Você já se deparou com a sigla CRO na internet? Já ouviu pessoas comentando sobre ela em vídeos ou na rua quando o assunto era marketing? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe, pois neste post você vai entender o que é CRO e por que ele pode ser tão importante para a sua rádio!
Entenda o que é CRO
Essa tão conhecida sigla significa Otimização das taxas de conversão (Conversion Rate Optimization), que nada mais é do que uma campanha feita para que as taxas de conversão relacionadas ao seu negócio cresçam.
Além de ter se tornado uma tendência em marketing digital, o CRO é totalmente voltado para a obtenção de resultados e o aumento do ROI de um negócio. Ele engloba várias áreas, como o próprio marketing, o design, a experiência do usuário e as métricas.
Porém, o que é conversão? Conversão é todo objetivo alcançado em um negócio ou projeto feito pelo cliente: um clique em um post específico, um lead ou até mesmo a compra de algum produto ou serviço oferecido por você.
Aprenda como aplicar o CRO na prática
Existem várias formas de aumentar as conversões da sua página. Os resultados podem não ser imediatos, mas lhe renderão um bom número de leads e vendas conforme você aplica e testa quais campanhas se adaptam melhor aos seus interesses, a sua rádio e ao seu público.
Antes de tudo, é importante que você crie uma persona ou ao menos tenha uma base de quem é o seu público-alvo. Com isso, suas estratégias têm um norteamento mais certeiro, evitando desperdícios de tempo e esforço.
Uma forma muito utilizada para testar mudanças em seu site antes de implantá-las definitivamente é realizar os testes A/B. Eles distribuem o tráfego de uma página para duas versões da mesma (a original e a que está em fase de teste).
Existem alguns cuidados que você precisa ter para que o teste seja efetivo:
• Procure fazer apenas uma mudança por vez, pois você não terá precisão dos resultados;
• Realize testes com duração mínima de uma semana, para que as pessoas que acessem o seu site em diferentes dias e horários consigam participar e, com isso, você tenha resultados mais completos.
Otimize suas postagens com maior tráfego
Descubra quais os estilos de posts que o seu público mais acompanha. Eles serão uma peça fundamental para otimizar suas conversões, pois são ótimas formas de atração de público. Experimente usar um CTA mais atrativo, que faça com que o leitor continue engajando com o seu conteúdo ou até vire um lead.
Use chatbots para melhorar a interação com o público
Ferramenta que está presente em inúmeros sites, sendo considerada até mesmo tendência no mundo do marketing, o chatbot oferece a possibilidade de melhorar o atendimento aos leitores e auxiliar na interação com o público, tornando esses processos mais pessoais.
Além disso, os chatbots são sinônimos de economia, já que automatizam o processo de prestar ajuda simples para os leitores, além de estarem disponíveis 24 horas por dia, o que dispensa totalmente a mão humana nesse processo.
Conheça os benefícios do CRO
Caso você ainda não tenha se convencido dos “poderes” que o CRO pode oferecer a você e seu site, separamos uma pequena lista com alguns benefícios dessa campanha, além de aumentar os leads e as vendas, o que já é um ótimo motivo para investir.
Aumente suas vendas
Como afirmado anteriormente, o CRO tem a capacidade de tornar o seu conteúdo bem mais interessante e persuasivo para o seu público, fazendo com que ele conheça e goste do seu produto ou serviço, o consequentemente se converterá em compras e dinheiro no seu bolso!
Ganhe autoridade para sua marca
Depois de um alto número de vendas, fazer com que o seu negócio ganhe autoridade em seu ramo é o sonho de qualquer profissional que trabalha na internet. Esse desejo existe, pois essa autoridade gerará reconhecimento e respeito tanto do público quanto dos concorrentes ou aliados no mercado, o que, para uma rádio, é um ótimo negócio.
Quando um leitor ou ouvinte estiver em dúvida sobre o assunto que você trata, será em seu site que ele irá primeiro.
Fature mais no ticket médio
A média de quanto os seus clientes gastam em compras em seu negócio é chamada de ticket médio. O CRO pode ajudá-lo a alavancar esse valor.
Com pequenas mudanças na forma em que o catálogo de produtos é mostrado ou até mesmo no famoso carrinho de compras, você poderá instigar o seu cliente a levar mais produtos além daqueles que ele já estava disposto a comprar. Assim, você conseguirá maiores lucros e taxas de vendas com poucos esforços.
Angarie conhecimento sobre o seu público
Ainda na etapa de testes, você terá a oportunidade de conhecer quais os hábitos de consumo do seu público, quais as suas necessidades e o que despertará o seu interesse em relação aos seus produtos, serviços ou conteúdo.
Você poderá utilizar essas informações em outras áreas do seu negócio, como divulgação, atendimento ao cliente e aumento do engajamento. Além disso, poderá modificar aspectos do seu produto/serviço para que fiquem mais assimilados com o interesse do seu público.
Aumente o tráfego do seu site
Caso o seu site esteja com uma baixa taxa de tráfego, o CRO poderá indicar quais os prováveis motivos que impedem que o seu site tenha mais acessos, como um layout não muito atrativo, muitas informações na tela, CTAS que não encantam o leitor, entre outros fatores que acabam por prejudicar sua página.
Percebeu como pode ser fácil entender o que é CRO e como ele pode aumentar as vendas e o engajamento do seu site com apenas algumas mudanças e estratégias? Ao colocar em prática tudo o que discutimos ao longo deste artigo, logo você conseguirá entender seu público, fazer com que ele interaja mais e, com isso, gere conversões, trazendo um maior número de vendas e lucros para o seu negócio.
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