Com tantas plataformas digitais, pode parecer até difícil imaginar o e-mail marketing como meio eficiente de comunicação entre empresas e potenciais clientes nos dias de hoje. Contudo, saiba que o uso da ferramenta não morreu e, por esse motivo, ensinaremos a você como fazer e-mail marketing neste post!
A seguir, entenda como e porque usar esse tipo de canal, conheça os principais tipos de conteúdos que podem ser veiculados em campanhas de e-mail marketing, veja como conquistar listas de e-mail para um envio eficiente e outras dicas importantes para quem deseja usar a ferramenta em prol de seu negócio. Vamos lá?
Por que e como fazer e-mail marketing?
Uma dúvida bastante comum quando se fala em e-mail marketing é: “isso realmente funciona?”. Aqui, a resposta é só uma: sim. Quando feita de maneira adequada, considerando os pontos que abordaremos ao longo de artigo, uma campanha veiculada na ferramenta tem tudo para dar certo.
São inúmeros os motivos para se adotar o uso do canal no seu negócio e, assim, aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos. Listamos alguns deles a seguir, acompanhe.
Bom custo-benefício
O e-mail marketing gera resultados satisfatórios sem que seja preciso altos investimentos. Na verdade, para iniciar uma campanha, basta contar com três itens:
– um domínio (como o website do seu negócio);
– uma ferramenta de envio de e-mail marketing;
– um profissional responsável para acompanhar e mensurar resultados.
Além disso, vale lembrar que embora existam ferramentas gratuitas para isso, o valor a ser gasto caso opte por utilizar plataformas pagas é significativamente baixo, o que faz do e-mail marketing uma estratégia de alto retorno financeiro.
Amplo alcance
Você certamente utiliza um endereço eletrônico no trabalho e em sua vida pessoal, não é verdade? Esse é o caso de um grande número de pessoas ao redor do mundo — para sermos mais precisos, de acordo com o Statista, o número de usuários de e-mail, somente em 2017, chegou a 3.7 bilhões.
Com essa informação em mente, já deu para perceber o tamanho do alcance da ferramenta.
Formato flexível
No e-mail marketing, as possibilidades de criar peças de comunicação são inúmeras. Não há limites de caracteres nem uma fórmula secreta, basta contar com a criatividade e saber elaborar materiais que de fato agregarão valor à campanha.
Uma mensagem de e-mail marketing pode incluir imagens, GIFs, layouts diversos, gráficos, links para páginas da web, entre outras possibilidades. Contudo, nada impede que ele seja simples e objetivo, contendo apenas uma mensagem curta e que cumpra com o seu objetivo inicial.
Entendendo os benefícios da ferramenta, resta apenas a dúvida: como fazer e-mail marketing e usufruir de todas essas vantagens? Bom, o primeiro passo é escolher uma ferramenta ou software que faça envios de e-mail em massa.
Existem diversas opções disponíveis no mercado, como o Mailee e o GetResponse. No entanto, a ferramenta mais indicada caso você esteja começando a utilizar o e-mail marketing é a Mailchimp, tanto por contar com uma versão gratuita quanto por ser de fácil uso e já oferecer alguns templates prontos.
Em seguida, é preciso conhecer e escolher quais conteúdos enviar em seus e-mails, e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.
Quais conteúdos veicular?
Alguns dos conteúdos mais oferecidos no e-mail marketing são:
– promoções;
– newsletters;
– lançamentos;
– convites para eventos;
– divulgação de conteúdos;
– confirmação de compras online;
– ofertas de passagens aéreas.
Embora as possibilidades aqui também sejam diversas, é interessante se lembrar de que toda campanha de e-mail marketing deve ter um objetivo, seja esse atrair mais leads, nutrir os usuários com conteúdos relevantes ou fechar compras e vender mais.
Sendo assim, defina o seu público-alvo, estabeleça uma periodicidade de envio e crie conteúdos que vão de acordo com os gostos e necessidades de quem você pretende abordar, fazendo não só com que eles abram o seu e-mail, mas que de fato venham a realizar a ação desejada. Para isso, use:
– assuntos (subjects) interessantes;
– títulos convidativos (e que cumpram o que prometem);
– personalização (colocar o nome da pessoa que receberá o e-mail);
– textos objetivos e bem escritos;
– imagens, GIFs e figuras;
– call-to-actions caprichados.
Como conquistar listas de e-mail?
Não compre listas de e-mail, conquiste-as. Isso porque, ao comprar um mailing pronto, você adquirirá endereços eletrônicos de pessoas que nem ao menos escolheram receber as suas mensagens — ou seja, nenhuma delas concedeu a você a permissão de enviar conteúdos diretamente em suas caixas de entrada.
Fazendo isso, você corre um grande risco de manchar a imagem do seu negócio, afinal, suas mensagens — por mais interessantes que sejam — serão encaradas como spam. Além disso, lembre-se de que listas prontas costumam conter vários e-mails inexistentes ou com erros de digitação.
Sendo assim, como conquistar uma lista? Bem, um passo fundamental é partir para a coleta de e-mails por meio do seu blog ou website. Você pode, por exemplo, incentivar os usuários a cadastrarem seus endereços eletrônicos para receberem newsletters, promoções em primeira mão, novidades ou conteúdos exclusivos.
Qual a importância do monitoramento?
Implementar o e-mail marketing em seu negócio e achar que os resultados aparecerão por si só, sem que seja preciso realizar um acompanhamento, dificilmente é algo que fará sentido.
Assim como qualquer estratégia de marketing digital que você venha a adotar em seu negócio, o e-mail marketing também precisa ser monitorado e mensurado, de modo a ser aprimorado e cumprir cada vez mais com a sua proposta. Para lhe ajudar nessa missão, podem ser utilizadas as seguintes métricas:
– taxa de abertura — pode ser calculada ao dividir o número de pessoas que receberam o e-mail pelo número daquelas que o abriram. Para isso, solicite uma confirmação automática do sistema quando o usuário ler a mensagem;
– taxa de rejeição — corresponde àqueles usuários que não reagiram positivamente ao seu e-mail. É possível consegui-la por meio de ferramentas que mostram quando a sua mensagem foi classificada como spam;
taxa de cliques — número de pessoas que não só abriram o seu e-mail, como também clicaram nos links contidos na mensagem. Analisar essa taxa é fundamental para conferir a eficácia da sua estratégia: se a taxa de abertura estiver alta e a de cliques baixa, pode ser que as suas mensagens não estejam tão interessantes assim.
Viu só como fazer e-mail marketing não é complicado e pode gerar resultados positivos em seu negócio? Considerando as informações apresentadas e colocando em prática as dicas apresentadas ao longo do artigo, tenha a certeza de que a ferramenta se tornará uma aliada indispensável na comunicação com o seu cliente!
E você, gostou do conteúdo de hoje? Para conhecer as vantagens da ferramenta para o meio radiofônico, não deixe de acessar o nosso artigo sobre e-mail marketing para web rádios!