O marketing digital cresce juntamente aos avanços da internet, ou seja: rapidamente e propondo transformações inovadoras na maneira das empresas se comunicarem com o público.
Aquela comunicação de massa, proposta pelos veículos tradicionais, já não são atraentes como foram por anos a fio e isso se deve a inúmeros fatores, a ascensão da web, a linguagem e comportamento da sociedade e claro, a abordagem inovadora do marketing digital.
O Marketing digital tem como fundamento criar relação com o público e desenvolver a identidade da marca por meio disso, entendendo, principalmente, que a forma de consumir se modificou.
As pessoas não querem só comprar um produto ou serviço, elas desejam estar cientes do posicionamento da empresa que os oferece, como ela interage com seus consumidores, quais são seus propósitos, valores e ideias. Hoje o que pode ser pago com dinheiro é visto como segundo ou até terceiro ponto.
É justamente por esses desdobramentos que o marketing digital é tão transformador, pois utiliza os canais que possibilitam a transmissão dessas ideias de forma direta e personalizada, fortalecendo o vínculo com o público.
Mas quais são esses meio de contato? Conheça agora 4 conceitos base do marketing digital!
1 – Conteúdo
Essa é a nova forma das empresas atraírem o público para perto promovendo uma troca justa para ambos. Como assim? O universo digital é ditado pela circulação rápida de informações e é exatamente isso que as pessoas buscam nele: se informar. Seja por vídeos, podcasts ou imagens. Em alta, há o marketing de conteúdo, que caminha ombro a ombro com o marketing digital. Isso porque se tratando da internet, por exemplo, sejam as mídias sociais ou sites, as pessoas buscam neles conteúdos que possam ser pertinentes a elas. O conteúdo faz a venda parecer somente um detalhe, pois uma empresa, embora precise vender para continuar funcionando, se preocupa neste momento em oferecer ao seu público algo que fortaleça a sua relação e imagem com ele.2 – Funil de vendas
O funil filtra informações de um cliente desde que ele é apenas um visitante na página procurando por algum produto ou a resolução de um problema, acompanhando-o até se tornar comprador assíduo. Sendo dividido em:- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidades;
- Vendas.