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Veja como definir corretamente o seu nicho de mercado

Jayane Guia de Investimento - 12 de agosto de 2022

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Dentro do mercado é possível encontrar uma ampla variedade de segmentos, tudo baseado também na diversidade de perfis de públicos que podem ser identificados, sendo importante observar a fundo o seu nicho de mercado para tomar as melhores decisões. Pois a adoção de uma estratégia em particular é o que pode fazer com que um negócio conquiste uma posição de destaque dentro do seu meio competitivo, conseguindo superar qualquer tipo de variedade oferecida por diferentes companhias que atuem em seu meio. E parte do destaque de uma empresa está diretamente associado à forma em que uma companhia consegue responder às expectativas e necessidades do seu público almejado, pois é por meio dessa resposta que um empreendimento pode melhorar seus resultados. Tal como uma empresa fornecedora de serviços de mão de obra terceirizada limpeza, capaz de aumentar o seu número de clientes ou até mesmo o alcance de tal companhia a partir das suas estratégias adotadas, tudo com base no que o seu público pode esperar. Seja acerca desses serviços em si, tal como o uso de certas marcas de materiais de limpeza, como por meio do método de contratação desse ofício, utilizando dos canais digitais como uma forma mais prática de entrar em contato com esse tipo de companhia. Um conjunto de decisões que uma empresa precisa tomar para conseguir um certo destaque em relação ao seu público, sendo preciso estudar as características dessa sua audiência desejável para, com base nisso, adotar as melhores estratégias para tal negócio. Levando em conta os diferentes detalhes tanto de uma área profissional que envolvem tal público, como também as especificidades específicas de uma categoria de mercado, como no mercado de vendas internacionais e a sua necessidade de declaração de importação. Isso sendo apenas uma entre as diversas particularidades que são possíveis de se encontrar para cada tipo de meio comercial, contando também com as características diferentes que envolvem um público em particular, de maior relevância para cada empresa. Mas para se obter o sucesso esperado em sua área de atuação frente ao seu público almejado, é preciso observar com atenção uma série de detalhes que podem estar associados à sua audiência de interesse, sendo importante conhecer a questão dos nichos.

