Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

6 dicas para não errar no copy do seu e-mail marketing

Jayane Guia de Investimento - 20 de fevereiro de 2023

O copy é um elemento muito importante na produção de conteúdo de marketing, principalmente por se encaixar em um modelo que atrai mais público e consegue se comunicar de forma adequada com as pessoas. Para uma empresa de acessórios para empilhadeira, um bom copy pode ser a diferença para se tornar uma referência no mercado e atrair um público cada vez maior interessado nos produtos que você tem à disposição. O mundo tem passado por um importante processo, conhecido como transformação digital. Nele, uma série de ferramentas tecnológicas começou a se popularizar e fazer parte do dia a dia das pessoas. Por isso, o próprio mercado identificou a necessidade de uma comunicação diferenciada com o público, que se interessa por uma estrutura de diálogo mais ampla e que trate de assuntos de forma clara e objetiva. O e-mail é uma das ferramentas mais importantes para esse tipo de comunicação, principalmente por ser um canal direto entre a empresa e o consumidor, e permitir que esse diálogo seja mais duradouro. Por muito tempo, o e-mail ficou em segundo plano nas estratégias de marketing, em grande parte por conta dos excessos praticados pelas empresas no começo da utilização desse canal como meio de divulgação de produtos. A falta de cuidado e de atenção na produção de material por e-mail gerou o spam, também conhecido como lixo eletrônico. Trata-se de um e-mail sem conteúdo de qualidade, que tenta atrair de qualquer jeito o consumidor para uma marca. Esses e-mails eram enviados constantemente, enchendo as caixas de e-mail e a paciência dos usuários, o que prejudicou essa maneira de trabalhar o marketing como um todo. Muitas empresas de limpeza e conservação usam o e-mail marketing como uma maneira de se aproximar de seus clientes, e é preciso uma série de cuidados para que essas ações sejam realizadas com qualidade. Hoje, muitas empresas aprenderam a usar o e-mail como uma ferramenta de qualidade e funcional, e os resultados desse tipo de comunicação com o público ainda trazem uma série de benefícios. Por isso, saber como utilizar os e-mails em sua estratégia de marketing para atrair ainda mais consumidores para sua empresa é um elemento essencial e pode ser a diferença entre tornar sua companhia mais conhecida no mercado.

Como não errar no copy de e-mail?

Agora que você entende um pouco melhor a importância do e-mail em uma estratégia de marketing, é hora de identificar o quanto é possível conquistar com um bom copy nesse tipo de comunicação. Dessa maneira, uma empresa de antecipação de cheques pode conquistar muito mais clientes ao utilizar e-mails bem produzidos e que tragam as informações necessárias para suas ações. É importante lembrar que cada empresa é única no mercado e possui suas próprias particularidades e necessidades. Por conta disso, os resultados de uma mesma ação podem ser muito diferentes para companhias distintas. O ideal nestes casos é adaptar essas informações para sua realidade, otimizando a maneira como você aproveita esses recursos e garantindo um retorno de qualidade para a companhia.
  1. Conheça seu público

O primeiro passo para conseguir criar um copy de qualidade é saber para quem você está escrevendo. Uma boa comunicação é inteiramente dependente de você conseguir alcançar a pessoa que receberá a mensagem de programa para padarias. O grupo de pessoas com interesses e gostos em comum, que tem uma propensão maior de consumo em sua empresa é seu público-alvo, que será o foco de suas ações de comunicação. Entretanto, para muitas pessoas essa é uma métrica muito genérica, que não consegue identificar os detalhes que tornam o copy uma estratégia funcional de engajamento com o público. Por isso, a criação de personas é a maneira mais escolhida pelas empresas para conseguir engajar-se corretamente e garantir uma estrutura de criação mais funcional para suas ações de publicidade. A persona é uma figura fictícia, criada com base nas transações anteriores da empresa e nos estudos para identificar o público-alvo, e seu grande diferencial é a complexidade de informações que você insere nessa figura. Além de trabalhar com elementos comuns, como nome, endereço e profissão, a persona também tem um perfil psicológico completo, com elementos como:
  • Desejos;
  • Medos;
  • Anseios;
  • Padrões de consumo.
Dessa forma, você consegue detalhar a figura que irá consumir seus produtos e serviços e acaba aumentando o potencial de conversão em seus e-mails para vender um sistema pizzaria delivery.
  1. Título de qualidade

