Com o surgimento e com o crescimento das inúmeras ferramentas digitais disponíveis hoje na internet, verificou-se, também, uma mudança na maneira como as marcas posicionam-se dentro do mercado.
Isso decorre do fato de que o mundo virtual se mostrou capaz de expandir os limites das ações das empresas, permitindo a elaboração de estratégias na internet, nas redes sociais e nos dispositivos eletrônicos. Nesse sentido, será abordado no texto o conceito de marketing digital e quais são as suas vantagens para o crescimento de pequenas empresas.
Marketing digital: o que é e quais os seus benefícios
O marketing digital pode ser considerado toda e qualquer ação de promoção de marcas ou de produtos através de mídias digitais. Portanto, pode-se dizer que o marketing digital engloba todos os esforços empreendidos por uma marca dentro do mundo virtual. É importante ressaltar que as estratégias desenvolvidas nessa área podem ser utilizadas por inúmeros setores, como empresas, ONG’s, universidades, igrejas ou associações, por meio de canais digitais entre os quais se inserem blogs, sites, e-mail, motores de busca, redes sociais, entre outros. A maior vantagem existente no uso de tais canais é que eles permitem o teste e a observação da efetividade das ações de uma empresa, a qual consegue calcular os retornos de seus investimentos. Com isso, por exemplo, uma empresa que oferece serviços de filmagem com drone pode investir certa quantia no desenvolvimento de um site oficial para a venda de seus produtos. Assim, recursos digitais possibilitam o registro do faturamento da firma após a criação do site. O mais importante é que dentro do universo de marketing digital existem uma série de estratégias que podem ser utilizadas, entre as quais é possível citar:- O inbound marketing
- O marketing de conteúdo
- As estratégias de SEO
- O engajamento nas redes sociais