A ‘rede social do trabalho’ fundada em 2003 por Jeff Weiner cresce a cada dia que passa, transcendendo até o seu significado inicial: conectar recrutadores e quem está em busca de emprego.
Essa ainda é uma de suas utilidades, é verdade, porém o LinkedIN vem em uma ascensão meteórica desde 2015, não se limitando somente a quem almeja aquele trabalho dos sonhos.
Geralmente costumam definir o LinkedIN como ‘’tipo o Facebook’, mas a semelhança só fica na interface, já que o princípio de um é voltado ao entretenimento, enquanto o outro serve para o relacionamento profissional.
Mas por que criar um perfil no LinkedIN? Confira agora os 4 principais motivos!
1 Networking
Independe de estar trabalhando ou não, conexões são muito importantes. Aliás, não só no trabalho, como em qualquer âmbito da vida. Usar o linkedIN com a finalidade de gerar o ‘network’ com antigos colegas de trabalho, conhecidos ou mesmo desconhecidos, fazer parte de grupos e comunidades voltadas à sua área de atuação ou de acordo com a sua lista de contato, é crucial para ficar inteirado sobre as novidades do mercado.2 Se informar
O LinkedIn também tem essa função! Como mencionado anteriormente, ele já não serve apenas para procurar vagas e é muito comum pessoas relevantes em seu ramo publicarem materiais informativos como vídeos, artigos, atividades ou apenas posts com dicas simples. Normalmente empresários renomados publicam conteúdos sobre suas respectivas carreiras e prestam uma espécie de ‘consultoria online’, como é o caso do empreendedor José Paulo. José Paulo é Mestre e Doutor em Administração de Empresas e Pós-Doutor em Relações Internacionais pela FCU/USA e CEO do Grupo Ideal Trends, um dos maiores conglomerados da América Latina. Em seu LinkedIN, José Paulo frequentemente publica artigos e atividades relacionados ao mundo do empreendedorismo, fundamentados em sua jornada de sucesso, iniciada em 95 e em pleno progresso nos dias atuais. Os posts de José Paulo são altamente informativos e pautados em: liderança, meritocracia, empreendedorismo e rotina, agregando valor às suas conexões. Conteúdos como os de José Paulo representam um dos desdobramentos do LinkedIN e são úteis a quem busca possuir mais conhecimento sobre a área de seu interesse.3 Gerar credibilidade profissional
Hoje, quase ninguém consegue um emprego entregando currículos na Avenida Paulista, felizmente. Isto é, menos esforços a quem procura e também a quem contrata. O LinkedIN traz valor a quem está presente na rede social. Visitando comunidades, é possível interagir nas publicações e assim, ser recomendado por quem as lê e também por amigos e ex companheiros de trabalho. Logo, quando o RH de alguma empresa visitar seu perfil, as chances de te chamarem para uma entrevista são consideravelmente maiores. Para tal, é necessário engajar, publicar, comentar, curtir e, principalmente, manter o perfil 100% atualizado! Perfis que soam abandonados, são descartados.4 Procurar emprego
É óbvio! O famoso e-mail para o RH ainda funciona, entretanto, as empresas hoje enxergam as contas do LinkedIN de modo especial. A rede social do trabalho só poderia ter essa finalidade, não é mesmo? Mas, o que fazer para ter um bom perfil e assim se destacar dos outros candidatos?Como ter um bom perfil no LinkedIN
Um perfil que contém uma bagagem profissional incrível, certamente se destaca dos demais, porém, ainda assim as informações precisam ser estruturadas da maneira correta. As dicas bônus são:- Foto: perfis com fotos são comprovadamente mais interessantes a quem contrata. Claramente aquela foto no réveillon com roupa branca e óculos escuros não se encaixa, não é mesmo? Opte por fotos sorrindo em primeiro plano (PP) em um ambiente com fundo neutro;
- O resumo: ele precisa ser escrito com muita cautela, sendo esclarecedor e atraente. Discorra sobre atividades, hobbies, empregos passados e o atual, ambições pessoais e profissionais;
- Preenchimento: não existe ‘’faltou só um campo’’, todas as seções precisam ser completas! Inconsistência de dados passa a impressão de abandono, logo, perde confiabilidade;
- URL: personalize! Assim, fica mais fácil do seu perfil ser encontrado e também o permite aparecer em páginas de alto alcance, como o Google;
- Publique: usar o LinkedIn como se fosse um ‘blog’ também é interessantíssimo! Conteúdos deste teor engajam e se bem feitos trazem relevância à conta.