Fundamentais para as estratégias de marketing nos dias de hoje, as redes sociais fazem cada vez mais parte do cotidiano de negócios que buscam por crescimento, captação, fidelização de clientes e melhores resultados. Se o seu empreendimento ainda não está inserido nessas plataformas, chegou a hora de repensar essa atitude.
Já conhece os principais tipos de rede social e como eles podem ser beneficiais para a sua marca? É sobre isso que falarei neste artigo. Vamos lá?
Quais os principais tipos de rede social?
Nos dias de hoje, é difícil encontrar quem não tenha um perfil no Facebook, não é verdade? Afinal, trata-se da principal rede social número no mundo. São mais de 1,8 bilhão de usuários ativos todos os meses, com mais de 1,6 bilhão acessando também por dispositivos mobile.
O Brasil é o terceiro país no mundo mais ativo no gigante Facebook, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Ao todo, são 103 milhões de usuários por aqui, já parou para imaginar?
Por lá, é possível explorar inúmeras funcionalidades, como postar atualizações de texto, vídeo, imagem e GIFs; realizar enquetes; curtir e compartilhar publicações de amigos e de demais páginas; fazer transmissões ao vivo; entre outras.
Com tantas ferramentas interessantes, não é à toa que cada vez mais empresas vêm enxergando o Facebook como um campo de possibilidades para alavancar negócios e potencializar resultados.
Isso porque a plataforma viabiliza a criação de uma página ou perfil institucional específico para o negócio, com opções de personalização que abrangem o visual e as funcionalidades previstas.
Comprado pelo Facebook em 2012, o Instagram é uma rede social bastante adorada nos dias de hoje, especialmente pelo público mais jovem. De modo geral, a ferramenta é utilizada para tirar e publicar fotos e vídeos, editando-os e aplicando efeitos variados antes de compartilhá-los com os seguidores, que podem curtir e comentar os posts.
Atualmente, o Instagram é uma das alternativas mais interessantes para aqueles negócios baseados na produção de conteúdos visuais, como arte, turismo, culinária e moda. No entanto, isso não impede que as vertentes do mercado invistam nessa rede social.
Até mesmo as rádios vêm utilizando o Instagram como ferramenta estratégica de marketing digital, compartilhando fotos do estúdio e cenas dos bastidores com os ouvintes, promovendo também a interação. Assim, já deu para perceber que, para saber fazer bom uso do Instagram, basta contar com o apoio da criatividade.
Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de reduzir aquilo que desejamos falar para poucas palavras — e é justamente isso que acontece no Twitter.
Funcionando como uma espécie de microblog, a rede social fundada em 2006 permite a publicação de atualizações (também chamadas de tweets) de até 280 caracteres, além de fotos, links, vídeos curtos e GIFs. Por lá, também é possível criar uma lista de seguidores e interagir em tempo real com os demais usuários da ferramenta.
Com as opções de compartilhar publicações (retweets), responder outros usuários e mencionar outros perfis em um tweet, o Twitter é, atualmente, uma importante ferramenta de relacionamento com a audiência. Muitas empresas usam o Twitter para responder dúvidas e sugestões dos seus clientes de maneira prática.
Não é à toa que cada vez mais empresas utilizam a plataforma como canal de engajamento com o público e fidelização de clientes.
Diferentemente das redes que já mencionamos até aqui, o LinkedIn é uma plataforma voltada diretamente ao mundo corporativo. A plataforma conta com uma média de 25 milhões de usuários ativos aqui no Brasil, perdendo, novamente, apenas para a Índia e para os Estados Unidos.
A rede social possui um papel estratégico no que diz respeito à captação de talentos e à divulgação de vagas. Além disso, grande parte das empresas de vários segmentos utiliza o LinkedIn para publicar conteúdos institucionais, textos explicativos e opinativos, dados sobre a companhia e demais atualizações do negócio.