Nicho de mercado: O público único de um negócio

Quando se fala do mercado, é fácil pensar na imagem de um grupo de especialistas responsáveis por definir todo tipo de ação a ser adotada por uma empresa, o que inclui as suas estratégias de venda e até mesmo o tipo de produto e serviço a ser comercializado. Por mais que as decisões do mercado de fato sejam definidas pelos gestores dos diferentes empreendimentos, tais atitudes não são tomadas de forma unilateral, desenvolvendo novas categorias pensando apenas no que seja melhor para o mercado de forma geral. Na verdade essas atitudes são diretamente dependentes das mudanças que podem ser vistas na sociedade, com o público apresentando diferentes características de tempos em tempos, baseado até mesmo nas novas tecnologias que vão sendo disponibilizadas. O mesmo tipo de conceito que é responsável pelo maior destaque a ser dado a soluções de vertentes digitais a serem adotadas por diferentes empresas, como um serviço de consultoria em implantação de erp voltado a otimizar o controle de tal companhia. Pois se o público de uma companhia passa a ter um certo interesse nessas soluções digitais, como nas comercializações a serem feitas com o auxílio das plataformas virtuais de vendas, cabe ao mercado saber como responder a essas expectativas apresentadas. Ou seja, não é o mercado que toma decisões para a sociedade, mas é o próprio público que apresenta um novo perfil de tempos em tempo, fazendo com que o meio comercial precise se adaptar às necessidades que vão surgindo em relação ao seu público-alvo. Até porque essas mudanças não ocorrem de forma uniforme, sendo possível encontrar perfis variados na sociedade como um todo, e cada parcela de público pode ter uma preferência específica sobre algum tipo de produto ou serviço oferecido a si. Pois enquanto em uma companhia pode ser preferível o uso de uniformes, tal como ocorre com o setor fabril, que recorre ao fornecimento de camisetas para uniformes de empresas, para outros setores um código de vestimenta livre se mostra preferível. É baseado nessas e em muitas diferenças possíveis de se encontrar tanto no mercado como na sociedade, por meio da relação entre eles, que é possível compreender melhor o conceito de nicho de mercado, ou seja, um conjunto específico de audiência. No entanto, é importante saber a diferença entre nicho e segmentos, já que são termos que contam com uma certa confusão entre si. Isso porque um segmento de mercado é algo que está direcionado a um escopo mais geral, envolvendo a área de trabalho de uma empresa. Tal como uma empresa de terceirização recepção que se encontra no segmento de serviços, por exemplo. Quando se fala de nicho, é possível citar uma parcela específica de público ao qual esse tipo de empreendimento pode estar focado em atingir. Sendo possível um nicho mais voltado para eventos, serviços hospitalares, hoteleiros ou ambientes que fazem parte do setor de alimentos, cada um podendo ser a especialidade de uma empresa de recepção, encontrando diferentes oportunidades em seu mercado. E quando se fala sobre o que diferencia um nicho de outro, é válido destacar características diversificadas, entre elas diferenças:
  • Geográficas;
  • Demográficas;
  • Comportamentais;
  • Psicográficas.
Detalhes que podem diferenciar um nicho em relação ao que faz um público comprar algo baseado em sua idade, gênero, local de moradia, preferências e motivar pessoas, um conjunto de informações que precisam ser estudados pelas empresas. Afinal, é com base nesses dados que uma companhia pode definir quais são as melhores estratégias a serem adotadas por uma empresa, visando se comunicar melhor com um perfil de público que apresenta maiores oportunidades para uma companhia. Tal como uma assessoria contábil para abertura de empresa que pode se especializar no setor digital, oferecendo um auxílio mais específico para companhias que se encontram prestes a trabalhar com esse mercado digital de forma exclusiva. Ao adotar tal tipo de especificação, essa assessoria pode ter mais sucesso em suas ações por voltar os seus serviços para um nicho em particular, evitando assim o embate direto com companhias que atuam de forma mais ampla, com mais tempo no mercado. E ao trabalhar com um nicho específico, uma empresa pode ter acesso a benefícios como:
  • Plano comercial mais efetivo;
  • Escala de preços assertiva;
  • Maiores chances de parcerias estratégicas;
  • Número menor de concorrentes.
Pontos que podem ser responsáveis até mesmo pelo maior sucesso de um empreendimento em sua área, o que destaca a importância de se identificar o nicho de mercado ao qual uma companhia trabalha ou pretende atingir. E para estabelecer uma melhor definição nesse sentido é preciso ter atenção a algumas etapas que devem ser seguidas em relação a essa designação de uma audiência particular a ser trabalhada.

Como definir o seu nicho de mercado?

Errar na definição do seu nicho comercial pode fazer com que uma empresa perca uma série de oportunidades ou então perder tempo com um público que não seja de muito interesse para tal companhia. Por exemplo, anunciar em uma grande rede de comunicação pode não ser a estratégia ideal para uma empresa voltada a falar com um público mais segmentado, que tenha interesse em alugar galpão. Para evitar tais casos é importante saber como definir corretamente o seu nicho, algo que pode ser conquistado a partir de etapas como:

Definição de mercado

Antes de se definir o seu nicho, primeiro é preciso olhar para um campo mais amplo, identificando o tipo de mercado ao qual o seu empreendimento será voltado, seja na área de saúde, tecnologia ou qualquer outra. Baseado nesse estudo dos seus objetivos macro, é possível definir qual nicho específico pode ser mais interessante aos seus negócios, com um destaque em especial para grupos que não estejam sendo atendidos de forma correta.

Avaliação de forças

Para encontrar o nicho ideal para o seu mercado, definido no ponto anterior, é preciso observar as características do seu próprio negócio, incluindo quais são seus pontos mais positivos, para baseado nisso dar um foco maior para o uso de suas forças.

Nível de demanda

De nada adianta se especializar em uma área sem demanda, sendo preciso estudar a fundo quais são as expectativas do seu público em potencial. O mesmo sobre a sua concorrência, para assim entender melhor o mercado e o seu papel dentro de tudo isso.

Abertos às novas tecnologias

Por fim, é importante estar atualizado sobre as novas tecnologias disponíveis, já que é a partir delas que um serviço de assistência técnica perícia trabalhista pode otimizar o seus serviços, atingindo dessa forma uma parcela em particular. Com o uso de certas tecnologias facilitando até mesmo estudar a sua audiência, a fim de definir melhor o seu nicho de mercado. Uma série de etapas que devem ser seguidas para garantir assim o sucesso de um negócio, definindo melhor o seu nicho de mercado, para dessa forma obter melhores resultados comerciais junto a essa audiência em particular. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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