Chatbots são tecnologias indispensáveis para negócios digitais e vêm mudando a maneira como as empresas se relacionam com os clientes. O sucesso da tecnologia está no fato de que possibilita um atendimento constantemente disponível, ao passo em que as respostas também são quase instantâneas.
Vale a pena utilizar os Chatbots porque a ferramenta otimiza o contato com os consumidores e melhora o relacionamento com leads e clientes.
Entretanto, como acontece com quase qualquer ferramenta nova, é comum que os empreendedores tenham dúvidas com relação ao seu funcionamento. É preciso que eles compreendam, principalmente, as vantagens de investir na ferramenta.
Com um pouco de informação é possível desmistificar os chatbots, entender como funcionam, os principais tipos e as vantagens de apostar na estratégia.
O que é Chatbot?
Podemos definir Chatbot como um programa de computador que, por meio da inteligência artificial, é capaz de imitar conversas com os usuários de diversos tipos de plataformas ou aplicativos. A ferramenta é bastante utilizada no Facebook e em sites de e-commerce. Para exemplificar, o Chatbot funciona como um assistente automatizado. Enquanto um leitor se informa em um site ou blog sobre renovação CNH provisória, será surpreendido por uma janela pop-up no canto da tela, em que o “assistente” irá se colocar à disposição em caso de dúvidas, por exemplo. Por isso, o Chatbot pode ser considerado como uma espécie de central de atendimento sempre ativa e solícita, que não espera ações do possível consumidor para comunicar-se com ele. Como o nome sugere, a conversação ocorre como um chat, um bate-papo.Quais os tipos de Chatbot?
Os empreendedores podem optar por dois tipos de Chatbots. O Chatbot simples é baseado em regras, enquanto o Chatbot avançado, ou “smart”, é baseado em inteligência artificial. A classificação está relacionada à forma como os Chatbots são programados.Chatbots baseados em regras
O tipo mais simples de Chatbot é o baseado em regras. De uma maneira geral, funciona assim: conforme o usuário escreve, o software identifica as palavras e compreende as questões envolvidas por meio de palavras-chave pré-catalogadas no bot. No caso de uma clínica estética especializada no alongamento de cílios volume russo, por exemplo, é como se houvesse uma seção de perguntas e respostas sobre os serviços, com respostas prontas para serem acionadas levando em conta as palavras digitadas pelo usuário. Para que os sistema funcione, cada um dos comandos deve ser programado pelo desenvolvedor separadamente, tendo em vista as expressões mais utilizadas, e outras formas de análise. É construído um banco de dados que, incorporado ao Chatbot, permite que a ferramenta guie o usuário até a solução procurada por ele. Em casos em que o texto do usuário não tiver nenhuma palavra-chave relacionada ao negócio, o software responde para que ele repita a pergunta usando outras palavras. Isso ocorre por meio de mensagens como “desculpe, não entendi”.Chatbots baseados em inteligência artificial
Os Chatbots baseados em inteligência artificial são mais complexos do que os baseados em regras, porque se baseiam na própria comunicação com os usuários. Basicamente, o software de inteligência artificial registra as palavras escritas pelo usuário para processamento posterior. Ao invés de responder com frases pré-programadas sobre a abdominoplastia em âncora ou outros procedimentos estéticos, por exemplo, eles oferecem respostas mais precisas para cada pergunta realizada pelo visitante do site. A ferramenta é automática, mas conta com pré-definições. As programações estão relacionadas à preparação de um conteúdo sobre os produtos ou assuntos envolvidos e no desenvolvimento de informações básicas para o funcionamento do Chatbot.Para que servem os Chatbots?
À medida em que os consumidores mudam a forma como passam pelo processo de compra, consumindo cada vez mais informação antes das tomadas de decisões e cada vez mais exigentes com relação ao atendimento, as empresas também precisam se adaptar. A melhor forma é investir em agentes interativos, melhorando a comunicação com os clientes e auxiliando nos processos de vendas. Dentre as possibilidades da aplicação de Chatbots, é possível citar:- Oferecimento de novas possibilidades de relacionamento com os clientes;
- Otimização do processo de atendimento aos clientes;
- Melhorar o relacionamento com leads e clientes;
- Compartilhar informações entre a equipe, com estratégias internas;
- Falar com os usuários onde eles estão;
- Automatizar processos de vendas.