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Conheça os tipos de relatórios de Marketing

Jayane Guia de Investimento - 29 de novembro de 2022

Tomar a decisão mais acertada para sua empresa é um dos maiores desafios. É para isso que servem os relatórios de marketing, para unir as ferramentas do marketing com a análise de dados a fim de levar à melhor tomada de decisões. Se você quer conhecer mais sobre esses tipos de relatório, bem como sobre a forma como a análise de dados pode ser essencial na elaboração de uma campanha de marketing, aprendendo a desenvolver relatórios desse tipo, leia esta matéria até o fim.

O que são relatórios de marketing?

  Para compreender melhor sobre o que estamos tratando, é importante definir o que é um relatório de marketing. Esse tipo de relatório utiliza dados juntamente com o conhecimento de marketing para levar uma organização a tomar as melhores decisões para o bem da empresa e sua maior lucratividade. Para isso, o conhecimento de dados é essencial para guiar a elaboração dos relatórios. É importante desde a coleta, o tratamento dos dados e a análise dos resultados, que os profissionais da área possam aproveitar esse conhecimento para avaliar a empresa. Nesse ponto é importante que a equipe possa contar com bons profissionais na área de dados a fim de filtrar as informações que são relevantes e necessárias para o relatório. Em termos práticos, uma empresa que trabalha, por exemplo, com alarme de incêndio endereçável e deseja avaliar melhor a sua persona, a equipe vai avaliar os dados obtidos por informações passadas e oferecer uma melhor resposta para a instituição. Como esse tipo de relatório se preocupa em oferecer a uma agência dados sobre marketing e publicidade como foco principal, eles geralmente analisam dados das últimas campanhas realizadas pelas empresas para tratar sobre os pontos positivos e negativos da publicidade. É o caso de uma agência de segurança, por exemplo, que visa oferecer o serviço de alarme residencial monitorado e durante um mês realizou uma campanha publicitária de lançamento do serviço. A proposta desse tipo de relatório é oferecer, por meio de uma agência ou de uma equipe da própria empresa, os resultados e deficiências dessa campanha visando corrigir os problemas para outra campanha e maximizar seus resultados. O alvo final é a tomada de decisão por parte da empresa quanto a sua postura diante da forma como tem produzido o seu marketing, evitando erros e decisões sem embasamento correto. Isso facilita diretamente a maior lucratividade e alcance da organização.

Qual a sua importância?

Depois de definir o que é um relatório de marketing para uma agência ou empresa, é importante apresentar sua importância para a instituição e alguns tópicos que baseiam essa necessidade. Separamos abaixo os principais benefícios que os relatórios de marketing podem oferecer para você e para sua empresa:
  • Facilita a mensuração e monitoramento de métricas estratégicas;
  • Permite entender a atual posição da marca no mercado;
  • Proporciona uma avaliação do histórico da empresa;
  • Permite a revisão dos pontos positivos e negativos;
  • Melhora a comunicação entre os colaboradores da organização;
  • Leva à tomada de decisões com maior rapidez e assertividade.
Explicando melhor esses benefícios, é possível ter uma visão mais profunda da necessidade de implementação deles em uma agência, como a mensuração de métricas tais como volume total de visitas, número de visitantes recorrentes, fontes de tráfego, etc. Por meio dessa mensuração se estabelecem padrões que proporcionam maior certeza quanto às técnicas que estão sendo empregadas. Em uma indústria que produz passa volume giratório, saber entender essas métricas é essencial. Dentre os benefícios listados acima está também a possibilidade de se avaliar o histórico da empresa em várias áreas, como sua procura, seu número de vendas, a satisfação do cliente com o serviço ou produto. A sequência desses históricos é uma excelente fonte de dados. Depois de campanhas de marketing, é essencial que sejam avaliadas as principais respostas ao que foi oferecido pela empresa. Isso se torna possível através de um relatório bem elaborado que avalia os pontos positivos e negativos. Por exemplo, uma empresa de loteamentos está oferecendo seus serviços no mercado e tem percebido que suas estratégias de marketing não têm gerado muitos resultados. A partir desses relatórios é possível ver os pontos que devem ser melhorados. Por fim, um dos principais alvos da elaboração dos relatórios de marketing é levar a agência a tomar decisões que sejam benéficas para toda empresa. E só com um relatório bem elaborado isso é possível. Imagine ter que tomar uma decisão no escuro? Percebe como é bem melhor decidir algo através de fontes confiáveis e dados concretos?

Quais os tipos de relatórios de marketing?

