Com o aumento da importância da internet nos dias atuais, as empresas vêm precisando se adaptar a esse novo mundo e às suas diversas formas de conquistar lucro. Nesse sentido, um funil de vendas é um dos principais conceitos do que hoje se chama de marketing digital, uma área do marketing responsável por tratar de todos os processos relacionados à imagem de um produto ou de uma marca dentro dos canais digitais.
Por isso, uma empresa que não possui um funil de vendas estruturado muito provavelmente está deixando de ganhar dinheiro. É importante dizer que o funil de vendas poder ser utilizado por uma vasta gama de segmentos, desde lojas de carros até empresas de esquadrias de alumínio.
O texto a seguir irá abordar o conceito de funil de vendas, explicando como ele funciona, por quais etapas precisa passar e como desenvolver um.
No que consiste um funil de vendas
De uma maneira simplificada, o funil de vendas, também conhecido pelo termo em inglês “pipeline”, é um modelo estratégico que busca estruturar o caminho percorrido por um cliente desde o primeiro contato com uma empresa até a realização da compra, podendo ir além desta última parte. Portanto, o funil de vendas procura representar a jornada de um potencial consumidor até a concretização de uma venda, seja esta a aquisição de um produto ou a contratação de um serviço, como um aluguel de galpão industrial. Fazer uma compra é uma ação diferente para cada tipo de pessoa. Contudo, a compra pode ser dividida em etapas. Isso decorre do fato de que todos os clientes passam por momentos iguais que definem se ele está perto ou longe de efetuar uma compra. Então, um cliente que descobriu sobre a existência de um produto há um minuto provavelmente está menos propenso a comprar do que outra pessoa que já possui uma opinião estruturada em artigos, resenhas, estatísticas, entre outras informações. Entre as principais vantagens de se utilizar um funil de venda, têm-se:- Os seus resultados são previsíveis;
- A gestão comercial fica otimizada;
- A produtividade da empresa aumenta;
- Possibilita o aprimoramento dos produtos e serviços;
- As oportunidades são melhores aproveitadas.
Um Comentário
Boa noite Eduardo, incrível como vc pensa nos mínimos detalhes do marketing, funil de vendas é sensacional, deve ser interessante e importante ver funcionando na prática , muito bom , parabéns !