Quando feito de maneira correta, o storytelling de empresas é capaz de oferecer aos consumidores um bom motivo para comprar um determinado produto ou serviço. Uma boa marca deve inspirar e criar conexões sentimentais com as pessoas para que ela seja bem lembrada.
Assim, uma das maneiras de conseguir isso é através do storytelling, uma técnica capaz de otimizar mensagens e ideias brilhantes para que a audiência de um site ou de uma empresa cresça de maneira intensa.
É válido dizer que o storytelling pode ser utilizado por qualquer tipo de negócio, desde uma loja de ferramentas até uma fábrica de abadás, por exemplo. Tudo isso decorre do fato de que, atualmente, dentro da internet, existem tantas informações que podem ser encontradas que fica difícil chamar a atenção.
Nesse sentido, o texto irá abordar o conceito de storytelling, explicando as suas vantagens e como o utilizar dentro de um negócio.
O que é o storytelling
O termo “storytelling” é proveniente do inglês e é subdividido em duas palavras: “story”, que significa “história”, e “telling”, que significa “contar”. Portanto, é possível dizer que o storytelling é o ato de contar histórias tal qual os escritores e roteiristas utilizam. Dessa maneira, uma empresa consegue transmitir mensagens de uma maneira que os leitores nunca irão esquecer.Os elementos principais que compõem o storytelling são:
- O ambiente;
- O personagem;
- O conflito;
- A mensagem.
As vantagens do storytelling
Desenvolver um storytelling é um fator importante para que um material único e especial seja produzido. Ele pode ser aplicado até mesmo sobre temas que já são de conhecimento geral ou que estão desgastados. Tudo isso por causa de um motivo principal: a história carrega um ponto de vista pessoal. Portanto, até mesmo uma empresa que vende Papai Noel inflável, por exemplo, pode ser capaz de escrever textos cativantes. Assim, diversas vantagens podem ser alcançadas, tais como:- As histórias são capazes de gerar identificação com os leitores;
- As histórias seduzem as pessoas;
- As histórias despertam emoções;
- As histórias carregam o público leitor para uma jornada.