Existem vários tipos diferentes de relatórios de marketing e cada um deles visa oferecer um tipo de feedback de acordo com a necessidade da empresa. Vamos listar os principais tipos de relatório e discorrer um pouco sobre eles para explicar como cada um se encaixa no mercado.
  • Relatórios por periodicidade;
  • Relatórios de vendas e oportunidades;
  • Relatórios de mídia e tráfego;
  • Relatórios de SEO;
  • Relatórios de mídias sociais;
  • Relatórios de e-mail marketing.
Embora existam muitos outros tipos de relatório de marketing, esses são os mais comuns. O cliente não precisa escolher um em detrimento do outro, mas a combinação entre esses relatórios pode dar um resultado perfeito. Os relatórios por periodicidade, por exemplo, podem apresentar resultados constantes anuais, semestrais, mensais, semanais e até diários. Isso vai depender do tipo de campanha que está sendo realizada e quais dados se deseja obter. Do mesmo modo, os relatórios de vendas analisam as taxas de lucro, como a curva de vendas se comportou em determinado produto, etc. A partir dessa informação é possível buscar os fatores que levam a uma maior venda do produto. Os relatórios de vendas e oportunidades podem ser aplicados a uma empresa que trabalha com extintores de incêndio e deseja fazer uma análise do preço de extintor com relação ao mercado a fim de situar melhor o seu produto. Quando se refere às mídias, é importante destacar que elas têm crescido muito com o crescimento da tecnologia digital. Através desses relatórios é possível avaliar o tráfego, o engajamento nas redes sociais, as pesquisas no Google e outras informações. Os dados obtidos através das mídias têm sido os maiores aliados das empresas com a finalidade de direcionar o marketing digital. É o caso do exemplo da empresa que trabalha com a recarga para extintor de água, que tem investido pesado nas mídias.

Como elaborar relatórios de marketing?

Agora que você conhece os principais tipos de relatórios de marketing, chegamos à parte principal, que é como elaborar esses relatórios. Nossa proposta é oferecer algumas dicas para que você possa caminhar nessa direção.
  1. Defina perguntas a serem respondidas

Pergunte tudo o que precisa ao relatório antes mesmo que ele exista. O propósito de elaborar um relatório de marketing é responder a essas dúvidas quanto a sua pesquisa e análise dos dados.
  1. Entenda as métricas importantes

Como já vimos, definir as métricas é essencial. Entre elas estão: volume total de visitas, número de visitantes recorrentes, tráfego em dispositivos móveis e fontes de tráfego. Elas vão direcionar o foco do nosso relatório.
  1. Escolha os valores mensuráveis

Essa escolha é essencial desde o início da elaboração do projeto. Para definir os valores para o relatório, é importante ter em mente as respostas para os seguintes questionamentos: 
  • Qual é o seu resultado esperado?
  • Por que esse resultado é importante?
Para uma empresa que trabalha com aquecedores Cumulus, por exemplo, várias perguntas devem ser feitas com relação aos resultados que se esperam da venda do produto.
  1. Calcule o ROI do marketing periodicamente

Calcular o ROI de marketing é uma etapa básica para o entendimento do retorno do investimento que tem sido feito sobre determinada campanha. ROI é a sigla em inglês para return on investment, traduzida como retorno sobre investimento. É importante calcular esse retorno em períodos definidos de tempo para que se tenha um maior controle com o que tem sido investido em marketing e se isso tem agregado valor ao produto.
  1. Crie dashboards de visualização de dados

Crie painéis, gráficos e outros elementos visuais que facilitem o entendimento dos dados e dos resultados obtidos nas etapas anteriores. Isso vai ajudar também na hora de apresentar o seu relatório ao cliente ou ao supervisor da área de marketing. Se você, por exemplo, trabalha com projeto elétrico predial, vale a pena apresentar gráficos e imagens que apontam para a necessidade da execução desse projeto. Assim também é com a visualização de dados.
  1. Use uma plataforma de inteligência de dados

Como vimos, a análise de dados é indispensável e faz parte do processo de elaboração do relatório de marketing. Por isso, vale a pena pesquisar e investir em uma plataforma pronta de inteligência de dados, que possibilita a continuidade e a agilidade na produção.
  1. Submeta o relatório de marketing à análise de terceiros

Depois de avaliar todos os dados levantados e obtidos através do seu relatório, chegou a hora de submeter outros profissionais da equipe, isso vai facilitar a percepção de elementos que talvez tenham passado despercebidos ou precisem de ajuste. Espero que essas informações tenham te ajudado a entender melhor o que é um relatório de marketing e como ele pode ser usado para um melhor direcionamento das campanhas de sua empresa ou agência. Vale a pena estudar mais sobre esse tema! Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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