O YouTube nunca esteve tão em alta quanto nos dias de hoje. Nesse contexto, é comum que cada vez mais pessoas se interessem por fazer parte da maior plataforma de compartilhamento de vídeos, criando seus próprios materiais, conquistando inscritos e até mesmo se consagrando como youtuber, uma das mais novas profissões da atualidade. Para isso, contar com o YouTube marketing é fundamental.
Se você quer obter mais visualizações e engajamento em seus vídeos — o que é essencial para crescer dentro da plataforma —, precisa ir além de oferecer um ótimo conteúdo.
Existem diversas estratégias de marketing para atingir bons resultados no YouTube, e é sobre isso que vou falar neste artigo. Para entender melhor, continue a leitura!
Por que investir no YouTube?
Não há dúvidas de que o YouTube é um dos gigantes da atualidade. Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela própria ferramenta, são 1,5 bilhão de usuários ativos mensais. Além disso, foi apontado que o mundo assiste mais de 1 bilhão de horas de vídeos todos os dias na plataforma.
No Brasil, o sucesso do YouTube não poderia ser maior. Somos o segundo país que mais passa tempo conectado à plataforma. O YouTube Insights 2017 revelou que a audiência por aqui passou de 63 para 98 milhões de usuários mensais nos dois últimos anos. Para completar, 96% dos brasileiros entre 18 e 35 anos acessam o site.
Esses dados sozinhos já são capazes de fazê-lo entender a importância de investir no YouTube atualmente, não é mesmo? No entanto, saiba que os atrativos da ferramenta não acabam por aqui.
Além de ser ótima fonte de entretenimento e conhecimento, a plataforma é um meio de fazer negócio, atraindo seu público-alvo por meio de conteúdos atraentes e relevantes. Foi constatado que quem assiste aos vídeos tem 1,3 vezes mais chances de comprar algo ou de realizar uma ação.
Temos em mãos, então, outra informação importante quanto à relevância do YouTube. Uma estratégia de vídeo fortalece sua marca em níveis significantes, e com as dicas que listaremos a seguir, os resultados podem ser mais que surpreendentes.
Como produzir conteúdo e fazer YouTube marketing?
1. Entenda o público
Como em qualquer estratégia de marketing, conhecer quem você pretende alcançar com o canal é certamente o primeiro passo.
É importante saber a fundo quem é a audiência, considerando fatores como faixa etária, sexo, hobbies, entre outros. Somente entendendo os gostos e necessidades do seu público-alvo que você será capaz de produzir vídeos realmente relevantes.
2. Aposte em conteúdo breve
Se o seu canal ainda está começando, fazer vídeos longos não é a melhor alternativa. Conteúdos extensos exigem mais esforços na edição do material — e fazer isso quando ainda não se tem um público consolidado e interessado em assistir os vídeos pode não trazer os resultados esperados.
Sendo assim, procure apostar em vídeos mais curtos (com no máximo 5 a 7 minutos ou até mesmo 2 a 3 minutos); porém, de qualidade. Há uma extensa gama de opções de conteúdo, como tutoriais, dicas, TAGs, vlogs, entre outras. Vá, então, mostrando aos poucos o seu estilo como YouTuber para os inscritos.
3. Invista na qualidade da produção e edição
Não foi só o número de usuários do YouTube que cresceu. Os níveis de qualidade exigidos por essas audiências também aumentou significativamente ao longo do tempo. Sendo assim, é preciso investir bastante em planejamento e edição para se dar bem na plataforma.
Lembre que a qualidade do vídeo é algo muito importante para quem está assistindo. Dificilmente alguém se tornará inscrito se os seus conteúdos apresentarem problemas, como áudios ou imagens ruins. A edição também é um fator relevante nesse sentido, por isso, além de fazer os devidos cortes, procure inserir vinhetas e colocar músicas de fundo, quando necessário.
É ideal contar não só com uma câmera de qualidade, mas também com um tripé que garanta estabilidade, um cenário de gravação bem iluminado e um bom programa de edição.
4. Trabalhe o SEO
Embora o YouTube não seja tão claro quanto aos critérios de ranqueamento, é possível afirmar que contar com técnicas de SEO faz toda a diferença para quem deseja conquistar visualizações e inscritos.
Portanto, preencha todos os campos solicitados na postagem do vídeo, saiba trabalhar de forma inteligente com as palavras-chave e crie thumbnails (miniaturas personalizadas) que chamem a atenção do seu público.
5. Analise resultados
Se estamos falando de marketing digital, precisamos falar de análise e mensuração. Afinal, nada adianta fazer uma excelente campanha se os resultados não forem devidamente acompanhados para que melhorias e otimizações sejam realizadas a tempo.
Isso não poderia ser diferente no YouTube marketing. É necessário definir os indicadores (também conhecidos por KPI’s) a serem gerenciados e contar com ferramentas de análise específicas para cada um. Aqui, é interessante focar em três KPIs:
– visualizações;
– tempo assistido;
– origem do tráfego.
6. Mantenha a frequência nas publicações
Assim como nas estratégias de conteúdo para blogs e redes sociais, é interessante adotar um cronograma de postagens e procurar segui-lo à risca. De início, postar ao menos uma vez por semana é o ideal.
Considere que o público do YouTube é bastante exigente quando o assunto é frequência, e por isso prioriza canais que são constantemente atualizados.
7. Compartilhe o vídeo em outras redes sociais
Compartilhar o seu vídeo nas demais mídias é fundamental para aumentar o alcance do conteúdo. Tire proveito do fato que 8 em cada 10 internautas encontram vídeos por meio das redes sociais.
Sempre que lançar um novo vídeo no canal, não esqueça de divulgá-lo principalmente nas plataformas que façam sentido para você, ou seja, aquelas em que o seu público-alvo estará presente.
Viu só como o YouTube marketing não se trata de um bicho de sete cabeças? Embora não exista fórmula pronta para o sucesso, colocar em prática as dicas do post é certamente uma das chaves para conseguir mais visualizações na plataforma. Sendo assim, capriche no conteúdo, considere as estratégias de marketing e mãos à obra!
E então, gostou do artigo? Acesse minha página no facebook e aprenda mais sobre Marketing Digital e Web Rádio.
Caso você ainda não tenha se convencido dos “poderes” que o CRO pode oferecer a você e seu site, separamos uma pequena lista com alguns benefícios dessa campanha, além de aumentar os leads e as vendas, o que já é um ótimo motivo para investir.
4 Comentário
Acho muito oportuno essas dicas! Além do mais temos sempre que nos atualizar para obter êxito esperado.
Olá Valdir! A busca por conhecimento é fundamental. Obrigado pelo feedback e fico feliz que tenha gostado :D
Excelentes dicas, principalmente esta de diminuir o tamanho dos vídeos enquanto o canal é novo e desconhecido. Excelente pois a edição realmente é o que mais demanda tempo.
Que bom que gostou das dicas amigo! Espero que possa te ajudar :D