Procurando estratégias para melhorar a comunicação com os clientes nas redes sociais? Hoje vamos apresentar o Facebook Messenger Bot, um avanço da tecnologia que está revolucionando a maneira de as empresas se comunicarem com os consumidores.
As inovações tecnológicas estão crescendo cada vez mais e as empresas precisam se esforçar para acompanhar essas evoluções, oferecendo experiências diferenciadas para os seus consumidores.
Neste texto, você vai aprender o que é o Facebook Messenger Bot e como utilizar essa ferramenta para beneficiar a sua empresa na hora de alcançar novos resultados com o uso de estratégias de marketing digital.
O que é um ChatBot?
Antes de começarmos a explicar o que é o Facebook Messenger Bot, você precisa saber o que é um ChatBot.
A expressão, que pode ser traduzida para o português como ”robô de conversação’’, designa uma ferramenta que foi desenvolvida para simular conversas com humanos a partir de comandos pré-determinados em suas configurações.
Do desenvolvimento até os dias atuais, essa ferramenta foi ganhando espaço nas redes sociais das grandes empresas uma vez que facilita o processo de atendimento ao cliente e contribui para a obtenção de uma experiência positiva de compra por parte do usuário e para a concretização das vendas.
Se programado e planejado para atender as necessidades do usuário, o ChatBot amplia as possibilidades de interação, possibilitando a conquista de bons resultados com o investimento.
Quais são as vantagens de utilizar o Facebook Messenger Bot?
Está gostando da ideia de utilizar um robô para conversar com os seus clientes? Então continue a sua leitura porque agora vamos apresentar as vantagens de investir nesse sistema baseado em ChatBots.
Sempre disponível
É muito difícil estruturar e manter uma equipe que fique disponível 24 horas por dia e que atenda todos os usuários que entram em contato com a empresa por meio das redes sociais.
Quando uma empresa decide investir na implantação do Facebook Messenger Bot, o atendimento ao cliente é unificado e se torna mais rápido, independentemente do horário de contato por parte do usuário.
Respostas mais rápidas
Hoje em dia, os clientes procuram empresas que oferecem atendimento ágil, prático e rápido, sem muita burocracia e com respostas simples. Ao utilizar o ChatBot, é possível oferecer tudo isso para o seu cliente.
O tempo que um funcionário leva para estudar, planejar e elaborar uma resposta é o suficiente para que o Facebook Messenge Bot avalie o questionamento do cliente, abstraia o problema e, finalmente, descubra e apresente uma solução.
Essa estratégia otimiza o tempo do consumidor e faz com que a sua empresa não necessite de tantos profissionais atuando exclusivamente no esclarecimento de dúvidas ou solução de problemas.
Facilitação de contato com o lead
Apesar de ser utilizado essencialmente para esclarecer dúvidas, solucionar problemas e realizar o primeiro atendimento on-line ao usuário, o Facebook Messenger Bot também pode ser programado para entrar em contato com os lead e direcionar o cliente para realizar outras ações de relacionamento.
Potencialização das vendas
Existem diversas programações que podem ser efetuadas via Facebook Messenger Bot e uma delas é realizar uma venda sem a necessidade de intervenção de algum vendedor ou outro profissional para auxiliar o potencial consumidor.
De maneira simples e rápida, o Messenger Bot é capaz de direcionar o cliente a realizar uma compra na sua empresa, proporcionando um rápido retorno sobre o investimento realizado na ferramenta.
Quais melhores ferramentas para desenvolver o Messenger Bot?
Separamos uma lista com os principais programas de desenvolvimento de ChatBots que podem ser utilizados para a criação e implantação dessa ferramenta no seu Facebook Messenger. Confira:
ChatFuel
Disponibilizado ao público a partir de 2015, o ChatFuel é um dos primeiros responsáveis pela expansão dos ChatBots ao redor do mundo.
Inicialmente, o sistema foi implantado no Telegram. No entanto, hoje a atenção deles é voltada para o Facebook Messenger Bot.
O ChatFuel é gratuito e possui clientes como a Forbes e alguns times da NFL e NBA.
ChatClub
Muito conhecido no Brasil, o ChatClub é utilizado por artistas como o Luan Santana, atletas do UFC e pela FOX.
A plataforma oferece duas possibilidades de configurações para o Facebook Messenger Bot:
Chatbot de conteúdo – possibilita a divulgação de conteúdos interativos, recomendado para marcas e figuras públicas;Chatbot de FAQ – oferece suporte para esclarecimento de dúvidas e atendimento rápido ao consumidor; mais utilizado por grandes empresas que precisam oferecer suporte ao cliente.
Bots for Messenger
Com o surgimento de várias plataformas específicas para a criação de ChatBots, o Facebook resolveu lançar o Bots For Messenger em 2017.
Essa ferramenta foi criada exclusivamente para ser utilizada no desenvolvimento de ChatBots no Messenger e tem como objetivo principal atrair a atenção das empresas para melhorar o relacionamento com os seus clientes dentro do Facebook.
O Bots for Messenger é gratuito, mas é preciso possuir conhecimento básico de programação para conseguir desenvolver as configurações do seu ChatBot.
Como obter melhores resultados com o Facebook Messenger Bot?
Agora você já sabe o que são ChatBots, entende as vantagens de utilizar essa ferramenta e conhece quais empresas possibilitam o desenvolvimento dessa estratégia. O próximo passo é entender como elaborar um cenário para desenvolver a conversação ideal entre um bot e o usuário, buscando oferecer um atendimento completo e de qualidade.
Crie uma tela de boas-vindas
Essa é a primeira fase de uma conversação entre o Facebook Messenger Bot e o usuário que deseja algum atendimento. Nessa etapa, o cliente deve encontrar uma tela inicial e um botão que inicialize a conversa com o robô.
Disponibilizar um botão de ”Início”
É uma ótima estratégia para que você consiga guiar o cliente durante a conversa, evitando que ele envie alguma mensagem para a qual o bot não esteja preparado para responder prontamente.
Adicione opções ”Quick Replies”
Ofereça ao seu consumidor um rol de possíveis dúvidas ou problemas que o bot seja capaz de responder e solucionar prontamente, sem a necessidade estender a comunicação para a empresa.
O Facebook Messenger Bot oferece dez opções de respostas rápidas que otimizam o tempo do consumidor e agilizam o atendimento da empresa, proporcionando uma experiência de qualidade ao cliente.
Envie Cards
Os cards são imagens promocionais que podem ser utilizadas no lugar das respostas rápidas. No entanto, essa ferramenta só permite o envio de um card por vez.
Utilize o Carrossel
O Carrossel é utilizado pelas empresas ou marcas que desejam enviar várias fotos ou vídeos aos usuários por meio do Facebook Messenger Bot.
Essa ferramenta permite o envio de dez arquivos que podem ser visualizados com título, texto e botões de direcionamento para links externos.
O Facebook Messenger Bot é uma tecnologia que oferece diversas possibilidades para uma marca, sendo assim, não perca tempo e comece a explorar essa ferramenta em sua página. Os resultados podem ser surpreendentes, elevando o nível da sua empresa!
Você deve se lembrar de que o Facebook Messenger Bot precisa oferecer um diálogo natural e simples para o cliente, dessa forma, o cliente não vai sentir que a abordagem da sua empresa é artificial e sim moderna e engajada nas novas tecnologias para proporcionar o melhor atendimento ao consumidor.
Gostou de conhecer o Facebook Messenger Bot? Então, siga a minha página no Facebook para acompanhar outras atualizações sobre inovações no marketing digital!