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Está na hora da sua empresa usar blog? Descubra aqui!

Eduardo Larbac - 17 de abril de 2018

Está na hora da sua empresa usar blog? Descubra aqui! Está na hora da sua empresa usar blog? Descubra aqui!
Atualmente, ter presença digital é importante para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Afinal, a Internet mudou o comportamento de compra do consumidor, que está cada vez mais conectado. Nesse sentido, além de contar com um site completo e com o auxílio das redes sociais, usar blog é indispensável para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Se você ainda não entende a importância de criar um blog para a sua empresa, chegou a hora de mudar essa ideia — e é justamente pensando nisso que preparei esse artigo. A seguir, entenda a relevância da ferramenta para o seu negócio, confira o que é um blog corporativo, quais suas principais vantagens e, enfim, aprenda a criar um blog de sucesso! Vamos lá?

O que é um blog corporativo?

Antes de partir para o conceito de blog corporativo, vamos falar um pouco sobre o que é um blog. Trata-se de uma página online voltada para o compartilhamento de conteúdos — como uma espécie de website, mas com menos funcionalidades. Se antigamente a ferramenta era utilizada pelos internautas como uma forma de diário virtual, hoje ela é cada vez mais adotada pelas empresas como um excelente canal de relacionamento com o cliente. Nesse sentido, surgem os blogs corporativos, nos quais é possível compartilhar conteúdos preciosos relacionados ao nicho do negócio e que vão agregar valor para o público-alvo. É possível até mesmo personalizar a comunicação da empresa, utilizando uma linguagem mais simples ou informal, de acordo com a situação. Dessa forma, a relação entre empresa e cliente se torna mais direta e até mesmo próxima, uma vez que esse público poderá comentar e compartilhar cada publicação.

Qual a importância de usar um blog?

Além do fato de que contar com um conteúdo relevante no blog possibilita a aproximação entre a empresa e seus clientes, existem outros fatores importantes da ferramenta. O mecanismo dos buscadores como o Google prioriza os sites e blogs que tenham um maior número de páginas anexadas. Isso quer dizer que cada publicação feita no seu blog corporativo contribui para aumentar a relevância e melhorar o seu ranqueamento. Outra questão importante quanto ao Search Engine Optimization (SEO) é o uso de palavras-chaves, que também são essenciais para colocar a sua página sempre em boas posições nas pesquisas do Google. Além disso, ao alimentar o canal com conteúdos bem elaborados e interagir com o público, a empresa acaba se estabelecendo perante o consumidor como um empreendimento que vai além da venda de produtos ou da prestação de serviços. Ela constrói uma reputação positiva e se torna uma referência de mercado e de autoridade em determinado assunto. Interessante, não é mesmo?

Quais as principais vantagens de criar um blog?

É um investimento de baixo custo

Não é preciso investir muito para criar um blog empresarial, uma vez que os custos para isso são baixos e capazes de gerar resultados satisfatórios a médio e longo prazo. Existem, inclusive, várias plataformas gratuitas e de fácil uso para a gestão de blogs, como o WordPress.

É dinâmico

O conteúdo de um site comum é fixo, mais limitado e quase não sofre atualizações, ou seja, toda vez que o usuário acessar, terá as mesmas informações. Já o blog carrega uma proposta totalmente diferente, baseada em atualizações constantes e publicações de conteúdos diversos. Isso faz com que o público seja cada vez mais atraído pela página.

Traz resultados permanentes

Quando você realiza uma campanha de marketing na televisão, por meio de impressos ou até mesmo anexando o seu banner em outros websites, ela ficará no ar por tempo limitado, concorda? Se você deixar de investir nessa divulgação, não terá mais espaço nesses canais. O blog, por outro lado, gera resultados permanentes. Mesmo que você deixe de atualizar a ferramenta, as publicações feitas até então permanecerão online e continuarão aparecendo nas buscas do Google, o que vai gerar tráfego de forma gratuita.

Torna mais simples o processo de venda

Mesmo que o cliente ainda não esteja no momento ideal para comprar ou adquirir os seus serviços, com as atualizações do seu blog, ele estará em contato constante com a empresa, adquirindo confiança no seu negócio. Dessa forma, quando ele finalmente decidir que é a hora de comprar, a sua marca tem grandes chances de ser a primeira a ser lembrada.

A minha empresa deve usar blog?

Com todas as vantagens que citamos até então, a resposta aqui não poderia ser diferente: sim! Se o que você deseja é gerar resultados por meio de uma iniciativa de baixo custo, porém com relevância inquestionável quanto às estratégias de marketing digital, contar com um blog corporativo é certamente uma excelente escolha. Contudo, não adianta simplesmente criar uma página por criar, sem alimentá-la com periodicidade ou promover o engajamento com o público-alvo. Assim, antes de colocar o seu blog no ar, confira as dicas que preparamos no próximo item!

Quais as melhores dicas para um blog de sucesso?

Mantenha a periodicidade

Tão ruim quanto ficar sem postar é publicar uma grande sequência de conteúdos em um só dia para depois passar um bom tempo sem atualizar o blog. Os usuários definitivamente não voltarão em sua página caso encontrem sempre os mesmos artigos toda vez que a acessarem. Por isso, estabeleça um cronograma de postagens e atente-se a ele. Isso ajuda a manter uma regularidade.

Faça textos diretos e dinâmicos

Independentemente do assunto abordado pelo blog em suas postagens, lembre-se de que o leitor da web dificilmente vai parar para ler um conteúdo extenso e formatado em grandes blocos de texto. Para esse fim, ele prefere livros e revistas. Desse modo, foque em trazer posts diretos e sem dar voltas no assunto, porém bem escritos e devidamente revisados, afinal é a imagem da sua empresa que está em jogo. Em grande parte dos casos, 500 palavras já garantem uma boa média. Além disso, usar imagens e outros recursos visuais com moderação é uma boa pedida para contribuir com a leveza e dinamismo da leitura.

Não foque apenas na sua empresa

O interessante do blog é a possibilidade de variar os conteúdos e trazer atualizações que agreguem ao cotidiano dos usuários. Se você criar um blog empresarial, porém, postar apenas notícias sobre a sua empresa pode atrair cada vez menos tráfego. Dessa maneira, use o seu blog para informar. Fale menos da sua empresa e mais sobre o universo na qual ela está inserida.

Forneça links para compartilhamento

Para ampliar o alcance dos seus conteúdos e atingir cada vez mais clientes em potencial, é fundamental disponibilizar botões de compartilhamento no fim de cada postagem. Isso incentiva o leitor a enviar o conteúdo por e-mail para um amigo ou compartilhá-lo nas principais redes sociais. Neste post, você entendeu por que usar um blog é essencial para a eficácia e alcance da sua estratégia de marketing digital. Como consequência, os resultados do seu negócio aumentarão, atraindo e até mesmo fidelizando clientes. Assim, coloque em prática as dicas listadas e amplie a sua presença digital. Gostou do artigo? Quer receber mais conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada? Não deixe de assinar agora mesmo a newsletter!

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Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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