Tomar a decisão mais acertada para sua empresa é um dos maiores desafios. É para isso que servem os relatórios de marketing, para unir as ferramentas do marketing com a análise de dados a fim de levar à melhor tomada de decisões.
Se você quer conhecer mais sobre esses tipos de relatório, bem como sobre a forma como a análise de dados pode ser essencial na elaboração de uma campanha de marketing, aprendendo a desenvolver relatórios desse tipo, leia esta matéria até o fim.
O que são relatórios de marketing?
Para compreender melhor sobre o que estamos tratando, é importante definir o que é um relatório de marketing. Esse tipo de relatório utiliza dados juntamente com o conhecimento de marketing para levar uma organização a tomar as melhores decisões para o bem da empresa e sua maior lucratividade. Para isso, o conhecimento de dados é essencial para guiar a elaboração dos relatórios. É importante desde a coleta, o tratamento dos dados e a análise dos resultados, que os profissionais da área possam aproveitar esse conhecimento para avaliar a empresa. Nesse ponto é importante que a equipe possa contar com bons profissionais na área de dados a fim de filtrar as informações que são relevantes e necessárias para o relatório. Em termos práticos, uma empresa que trabalha, por exemplo, com alarme de incêndio endereçável e deseja avaliar melhor a sua persona, a equipe vai avaliar os dados obtidos por informações passadas e oferecer uma melhor resposta para a instituição. Como esse tipo de relatório se preocupa em oferecer a uma agência dados sobre marketing e publicidade como foco principal, eles geralmente analisam dados das últimas campanhas realizadas pelas empresas para tratar sobre os pontos positivos e negativos da publicidade. É o caso de uma agência de segurança, por exemplo, que visa oferecer o serviço de alarme residencial monitorado e durante um mês realizou uma campanha publicitária de lançamento do serviço. A proposta desse tipo de relatório é oferecer, por meio de uma agência ou de uma equipe da própria empresa, os resultados e deficiências dessa campanha visando corrigir os problemas para outra campanha e maximizar seus resultados. O alvo final é a tomada de decisão por parte da empresa quanto a sua postura diante da forma como tem produzido o seu marketing, evitando erros e decisões sem embasamento correto. Isso facilita diretamente a maior lucratividade e alcance da organização.Qual a sua importância?
Depois de definir o que é um relatório de marketing para uma agência ou empresa, é importante apresentar sua importância para a instituição e alguns tópicos que baseiam essa necessidade. Separamos abaixo os principais benefícios que os relatórios de marketing podem oferecer para você e para sua empresa:- Facilita a mensuração e monitoramento de métricas estratégicas;
- Permite entender a atual posição da marca no mercado;
- Proporciona uma avaliação do histórico da empresa;
- Permite a revisão dos pontos positivos e negativos;
- Melhora a comunicação entre os colaboradores da organização;
- Leva à tomada de decisões com maior rapidez e assertividade.
Quais os tipos de relatórios de marketing?
Existem vários tipos diferentes de relatórios de marketing e cada um deles visa oferecer um tipo de feedback de acordo com a necessidade da empresa. Vamos listar os principais tipos de relatório e discorrer um pouco sobre eles para explicar como cada um se encaixa no mercado.- Relatórios por periodicidade;
- Relatórios de vendas e oportunidades;
- Relatórios de mídia e tráfego;
- Relatórios de SEO;
- Relatórios de mídias sociais;
- Relatórios de e-mail marketing.
Como elaborar relatórios de marketing?
Agora que você conhece os principais tipos de relatórios de marketing, chegamos à parte principal, que é como elaborar esses relatórios. Nossa proposta é oferecer algumas dicas para que você possa caminhar nessa direção.-
Defina perguntas a serem respondidas
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Entenda as métricas importantes
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Escolha os valores mensuráveis
- Qual é o seu resultado esperado?
- Por que esse resultado é importante?
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Calcule o ROI do marketing periodicamente
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Crie dashboards de visualização de dados
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Use uma plataforma de inteligência de dados
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Submeta o relatório de marketing à análise de terceiros