Com o objetivo de ampliar formas e canais de comunicação, chamando a atenção do consumidor, o Marketing de Afiliados nasceu como um novo formato de marketing. A tendência acompanha a crescente exigência do público em geral, que está cada vez mais consciente sobre o tipo de propaganda que deseja consumir, principalmente nas compras online.
Manter-se atualizado é acompanhar as novas relações comerciais, já que as formas de atrair mais consumidores estão cada vez mais dinâmicas.
Mas o que é o Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados é uma nova relação comercial de trabalho pela internet, em que o afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa e recebe uma comissão por cada venda realizada. Essa forma de fazer publicidade tem se mostrado uma maneira interessante para pessoas que se interessam em trabalhar com vendas pela internet. Ademais, é uma ótima ferramenta para os produtores de conteúdos aumentarem a divulgação de diversos tipos de produtos online. Para resumir, o Marketing de Afiliados funciona da seguinte forma:- O empreendedor lança um produto;
- O afiliado realiza a divulgação do produto em seus canais;
- O cliente clica e realiza a compra;
- O link relacionado à venda é rastreado;
- O empreendedor recebe o valor da venda;
- O afiliado recebe a comissão pela venda.
Tipos de programas para Afiliados
O Marketing de Afiliados pode ser desenvolvido em diversos formatos. Geralmente, é o produtor que decide qual é o modelo mais adequado para o seu produto, dependendo dos objetivos que tem para o negócio. Os modelos são similares entre si, porém podem ter objetivos distintos, apesar de ambos visarem principalmente o retorno financeiro. São eles:- Custo por Clique (CPC);
- Custo por Ação (CPA);
- Custo por Mil Impressões (CPM);
- Custo por Venda (CPV).