos hospitalares e criação de conteúdo para blogs e redes sociais explorando esse tipo de assunto.

O mais importante é manter uma linha de comunicação aberta com as equipes de vendas e serviços para garantir que compreenda as necessidades do cliente, as dúvidas, os anseios e os desejos demonstrados ao longo da jornada de compra. 

Dessa forma, é possível criar um conteúdo inserido no marketing flywheel de maneira especializada e direcionada para o público-alvo. 

As táticas que podem ser implementadas nessa segunda fase podem ser aplicadas das seguintes formas:
  • Avaliação gratuita do produto ou serviço;
  • Campanhas segmentadas de e-mail;
  • Conteúdo fechado via e-books e downloads;
  • Demonstrações e ligações pontuais;
  • Vídeos explicativos e webinars.
Muitas técnicas da fase de engajamento podem ser consideradas como respostas diretas aos problemas que os clientes apresentam para as equipes de atendimento.

As equipes de vendas também poderão empregar toda força operacional, oferecendo aos clientes, caso surjam quaisquer dúvidas sobre os benefícios dos galpões de lona, uma forma de garantir que tudo seja explicado nos mínimos detalhes. 

A fase do encantamento

Aqui está a diferença que o marketing flywheel apresenta em relação ao inbound. 

No passado, as equipes de marketing tradicionais levavam o cliente a um vendedor e faziam a transferência. 

O marketing atrairia, a conversão seria realizada, as vendas envolveriam cliente e empresa, um acordo comercial seria firmado e, fim, o cliente sairia porta afora. 

Contudo, a tática proposta pelo marketing flywheel é considerada de encantamento como um meio termo entre a transação concluída e a próxima rodada de clientes em potencial, com o lead desempenhando papel fundamental nessa transição. 

Sendo bem-sucedido nesse ciclo, até este ponto, consegue-se ajudar o cliente a chegar a solução criada para as necessidades específicas, ao mesmo tempo em que oferece um atendimento de encantamento ao longo do caminho. 

A partir de então, a função da equipe de marketing é continuar nutrindo esse relacionamento, com o objetivo de fazer upselling da churrasqueira pré moldada, caso tenha sido esse o produto adquirido, e criar promotores de vendas. 

Para isso funcionar de maneira apropriada, é preciso colocar em ação algumas táticas, entre elas:
  • Campanhas personalizadas para e-mail marketing;
  • Convites para experimentar novos produtos e serviços;
  • Programa de indicação;
  • Conteúdo exclusivo para membros;
  • Eventos presenciais para conexão com clientes.
Além disso, essas são ações com as quais a empresa pode trabalhar na criação de estudos de caso, vídeos de revisão de produtos e outros conteúdos gerados pelo usuário, promovendo conhecimento da marca e interação de valor. 

Assim, conta-se com uma diversidade de materiais promocionais, e tudo criado por pessoas reais (no caso de materiais para compartilhamento), agregando ainda mais relevância.

Assim, os leads se tornaram clientes que agora são influenciadores. Nutrir esses relacionamentos para mantê-los impulsionando o flywheel só levará a mais oportunidades no futuro.

Conclusão

O marketing flywheel pode ser o modelo mais importante que as empresas modernas podem adotar, pois coloca os clientes no centro de cada operação de negócios que impulsiona as vendas, as receitas e o lucro. 

Embora as mudanças possam levar algum tempo, todo o processo vale a pena a partir do momento que a empresa pode desfrutar de um crescimento constante, principalmente quando impulsionado pelos consumidores e os clientes fidelizados. 

No fim das contas, o marketing flywheel pode soar como qualquer outra estratégia de inbound marketing, mas no fundo é um conceito simples para atração e retenção dos usuários.

Para tornar as campanhas ainda mais efetivas, uma produtoras de filmes pode ajudar com a realização de roteiros e vídeos institucionais ou explicativos, bem como é importante contar com equipes dedicadas ao marketing e vendas.

Ao trabalhar em todos os níveis de uma empresa, desde os executivos até a equipe de vendas, torna-se mais fácil garantir que todos estejam em mesma sintonia, aplicando as táticas corretas para a manutenção de clientes em potencial e aqueles já fidelizados em um ciclo contínuo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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