Quando você está fazendo o planejamento estratégico digital da sua rádio online, precisa avaliar uma série de fatores — desde os financeiros, como o gasto com equipamentos e de manutenção da emissora, até a audiência que pretende atingir. No entanto, você não pode deixar de fazer a análise da concorrência.
Já ouviu falar nessa estratégia de marketing? Quer saber como usá-la na sua web rádio? É só conferir as dicas que preparei para você!
O que é análise da concorrência?
É o estudo aprofundado de como seu concorrente (rádios online, principalmente do mesmo segmento) atua.
Muitas vezes, os radialistas online nem sabem com quem estão concorrendo. Portanto, não entendem seu segmento, desconhecem o caminho até o público e, consequentemente, acabam desistindo. Entender seus “rivais” é de suma importância para quem deseja se manter no mercado de comunicação online.
Usando ferramentas de monitoramento, você vai descobrir quais as principais emissoras concorrentes, onde elas estão, como fizeram para chegar lá e onde pretendem ir. Para isso, você precisa analisar diversos fatores, entre eles:
- pontos fortes e fracos das outras emissoras;
- como elas se comportam com a audiência;
- presença e desempenho nas redes sociais;
- patrocínio e parcerias;
- ferramentas de marketing;
- equipamentos utilizados;
- localização (se as sedes concorrentes estão em lugares privilegiados para transmissão em rádio);
- apresentadores e outros profissionais envolvidos.
Qual a sua importância em uma rádio online?
Conhecendo os pontos fortes e fracos da sua concorrência, você vai descobrir os pontos fortes e fracos da sua rádio. Vai ser muito mais fácil entender como ela fez para chegar aonde chegou, além de ter ideias para implementar aquilo que está faltando no segmento.
Por fim, analisando outras web rádios, você vai entender aquilo que seu público deseja ou não ouvir. Pode ser que as outras emissoras não estejam oferecendo aquilo que o seu ouvinte quer acompanhar. É aí que você entra.
Como usar a análise da concorrência para se sobressair?
Já deu para perceber que acompanhar outras web rádios é essencial para o seu crescimento, certo? Portanto, você precisa encontrar maneiras de usar essas informações ao seu favor.
Sua rádio precisa ter um fator único, que a diferencie de todas as outras. Confira nossas dicas adiante.
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Antes de começar a concorrer, veja se você oferece produtos (programação, apresentadores, equipamentos) tão bons quanto os das emissoras “rivais”. Sem isso, não tem como começar. É importante que sua rádio já ofereça uma programação bem estruturada para não perder tempo e público.
Veja o nível de qualidade da programação concorrente, dos apresentadores, da transmissão, das estratégias de divulgação, da identidade visual e muito mais. Depois disso, compare com que você tem. Está tudo no mesmo patamar? Se sim, agora é hora de passar para a próxima fase.
Inove na programação e na tecnologia
Muitas vezes, as rádios online estão tão acostumadas a repetir as velhas fórmulas das emissoras tradicionais que não trazem nada de inovador para o público. Por isso, é hora de investir. Traga novidades, tanto nos equipamentos quanto na programação da sua emissora online.
Se as web rádios de esporte falam apenas sobre o futebol nacional, você pode falar sobre as ligas internacionais. E por que não ter um programa para esportes alternativos ou até mesmo um musical, com as trilhas das copas e olimpíadas?
Além disso, você pode investir em alguma tecnologia que não esteja presente nas outras emissoras, como um streaming de mais qualidade, vinhetas profissionais, microfones melhores e transmissão de vídeo em HD. Essas e outras ideias você vai ter apenas com o conhecimento e com o monitoramento da sua concorrência.
Entenda o que o público quer
Embora a novidade seja importante, não vai adiantar se você não souber o que quem está do outro lado deseja. Descubra como a concorrência interage com o público, tanto nos programas quanto nas redes sociais. Será que o ouvinte reage bem ou prefere outra forma de comunicação? E os programas, são todos gravados? A audiência não prefere ao vivo?
É entendendo o que o público gosta e o que falta para deixá-lo satisfeito que a sua web rádio torna-se única.
Reconheça possíveis falhas no atendimento
Os canais que as rádios online concorrentes oferecem podem não ser suficientes para atender ao público ou, ainda por cima, não respondê-lo da maneira correta. Veja se sua emissora está presente nas principais redes sociais ― Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram ―, se o site possui uma caixa de contato para o ouvinte enviar perguntas e sugestões, se as pessoas gostam de participar de programas ao vivo e muito mais.
Para se destacar, leia os comentários nas suas redes sociais e responda de forma profissional e educada. O importante é estreitar o relacionamento.
Contrate profissionais diferenciados
Mesmo uma rádio online em início precisa de apresentadores e profissionais que entendam do assunto. Você deve ter alguém que saiba mexer na mesa de som e nos computadores, outro que possa fazer posts e filmagens para redes sociais e, claro, pessoas que tenham boa dicção, entendimento de público e jogo de cintura para apresentar os programas.
É importante também ter quem faça as matérias e pautas da programação. Para isso, tenha gente com bom domínio do português, facilidade de lidar com a audiência, experiência com equipamentos digitais e, se possível, experiência no rádio.
Tem algum profissional concorrente que é a cara da sua emissora? Mostre que sua rádio é inovadora e apresente uma proposta para ele.
Assimile novas técnicas de marketing
Por mais que a emissora online seja de nicho, ela pode ter encontrado maneiras diferenciadas de se divulgar e se destacar naquele grupo. Sabendo quais as estratégias de marketing usadas pelas concorrentes, fica muito mais fácil descobrir como chegar ao mesmo patamar e se tornar conhecido pelo público.
Além disso, você descobre táticas que não deram certo, seja porque foram mal aplicadas, seja porque não se adaptaram ao veículo online. Por fim, também dá para conhecer alguma estratégia de campanha que ainda não foi utilizada por nenhuma delas e trazê-la para seu planejamento.
Com muito estudo e investimento em novidades, a análise de mercado vai ser de grande auxílio para o sucesso de sua rádio online. Lembre-se de todas essas dicas e coloque-as no planejamento estratégico da emissora.
Entendeu como a análise da concorrência vai fazer diferença no desempenho da sua rádio online? Ajude seus amigos a desfrutar desse conhecimento compartilhando este post nas redes sociais!