YouTube
O YouTube é a plataforma de streaming de vídeo mais popular ao redor do mundo, contando com mais de um bilhão de usuários, o correspondente a quase um terço de todos os usuários da internet!
No Brasil, ela é a quarta rede social mais acessada. De acordo com dados levantados pelo YouTube Insights, em 2017 existiam 98 milhões de usuários no país, o que ocasionou certo boom nos canais de youtubers brasileiros.
Canais populares, como o Porta dos Fundos, por exemplo, possuem uma média de 12 milhões de usuários inscritos. O número de visualizações do canal deixa claro que as possibilidades de investir no YouTube como ferramenta de marketing digital é, sem dúvidas, uma escolha inteligente.
Se você ainda tem dúvidas sobre como o YouTube pode ser útil para o seu negócio, conheça algumas das possibilidades ligadas ao uso da plataforma:
- possibilidade de se tornar viral;
- possibilidade de incorporar o conteúdo em websites;
- geração de renda com o uso do Adsense para vídeos;
- aumento da conversão de leads;
- integração com outras redes sociais.
Como utilizar as redes sociais no seu negócio?
Entenda em quais redes incluir o seu negócio
Antes de sair criando uma conta para seu negócio em todas as redes sociais, é preciso considerar que cada uma delas possui propósitos diferentes e, consequentemente, atraem diferentes tipos de público.
Sendo assim, para que você consiga alcançar resultados sempre positivos, analise a presença e o comportamento do seu público em cada rede, certificando-se de que as funcionalidades dessas plataformas também serão suficientes para atender à demanda de conteúdo do seu nicho.
Assim, é interessante criar perfis teste para fazer essa análise sem precisar colocar o nome do seu negócio em exposição. Alguns fatores a serem observados por você podem incluir:
- quantidade de usuários ativos mensalmente em cada rede;
- formatos disponibilizados para publicação (foto? vídeo? texto?);
- presença do seu público-alvo na rede;
- possibilidade de integração com o seu site.
Crie uma linguagem adequada para cada rede social
Embora aqui a regra número um seja publicar sempre conteúdos valiosos, é fundamental lembrar-se de que existe uma linguagem mais adequada para os diferentes tipos de redes sociais.
Se o LinkedIn for uma plataforma interessante para o seu negócio, concentrando grande parte do seu público-alvo, você não vai utilizá-la para compartilhar memes e vídeos de cachorro, certo? Isso não significa que você não possa trazer um toque de descontração às suas publicações, mas sim que deve fazer uso do bom senso, sempre respeitando aquilo que o seu público aceita.
Chame atenção para a sua marca
Além da publicação de conteúdos interessantes e relevantes para o seu público-alvo, é preciso também certificar-se de que as publicações estão de fato chamando a atenção para a sua marca, atraindo clientes e gerando conversões.O Instagram, como já apontamos, é uma rede social voltada para compartilhamento de fotos e vídeos, funcionando como uma verdadeira vitrine para o seu negócio.
Por meio dela você pode, por exemplo, publicar imagens dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, compartilhar fotos dos clientes usando a sua marca, divulgar novidades em primeira mão e até mesmo promover sorteios.
Nessa última, a empresa pode fornecer algum prêmio e, em troca, os participantes devem seguir o perfil da mesma e marcar um determinado número de amigos nos comentários, por exemplo, o que aumenta a visibilidade do negócio.
O Facebook, por sua vez, conta com excelentes alternativas de divulgação patrocinada. Por lá, é possível criar uma página pública para o seu negócio e divulgá-la por um baixo valor, atingindo um público que você mesmo segmentará.
Para isso, basta selecionar um público-alvo, determinar uma região de alcance e definir sobre o que se trata a sua publicação. Com isso, a própria plataforma se encarregará de divulgar os seus produtos e serviços para as pessoas certas.
Pronto! Agora você já conhece os principais tipos de rede social e como eles podem beneficiar seu negócio. Para continuar por dentro de conteúdos relevantes como este, não deixe de assinar agora mesmo a minha newsletter!