Se você trabalha com marketing digital ou possui algum conhecimento da área, com certeza sabe da dedicação necessária para conseguir gerenciar tudo, não é mesmo? Com tamanha demanda de trabalho, surgiram as plataformas de automação de marketing.
Para facilitar e agilizar a demanda de trabalho que existe neste meio, a automação de marketing está se tornando uma grande aliada das equipes de marketing. Para que você também comece a utilizar essa ferramenta, separei todas as informações necessárias para aplicar esse recurso no seu negócio, confira!
Entenda o que significa automação de marketing
Desenvolvida para auxiliar os profissionais a produzirem melhores resultados, a automação se refere, resumidamente, a softwares que são responsáveis por automatizar o marketing das empresas.
Os softwares de automação de marketing são criados com o intuito de realizar tarefas importantes de maneira organizada e rápida, facilitando o trabalho dos profissionais que muitas vezes não conseguem produzir resultados eficientes pela grande demanda de funções.
Algumas pessoas chegam a acreditar que a automação de marketing exclui a necessidade de contar com um time de profissionais, no entanto, essa tecnologia existe para auxiliar o serviço dessa equipe na hora de aumentar a efetividade do trabalho.
Conheça a importância de implantar essa estratégia em seu negócio
As tecnologias desenvolvidas têm como principal objetivo facilitar a nossa produtividade. O uso dos softwares começou a ser implantado com o objetivo de agilizar e organizar o trabalho das equipes de marketing, acompanhando o crescimento do marketing digital e a criação de novas plataformas ao redor do mundo.
A facilidade que a automação de marketing oferece possui um objetivo muito claro e específico para as empresas: aumentar o lucro. Ao conseguir agilizar o trabalho, os profissionais ganham mais tempo para executar outras estratégias e atividades, aumentando as chances de ganhar mais dinheiro.
Os softwares de automação permitem que os profissionais acompanhem de maneira detalhada os resultados de cada ação realizada, fazendo com que seja possível verificar quais são os benefícios reais de cada estratégia e aperfeiçoar cada vez mais o plano traçado. A partir disso, as empresas conseguem otimizar as campanhas e em consequência, melhorar os resultados esperados.
Saiba como usar a automação de marketing
Se interessou pela ideia de conseguir agilizar as tarefas de marketing do seu negócio? Vamos apresentar a você algumas etapas essenciais para começar a colocar em prática esse recurso!
Defina a sua estratégia
Antes de começar qualquer processo, é preciso ter em mente quem é o seu público-alvo, qual é a sua persona, quais serão as métricas utilizadas e o resultado que você espera conseguir com essa estratégia.
Escolha uma boa ferramenta de automação de marketing
A evolução da tecnologia possibilitou a expansão do mercado e a criação de diversos softwares capazes de desempenhar essas tarefas. Sendo assim, basta você procurar qual ferramenta atende melhor às suas necessidades e começar a trabalhar.
Defina qual será o conteúdo oferecido ao público
Antes de iniciar de fato o processo, é necessário planejar toda a campanha que será realizada, desde quais serão os temas abordados, os conteúdos divulgados e como será a interação com o seu público.
Facilite o e-mail marketing
Ao utilizar as plataformas de automação é possível descobrir quais CTAs mais chamam a atenção dos seus destinatários no e-mail marketing e como eles preferem as landing pages. Além disso, permitem direcionar cada mensagem com informações pessoais, como nome e cidade.
Aumentar a interatividade nas redes sociais
Interagir com o público por meio das redes sociais se tornou algo essencial para todas as empresas, marcar presença na vida digital do seu consumidor é algo que não pode ficar de fora da sua estratégia.
A automação do marketing permite a criação de votações, enquetes, sorteios e formulários que permitem uma aproximação do consumidor, reforçando o relacionamento dele com a sua marca.
Acompanhe o gerenciamento de leads
Já imaginou a possibilidade de acompanhar em tempo real os seus leads? As plataformas de automação oferecem esse benefício!
Com essa tecnologia é possível acompanhar o ritmo de visitas em seu site e, a partir disso, enviar promoções exclusivas ou convites para realizar ações relacionadas às páginas que o usuário frequentou.
Gerenciar os leads e segmentar uma campanha para cada ação nunca foi tão fácil e rápido com a utilização da automação.
Veja as vantagens oferecidas pela automação de marketing
As empresas que entendem a importância de se inovar e melhorar a qualidade dos seus serviços de marketing a partir da implementação da automação de marketing têm algumas vantagens. Vamos indicar algumas delas.
Comunicação personalizada
A utilização dessa ferramenta possibilita segmentar cada contato feito com o seu consumidor de maneira personalizada, sem generalizar o público. Essa vantagem permite que o seu negócio possa melhorar a sua comunicação, agregando valor a cada estágio do funil percorrido pelo cliente.
Mais produtividade
Como a plataforma de automação é responsável por realizar tarefas que consomem muito tempo das equipes de marketing, os profissionais conseguem mais tempo de trabalho para focar em outros assuntos que podem ajudar ainda mais na obtenção de melhores resultados para a empresa.Geração de leads mais preparados
Quando o consumidor tem mais conhecimento, ele já sabe o que esperar de uma empresa ou do serviço realizado pela mesma. Sendo assim, se o trabalho esperado for realizado com sucesso, as chances dessa pessoa realizar recomendações e se fidelizar são maiores.
Descubra como conseguir uma automação de sucesso
Para conseguir implantar essa estratégia e conquistar números surpreendentes logo de cara, separamos algumas dicas essenciais que você precisa considerar na hora de utilizar a automação de marketing.
Liste todos os seus objetivos
Ao implantar a automação de marketing, considere que essa tecnologia é uma oportunidade de recomeçar, uma nova forma de trabalhar em seu negócio. Portanto, reveja os seus pontos positivos e negativos para que a sua equipe possa começar do zero e focando em objetivos claros e relevantes.
Alinhe a automação com o inbound marketing
Caso a sua empresa já utilize o inbound marketing na busca pela criação de conteúdo relevante para o público, a automação de marketing chega para auxiliar na ampliação dessa estratégia, possibilitando a geração de novos leads e o envio de mais e-mails segmentados.
Evite cair na mesmice do conteúdo genérico
A automação facilita muito a vida das empresas e às vezes, isso pode fazer com que o conteúdo enviado para o público se torne irrelevante, fugindo do que é proposto pela sua estratégia. Mantenha sempre uma qualidade excepcional do que é divulgado para os consumidores, procurando solucionar dúvidas e oferecer informações importantes.
Priorize o engajamento dos clientes atuais
Podemos afirmar que é muito mais fácil fidelizar um consumidor do que realizar todo o processo para conquistar um novo cliente. Em razão disso, não se esqueça de criar engajamento, produzindo conteúdo para manter esse lead ativo e expandindo a sua marca no mercado.A automação de marketing é uma grande aliada dos profissionais e apresenta benefícios incalculáveis para as empresas. Com tudo o que citamos no decorrer deste texto podemos notar a praticidade que a ferramenta oferece ao proporcionar mais tempo aos responsáveis para desenvolver novas campanhas e gerar mais receita para os negócios.
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