Muitos e-mails vão parar na lixeira por falta de interesse dos usuários antes mesmo de serem abertos e seu conteúdo consumido. Por isso, ter um título que chama a atenção é fundamental para uma boa conversão. No caso do marketing digital, a primeira impressão é muitas vezes a que fica. A maioria dos usuários decide se irá abrir ou não o e-mail com base em seu título, o que torna esse processo muito importante para suas ações. O primeiro passo para conseguir esse tipo de resultado é entender como um título de qualidade é feito. O primeiro passo é pensar de forma clara e objetiva. O título deve indicar exatamente do que o conteúdo do e-mail se trata. Além disso, as palavras-chave são uma parte essencial dessa criação, pois chamam a atenção dos consumidores e permitem que ele se estruture melhor para esse tipo de ação ao oferecer curso nr10 valor. Criar listas é uma forma de instigar a imaginação e a curiosidade de um consumidor, e pode ser uma excelente maneira de conseguir mais conversões com suas ações de e-mail, conquistando um espaço melhor na caixa de entrada de seus clientes.

3. Conteúdo pessoal

O atendimento está cada vez mais voltado para uma comunicação personalizada, em que o usuário sinta que existe uma preocupação em encontrar o que ele precisa particularmente, sem atendimentos robóticos e automatizados. Por isso, a pessoalidade é um item importante do copy em e-mails, permitindo uma abertura maior com o consumidor e otimizando o consumo desse tipo de material. Sempre use o nome de seus consumidores nos e-mails sobre locação de guindaste, indicando que aquele conteúdo foi feito pensando nele. Além disso, tenha uma comunicação mais empática, evitando generalismos e um material pouco planejado.

4. Senso de urgência

O senso de urgência é um dos principais gatilhos mentais usados em estratégias de copy para e-mail. Com eles é criado um interesse em consumir o e-mail de forma mais rápida para garantir acesso ao que está sendo ofertado. Uma mensagem que indica poucas unidades de um determinado produto ou descontos por tempo limitado em uma negociação atraem muito mais os consumidores para verificar o que está sendo apresentado. Por isso, sua marca pode usar estes recursos para garantir um interesse maior no que está sendo oferecido, fazendo com que o usuário procure com mais agilidade as informações contidas no material de molde para injeção.

5. Call to Action

O Call to Action, ou CTA, é uma estratégia muito importante na comunicação com o cliente, principalmente com relação ao copy. Trata-se de uma ação que instiga o consumidor a tomar uma atitude imediata. Ele pode ser usado como botão, link ou mesmo uma imagem dentro do corpo do e-mail, estimulando o usuário a conhecer mais sobre o que está sendo apresentado. Normalmente, esse é um processo que acaba na conversão em alguma etapa do funil de vendas, garantindo que você passe para a próxima fase com aquele consumidor.

6. Sem exageros

Uma estratégia de marketing digital deve ter clareza e objetividade, evitar rodeios que tornam o conteúdo maçante ou pouco adequado, principalmente em um canal de comunicação tão direto quanto o e-mail. Quanto mais você consegue aproveitar esses recursos, maior é a chance de garantir um retorno de qualidade em suas operações, otimizando essas atividades e garantindo que o cliente se manterá interessado. Evite blocos muito grandes de conteúdo e mantenha-se sempre no tema proposto para o e-mail marketing. Dessa forma, você consegue se comunicar de maneira mais aberta com o público e garante um bom uso do copy nos e-mails enviados.

Considerações finais

Usar e-mail como estratégia de marketing é uma excelente maneira de estar em contato direto com seus consumidores, mas é importante pensar em como esse tipo de ação pode ser realizada e quais elementos cuidar para obter o melhor resultado. Por isso, é importante identificar algumas dicas de copy que podem elevar o tipo de conteúdo que você está oferecendo, e garantir um retorno de qualidade para sua empresa. Companhias que optam por esse tipo de recurso acabam ganhando muito destaque dentro de seus segmentos de atuação, se tornando verdadeiras lideranças no mercado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 0 0
Compartilhe

Jayane Guia de Investimento

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Prova Social: por que é importante no marketing?
Próximo Artigo Marketing pessoal: 5 passos para fazer o seu

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac