Quem começa a investir em marketing digital sabe da importância de aparecer nos primeiros resultados de busca do Google. Isso demonstra autoridade sobre um assunto e aumenta significativamente a porcentagem de cliques.
Para que isso aconteça, é necessário investir em estratégias. É aí que o Search Engine Optimization (SEO) entra em cena. Hoje, existem inúmeros mecanismos para a inserção da técnica no conteúdo visando ao alcance das melhores posições.
Para entender mais sobre o conceito e conhecer as principais ferramentas de SEO, continue a leitura!
O que é SEO?
Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de técnicas usadas para que as páginas de um blog ou site de uma empresa alcancem os melhores posicionamentos nas páginas de busca. Como consequência, o resultado orgânico (gratuito) é cada vez mais alto e sua marca aparece como autoridade em determinado assunto.
O processo de otimização, essencial no trabalho de marketing digital, tem várias etapas. Portanto, diversas ferramentas foram elaboradas para auxiliar a estratégia ― algumas mais abrangentes, outras específicas, voltadas apenas a determinada fase.
Quais as principais ferramentas de SEO?
Confira a importância de cada etapa de SEO e quais as ferramentas ideais para cada uma delas:
Para palavras-chave
A escolha da palavra-chave ideal é essencial para a criação do conteúdo, pois é nela que você pensa em quais termos o usuário vai digitar nas ferramentas de busca para chegar até o seu conteúdo. A escolha deve obedecer a determinados critérios e levar em consideração a relevância em pesquisas e objetividade do resultado, entre outros fatores. Veja algumas ferramentas que podem ajudar você nisso:
Keyword Planner
O planejador de palavras-chave do Google é um velho conhecido dos profissionais de marketing digital. Nele, você pesquisa termos relevantes para seu site, produto ou serviço, e recebe as sugestões de palavras-chave mais relevantes. Também é possível comparar tendências de palavras, ver com que frequência são pesquisadas e analisar o histórico mensal de desempenho.
Keywordtool.io
A ferramenta já se aponta como “a melhor alternativa para o planejador do Google”. A versão gratuita do Keyword Toolapresenta mais de 750 palavras-chave relacionadas ao termo que você pesquisar ― elas ficam organizadas em ordem alfabética. Além disso, não é obrigatório criar uma conta para usá-la.
Por meio de uma pesquisa bem minuciosa, o Keyword Tool descobre ótimas palavras-chave long tail (mais específicas e longas) baseadas na head tail (curta e abrangente) que você digitou. Ele considera principalmente os termos que geram um bom volume de busca.
Übersuggest
Trabalha como o recurso autocompletar do Google: quando você começa a escrever sua pesquisa na barra do buscador, ele faz uma lista de sugestões baseada na palavra que começou a digitar, certo? O Übersuggest funciona da mesma forma. Ele lista, em ordem alfabética, uma série de sugestões baseadas nas pesquisas relacionadas a sua palavra-chave. O melhor: também é gratuito.
Google Trends
Outra ferramenta do Google, o Trends possibilita que você confira a popularidade das palavras-chave já definidas. Por meio de gráficos, dá para visualizar a frequência e variação dos termos em determinado período de tempo, em várias regiões do mundo e idiomas.
Para análise on-page
Otimizações on-page são aquelas que devem ser feitas dentro da página, site ou blog. Elas são necessárias para que os buscadores percebam que seu conteúdo é de qualidade, não apenas um caça-cliques.
Aqui, a importância das ferramentas é ainda maior. Além de precisar de um trabalho mais detalhado, as chances de deixar passar algo a olho nu é ainda maior.
Você vai analisar qualidade e tamanho do conteúdo, títulos internos, SEO Title (aquele que aparece nas SERPs), uso da palavra-chave, imagens e muito mais.
Veja quais ferramentas vão ajudar nisso:
Screaming Frog
Muito completo, o Screaming Frog simula um crawler, robô rastreador que analisa informações com base em sua relevância sobre determinado assunto. Com isso, ele oferece uma análise completa de SEO em sua página. Todas as informações podem ser filtradas, exportadas e abertas no Excel.
Com isso, ele avalia o que pode ser melhorado na sua página, identifica links quebrados e otimiza processos lentos.
SEO Master Free Scanner
Como o próprio nome diz, o SEO Master é uma ferramenta gratuita e, ao contrário do Screaming Frog, totalmente em português. Você digita a URL, a palavra-chave, a palavra de confirmação e o site começa a fazer uma varredura para análise e pontuação de detalhes que podem ser melhorados para que a página suba nos rankings dos mecanismos de busca.
Google Search Console
Mais uma ferramenta do nosso buscador preferido. O Google Search Console oferece diversos recursos que possibilitam que você descubra como o mecanismo está lendo cada parte da sua página. Você analisa cliques da pesquisa, recebe alerta de erros e pode testar se o Google está entendendo o seu conteúdo, entre vários recursos adicionais.
Traffic Travis
Ferramenta gratuita para download, o Traffic Travis oferece vários recursos para análise de SEO ― muitos deles voltados apenas a fatores on-page. Você verifica PageRank, backlinks (links de sites voltados para o seu), títulos internos, imagens e descrições, por exemplo.
Para análise off-page
Agora você vai avaliar os fatores fora do seu site ou blog. Aqui a qualidade do seu conteúdo também importa: você vai descobrir quantos sites estão fazendo backlink para o seu. Além disso, também é hora de analisar o número de menções e compartilhamentos nas redes sociais (menções sociais) e em outros sites.
SEMrush
Apesar de pago, o SEMrush permite que você faça cinco pesquisas gratuitas por dia e oferece uma semana de uso sem custo. Com ele, você faz uma busca usando qualquer site, não necessariamente o seu. Ele traz informações sobre quantidade e confiabilidade de backlinks, texto-âncora usado e muito mais. Por essas razões, é considerado uma das melhores ferramentas de SEO.
Majestic
Voltada totalmente para off-page, a Majestic tem um funcionamento simples: basta você inserir a URL do site para que a ferramenta faça relatórios de backlinks e aponte a qualidade de cada um deles. Dá também para comparar o desempenho de duas URLs distintas, descobrir a diversidade de perfis de links e ver o histórico deles.
A Majestic tem uma versão gratuita (limitada) e outra paga, com diversas funcionalidades.
Ahrefs
A Ahrefs é ótima para análise de concorrências e de backlinks. Ela mostra o porquê do posicionamento de determinado site e o que você deve fazer para superá-lo. O site tem um banco de dados muito completo.
Para monitoramento de posições
Aqui é a hora de verificar se as estratégias de SEO estão dando certo e se finalmente você conseguiu uma posição alta na SERP.
SEMrush
Sim, o SEMrush aparece novamente nesta lista, pois uma de suas principais funções é justamente o monitoramento. Portanto, além de analisar as palavras-chave mais rentáveis para seu domínio, você também descobre as estratégias de pesquisas orgânicas e pagas dos seus concorrentes. Ele também proporciona a análise global do seu site, incluindo a URL, e o posicionamento regional, nacional e global para sua palavra-chave.
Rank Monitor
A ferramenta brasileira e gratuita de SEO permite que você monitore o desempenho das palavras-chave por meio do histórico e de gráficos. Também dá para descobrir quais as páginas mais importantes do seu site e o volume de buscas da sua palavra-chave.
Pro Rank Tracker
Ferramenta paga e totalmente voltada a analisar o desempenho de palavras-chave, o Pro Rank Tracker oferece relatórios completos e gráficos, que permitem uma análise mais precisa e clara. Ele também permite que você confira o desempenho das páginas no Yahoo e no Bing.
Como você notou, a otimização para mecanismos de busca é essencial para alcançar os primeiros resultados e, com isso, aumentar o tráfego não pago da sua página, site ou blog. Para facilitar esse processo, existem inúmeras ferramentas de SEO. Cabe ao profissional de marketing escolher as mais adequadas a determinadas etapas da estratégia e monitorar constantemente para se certificar de que os objetivos estão sendo alcançados.
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