Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como usar o Marketing Digital para Afiliados?

Eduardo Larbac - 7 de agosto de 2019

Como usar o Marketing Digital para Afiliados? Como usar o Marketing Digital para Afiliados?
Com o objetivo de ampliar formas e canais de comunicação, chamando a atenção do consumidor, o Marketing de Afiliados nasceu como um novo formato de marketing. A tendência acompanha a crescente exigência do público em geral, que está cada vez mais consciente sobre o tipo de propaganda que deseja consumir, principalmente nas compras online.

Manter-se atualizado é acompanhar as novas relações comerciais, já que as formas de atrair mais consumidores estão cada vez mais dinâmicas.

Mas o que é o Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma nova relação comercial de trabalho pela internet, em que o afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa e recebe uma comissão por cada venda realizada.

Essa forma de fazer publicidade tem se mostrado uma maneira interessante para pessoas que se interessam em trabalhar com vendas pela internet. Ademais, é uma ótima ferramenta para os produtores de conteúdos aumentarem a divulgação de diversos tipos de produtos online.

Para resumir, o Marketing de Afiliados funciona da seguinte forma:
  1. O empreendedor lança um produto;
  2. O afiliado realiza a divulgação do produto em seus canais;
  3. O cliente clica e realiza a compra;
  4. O link relacionado à venda é rastreado;
  5. O empreendedor recebe o valor da venda;
  6. O afiliado recebe a comissão pela venda.

Desta maneira, os afiliados têm uma nova maneira de rentabilizar sites, blogs e redes sociais, sem precisar investir ou criar um produto, por meio da divulgação de mercadorias de terceiros.

Por outro lado, os produtores ou empreendedores ganham um novo canal de distribuição para os seus produtos com um gasto relativamente baixo. A divulgação pelos afiliados ajuda a impactar mais consumidores, gerando mais vendas e lucros para o negócio. 

Além disso, o esquema é benéfico até mesmo para os consumidores. Através dos afiliados, eles passam a ter mais canais para descobrir e entender os produtos, e mais do que manterem-se informados sobre as tendências e produtos disponíveis no mercado, podem fazer decisões de compra mais assertivas e maduras.

O modelo de negócios por Marketing de Afiliados nasceu na década de 90. Na época, a Amazon, uma grande empresa americana do segmento do varejo, iniciou o serviço para pessoas que quisessem divulgar os produtos oferecidos pela loja.

A empresa, então, criou um banco de cadastros e esperou a divulgação dos seus afiliados, que ganhavam quando as vendas eram realizadas, mas não perdiam nenhum dinheiro se não vendessem. Muitas pessoas aproveitaram a chance de trabalhar de suas próprias casas e a Amazon acabou crescendo com a estratégia.

Tipos de programas para Afiliados

O Marketing de Afiliados pode ser desenvolvido em diversos formatos. Geralmente, é o produtor que decide qual é o modelo mais adequado para o seu produto, dependendo dos objetivos que tem para o negócio.

Os modelos são similares entre si, porém podem ter objetivos distintos, apesar de ambos visarem principalmente o retorno financeiro. São eles:
  • Custo por Clique (CPC);
  • Custo por Ação (CPA);
  • Custo por Mil Impressões (CPM);
  • Custo por Venda (CPV).

Custo por Clique (CPC)

Trata-se de um tipo de programa em que o afiliado é remunerado a cada vez que alguém clicar em um banner, pop-up, ou outros tipos de publicidade, em exibição em suas redes sociais, site ou blog.

Nesse caso, a remuneração do afiliado em vendas de tacógrafo eletrônico, por exemplo, vai depender diretamente da campanha que ele fizer para anunciar o equipamento nos seus canais.

Custo por Ação (CPA)

No custo por ação, o Afiliado é remunerado somente se os usuários clicarem na publicidade e realizarem uma ação na página destino do anúncio. A ação pode ser um cadastro , a solicitação de um orçamento ou até mesmo a compra de produtos.

Nesses casos é bastante comum que o Afiliado utilize a sua influência para promover o produto, convencendo o público alvo de que a oferta tem qualidades, além de realizar a publicidade em si. 

Custo por Mil Impressões (CPM)

Nesse formato, o empreendedor paga um valor fixo ao Afiliado quando o banner publicitário atinge mil visualizações. O número de impressões equivale à quantidade de pageviews do blog.

O modelo parte da ideia de que quem navega por uma página sobre alimentação, por exemplo, automaticamente será impactado pelo conteúdo publicitário sobre um buffet de feijoada. Portanto, o CPM é bastante aplicado para Afiliados que têm muitos acessos, pois o modelo gera remuneração independentemente de os visitantes clicarem no banner ou realizarem alguma ação no site do anunciante.

Custo por Venda (CPV)

Para os pequenos produtores, a melhor opção é o CPV, em que o Afiliado recebe comissão quando o link gerado por ele resulta em vendas. 

Desta forma, as empresas permitem que as vendas de Afiliados sejam feitas por links exclusivos e eles permitem que as comissões sejam repassadas no momento das compras.

