Visitantes, leads, oportunidades e vendas. Essas são as etapas que uma pessoa passa até se tornar cliente. Mas, como funciona cada fase desse processo e qual a melhor maneira de fazer um desconhecido se tornar um cliente fiel?
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Marketing digital
Adotar as estratégias de marketing digital não só é interessante como é primordial para converter leads. Antes de mais nada, é necessário um spoiler por aqui. A conversão acontecerá tendo dois elementos como base: relacionamento e conteúdo. ‘’Como assim? Eu só quero que a pessoa compre’’. Isso todo mundo quer. Porém, há um caminho (longo ou não) a ser percorrido até acontecer. O marketing digital é baseado na relação das empresas com o público, tendo, obviamente, os canais digitais como meio de comunicação. Os consumidores hoje, não apenas buscam por um produto ou serviço, eles querem saber como uma empresa se posiciona, quais são os valores cultivados por ela, ideias que representa e como tudo isso poderá ser agregador. Ou seja, o relacionamento entre marca e público torna-se fundamental. É durante essa troca que as estratégias de marketing digital começam a demonstrar sua eficácia. Captando informações do lead, é possível realizar uma comunicação mais direta e personalizada com ele oferecendo materiais que sejam de seu interesse, é exatamente agora que entra o conteúdo.Conteúdo
Quando já se tem uma relação minimamente profunda com o público, é hora de nutri-lo, até que a venda seja o desfecho. As informações que interessam o público devem ser exploradas nesta etapa. O contato através dos canais diretos do marketing digital serão os grandes disseminadores dos materiais. Por exemplo, instagram, E-mail e Facebook são ferramentas que garantirão a nutrição do lead por meio de uma comunicação sem mediações e customizada, trazendo-o mais ainda para perto. O lead qualificado a todo momento tem a sensação de que pode se beneficiar com o produto ou serviço oferecido, então, se cadastra com a intenção receber materiais que falem sobre o produto ou serviço que é de seu interesse, como: e-books, conteúdos de blog, podcasts, dentre outros, até que se move a uma eventual compra. O marketing de conteúdo é a nova maneira de atrair leads, através de uma comunicação leve e altamente informativa, gerando valor aos dois lados: à empresa e ao consumidor, fazendo a venda parecer mero detalhe.Canais de prospecção de leads
Para conquistar leads qualificados, a melhor estratégia é utilizar os canais receptivos para prospectar, como por exemplo o Marketing de Posicionamento na Internet, o MPI. O MPI é uma metodologia patenteada pela Doutores da Web e tem como intuito posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de maneira 100% orgânica. Na prática, o MPI funciona assim: através do estudo de palavras-chave realizado pela Doutores da Web, é levantado quais são os termos relevantes àquele produto/serviço e assim, a empresa que o oferece é colocada entre os primeiros 10 resultados da busca. O primeiro resultado da busca orgânica tem, segundo estudos, 21% mais acessos que os demais e, de acordo com o GoogleADwords, cerca de 100 bilhões de pesquisas são realizadas mensalmente, o que dá 3.3 bilhões de buscas diárias. Logo, a importância da metodologia MPI é comprovada. Portanto, o MPI é uma excelente estratégia para captar mais clientes, pois a médio prazo oferece:- Aumento de credibilidade;
- Visibilidade;
- Mais clientes;
- Maior lucratividade.