Você sabe o que é e como criar uma persona? Ela é a personificação dos seus clientes ideais, projetando as características em um personagem semifictício.
Essa é uma estratégia muito usada no marketing de conteúdo, pois facilita o direcionamento das campanhas de marketing — e da empresa como um todo — para captar e fidelizar os clientes certos em vez de simplesmente gastar muito dinheiro com propagandas e torcer para que as pessoas conheçam e comprem o seu produto ou serviço.
Saber como criar uma persona é uma questão que vai muito além de simplesmente conhecer seu público. Você entenderá como funciona o dia a dia do seu futuro comprador, seus medos, seu emprego (e quanto ele pode gastar), onde mora, sua idade, dentre outras informações que podem auxiliar e facilitar o seu trabalho.
Por tudo isso, no post de hoje explicarei de uma forma bastante simples como criar a sua persona e lhe ensinar a diferença para o público-alvo. Confira!
As diferenças entre público-alvo e persona
Muitas pessoas acabam assimilando erroneamente que essas duas palavras são sinônimos. Entretanto, no mundo do marketing, esses dois conceitos são bastante diferentes, mas igualmente importantes no quesito de vendas em uma empresa.
O público-alvo é uma visão ampla de quem são os possíveis interessados no seu produto. Geralmente, são considerados dados como características demográficas e socioeconômicas.
Começar a definir seu público no começo ou até antes de iniciar o seu negócio permite que você descubra em qual nicho do mercado você se encontra e, assim, se prepare desenvolvendo conteúdos que se adaptem a ele.
Dentro de um mesmo público-alvo podem existir várias personas, que seriam os perfis de cliente que a sua empresa busca ter. Por serem mais específicos, esse perfil requer um pouco mais de pesquisa e atenção para que seja feito.
Além das informações contidas na criação do público-alvo, será preciso ter conhecimento sobre o dia a dia do cliente, seus sonhos, seus medos, problemas nos quais o seu serviço ou produto podem ajudar a resolver e até obstáculos que estão impedindo o seu consumidor de usar a sua criação, como dificuldade para se locomover até a loja devido a uma vida agitada, por exemplo.
Com essas informações mais humanizadas e específicas, você conseguirá criar estratégias de marketing mais assertivas, o que poupará tempo e dinheiro, já que saberá onde, quando e para quem divulgar.
Além disso, definindo uma ou mais personas para o seu negócio, você poderá detectar problemas ou críticas ao seu produto, fazendo com que ele fique cada vez melhor e com “a cara” do seu consumidor, atendendo às necessidades e expectativas.
Como criar uma persona
Agora que você entendeu o conceito, vamos explicar como criar uma persona para a sua empresa, além de fornecer algumas dicas que facilitarão e deixarão o trabalho mais completo. Acompanhe!
Crie e responda perguntas relevantes
O primeiro passo para criar uma persona é construir um questionário, fazendo com que questões importantes sejam respondidas e que se crie um melhor entendimento sobre como deverá ser a sua persona. Você mesmo deve responder essas perguntas. Alguns exemplos de questões são:
– quem são os seus compradores;
– quais são as suas suposições e expectativas diante do seu produto ou serviço;
– quais são os valores dos seus futuros compradores;
– o que eles fazem durante o dia a dia;
– quais são os seus sonhos e medos;
– quais os problemas dessas pessoas e como o seu produto pode ajudar a resolvê-los;
– qual a sua idade, localização, emprego e escolaridade;
– o que e quais marcas eles consomem no dia a dia atualmente.
Essas são algumas das principais perguntas que devem estar na ficha da sua persona — além de uma foto demonstrativa de quem seria esse cliente em potencial. Você poderá adicionar outras informações caso ache necessário, além de perguntas mais específicas sobre a sua área de atuação.
Interaja com pessoas
Se você ainda não tiver nenhum ou poucos clientes, será necessário não apenas olhar nas estatísticas do seu blog, loja virtual ou redes sociais: você terá que promover uma comunicação mais direta ou até mesmo criar pesquisas para o público geral do mercado.
Você poderá fazer isso por meio de landing pages, questionários, promoções etc. Essas ações ajudarão não só na sua ficha de persona, mas como também movimentará a sua empresa na internet e atrairá mais visitantes, e talvez, futuros compradores.
Confira as estatísticas das suas redes sociais
Como citado no passo anterior, tendo um controle dos visitantes e pessoas que interagem nas redes sociais, pode ser uma grande ajuda coletar as respostas necessárias das perguntas do primeiro passo, isso porque muitos sites que pensam no empreendedor já estão disponibilizando em suas plataformas planilhas e dados demográficos sobre as pessoas que visitam determinadas páginas.
O Instagram e o Facebook são atualmente as redes sociais nos quais os usuários mais passam o tempo durante a internet, além de serem o ponto de partida para muitas compras online.
Lance o seu produto (ou parte dele)
Você já deve ter visto alguma empresa que distribui amostras do seu produto, certo? Essa estratégia pode ser muito benéfica para a criação da sua persona, caso a sua empresa seja muito nova.
Ao já começar a comercializar uma prévia ou amostra do seu produto ou serviço final, você fará com que as pessoas testem e, assim, possam dar feedbacks mais precisos e até mesmo se interessarem na compra. Esse é o chamado Produto Viável Mínimo (PVM) e demandará menos esforço e dinheiro para ser produzido.
Agora que você aprendeu como criar uma persona, conseguirá criar estratégias de marketing e vendas mais específicas e que acertarão precisamente os seus futuros clientes, trazendo assim mais economia e vendas para o seu negócio.
Você também poderá usar os dados obtidos para ter uma melhor relação com o comprador, gerando experiências mais agradáveis e possibilitando melhorias no seu negócio.
E já que falamos de redes sociais, confira este outro post no qual falo sobre o uso de Facebook Messenger Bot para aumentar o resultado em sua página no Face!
2 Comentário
Tenho VERDADEIRA obsessão por RADIO desde quando era criança eu gosto de ouvir radio minha profissão de desenhista pintor possibilita ouvir radio noite a dentro durante toda a minha vida , ate que fiz um, programa de radio na radio santo André em são paulo e ai minha paixão foi completa, as musicas a possibilidade de sintetizar o texto de dizer coisas simples de modo direto com um clima de musica e fascinante, agora existe A INTERNET sera que se pode aumentar a nossa voz para o muindo? tudo de radio me interessa. sera possível um sonho de ter uma radio propiá sera verdade. sera?
Muito interessante sua história com o rádio amigo! E sim, você pode ter sua própria web rádio e transmitir para qualquer lugar do mundo! Deixe seu contato que o setor comercial irá entrar em contato para passar mais informações e tirar toda as suas dúvidas :D