Canais de divulgação de produtos

Os Afiliados precisam ter um canal de comunicação. Desta forma, um afiliado estará em contato direto com o público alvo de empresas de reboque para moto, por exemplo. Embora não seja necessário ter um canal unicamente para isso, é bastante recomendável para alcançar os consumidores de uma forma efetiva. Alguns dos canais que podem ser utilizados para isso são: sites, blogs, redes sociais ou e-mail marketing.

Site ou blog

Sites e blogs são canais bastante utilizados por Afiliados. Eles proporcionam liberdade editorial, com a possibilidade de personalizar e produzir diversos tipos de conteúdos para deixar a página interessante e atraente para o público alvo.

Além de realizar a publicidade dos produtos no negócio para Afiliados, é comum que a gerência de blogs ou sites também invista em reviews sobre produtos. A estratégia ajuda o Afiliado a reforçar sua própria autoridade no assunto, por meio de argumentos visuais e textuais.

Redes sociais

Atualmente, as redes sociais são os canais mais utilizados para a divulgação de produtos e serviços, com resultados expressivos em vendas quando são utilizadas corretamente. As principais redes sociais utilizadas com essa finalidade são o Facebook, Instagram, Pinterest e Youtube.

As novas formas de alcançar o público pelas redes sociais também são versáteis, permitindo a contratação de influenciadores digitais, que são bem mais próximos do grande público do que as celebridades.

Um exemplo bastante encontrado é a promoção de serviços como o treino com personal trainer particular feita por influenciadores digitais, mostrando a rotina de treinos e benefícios do acompanhamento dos profissionais.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia para Afiliados que contam com um número significativo de contatos de e-mail. Eles podem aproveitar isso para construir uma base sólida com os leads. Ao entregar conteúdos de qualidade, com um contato mais próximo que é o e-mail, o afiliado pode convencer os leads de realizar as compras.

A estratégia é bastante simples, porém se mostra muito eficaz. Ao mostrar que não está interessado apenas em vender produtos como som automotivo retrátil, mas sim em oferecer um conteúdo de qualidade, o Afiliado agrega valor à jornada de compra das pessoas. Isso é possível através do aprofundamento de conhecimentos sobre os aparelhos, seu funcionamento, como resolver problemas de forma simples e outras soluções que ele pode oferecer.

A escolha de um canal para divulgação depende do conhecimento sobre as preferências do público. É necessário saber como ele busca a informação para definir a melhor forma de atingir essas pessoas.

Alguém interessado em tratamento para flacidez na barriga, para citar um exemplo, pode valorizar mais as informações completas relacionadas ao tema. Essa pessoa com certeza irá ler conteúdos envolvendo todos os benefícios e possíveis contra indicações dos procedimentos. Nesse caso, um blog seria um bom canal para os produtos ou serviços.

Entretanto, uma marca pode preferir focar nas principais tendências do momento para divulgar produtos relacionados à suplementação alimentar ou, até mesmo, whey protein para emagrecer, por exemplo. Então, as redes sociais poderiam se mostrar uma estratégia mais adequada, alcançando as pessoas que passam a maior parte do dia conectadas.

Uma dica é investir no canal que concentre a maior quantidade de potenciais clientes, independente de ser um afiliado ou um empreendedor à procura dos afiliados. À partir do momento que o negócio der sinais de crescimento, o ideal é que os empreendedores mapeiem mais pessoas para a divulgação de seus produtos.

Passo a passo para se tornar um Afiliado

Para começar a trabalhar como afiliado, vendendo produtos ou serviços, como contadora e separadora de moedas, é possível começar com quatro passos:

1. Escolher um bom Programa de Afiliados

Muitas empresas oferecem Programas de Afiliados, para a venda de produtos físicos ou digitais. Nessa fase inicial recomenda-se pesquisar bastante antes de escolher, para não se frustrar com o negócio.

2. Escolha os produtos certos para divulgar

É preciso escolher os produtos que mais tenham a ver com a audiência do seu site, blog redes sociais ou lista de leads. Além disso, é importante conhecer bem os produtos antes de anunciá-los, tendo o máximo de informações sobre ele e provando amostras sempre que possível. Afinal, ninguém gosta de receber recomendações ruins de produtos ou serviços, o que contribui para manchar a credibilidade de afiliados e empreendedores.

3. Eduque sua audiência sobre o produto vendido

Ao oferecer conteúdos de qualidade para a audiência, o afiliado busca educá-la para extrair o máximo do produto ou serviço anunciado. Para isso, deve investir em conteúdos completos, com demonstrações dos produtos ou serviços por meio dos seus canais.

4. Trabalhe publicidade paga

Para alcançar o público alvo de uma maneira mais rápida, a publicidade paga é uma alternativa. Para isso, as campanhas devem ser feitas de maneira clara e objetiva, com técnicas de copywriting e imagens coerentes e impactantes.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O que são gatilhos mentais e como utilizá-los?
Próximo Artigo Vale a pena utilizar Chatbots?

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac