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Melhores estratégias de e-mail marketing para o seu empreendimento

Eduardo Larbac - 16 de agosto de 2019

Melhores estratégias de e-mail marketing para o seu empreendimento Melhores estratégias de e-mail marketing para o seu empreendimento
O mercado dos empreendimentos vem crescendo mais a cada dia, e quem não acompanha esse crescimento acaba sendo deixado para trás. Devido a isso, a cada dia que passa, se torna mais necessário investir em estratégias para aumentar a credibilidade da sua empresa e, por consequência, a sua autoridade no segmento em que você atua.

Isso tudo porque, quando o assunto é o consumo, as pessoas estão cada vez mais detalhistas, deixaram de consumir coisas só porque lhes foram “empurradas” e agora adquiriram o costume de analisar tudo antes de tomar decisões. Nesse caso, uma ferramenta que pode ser de grande utilidade para conquistar novos clientes, é o e-mail marketing. 

Através dele, é possível entregar conteúdos bons e relevantes à sua persona, com o objetivo de educá-la a respeito dos assuntos do seu segmento, entregando as soluções corretas no momento certo, criando um relacionamento saudável e, é claro, natural. 

Mas agora, entenda um pouco mais sobre como utilizar o e-mail marketing na sua empresa, quais são as vantagens que ele oferece e como ele pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados. 

A importância do uso do e-mail marketing

O e-mail marketing, é um canal pessoal de marketing, uma das estratégias mais antigas e utilizadas. A função principal do e-mail marketing, é estreitar o seu relacionamento com o seu cliente, podendo ajudar o empresário a se tornar uma autoridade no seu ramo, por conta dos conteúdos que são oferecidos nessa estratégia.  

Sendo assim, se você atua no segmento de odontologia, por exemplo, sempre que um dos seus pacientes precisar realizar uma consulta em uma clínica dentária, é de você que ele vai se lembrar, pelo fato da sua clínica ser um canal de comunicação pessoal, porém que passa uma credibilidade para o seu paciente. 

Conheça as vantagens dessa ferramenta 

Essa ferramenta, tem diversas vantagens, que podem ser utilizadas da melhor maneira para você alcançar grandes resultados dentro da sua empresa. Falaremos aqui sobre algumas dessas vantagens. 

Uma das que podemos mencionar, refere-se ao baixo custo, pois ao trabalhar com o envio de e-mail marketing, não é preciso investir muito dinheiro como em outras campanhas. Nesse caso, a primeira coisa que deve ser feita, é chamar a atenção de possíveis clientes. Por isso, é fundamental oferecer um bom material, com conteúdos relevantes, podendo ser:

  • Textos;
  • Guest post;
  • Ebook;
  • Webinar. 

Ao saber disso, você já tem em mãos tudo o que precisa para fazer a sua campanha, a única necessidade é, fazer a contratação de uma ferramenta que possa ajudá-lo a automatizar todas as suas mensagens. 

É importante, inserir no e-mail conteúdos que deixem os pontos positivos da sua empresa em evidência, a fim de atrair e atender as expectativas dos clientes com os serviços oferecidos. 

Outra dica, é utilizar uma mensagem simplificada e que seja de fácil leitura. Um assunto atrativo é o ponto chave para um e-mail marketing assertivo. É essencial que a linguagem abordada seja compreendida pelo público-alvo.

Bom retorno 

Entre muitas estratégias atuais, essa é uma das que apresentam o melhor retorno financeiro, pois é possível com pouco investimento alcançar um número satisfatório de pessoas, que poderão se tornar clientes fidelizados da sua empresa. 

Nesse caso, coloque na ponta do lápis e estude o valor que você investe e os valores dos serviços e produtos. Podemos concluir que, o retorno financeiro pode superar as expectativas. Assim, abre as portas para novas estratégias que podem ser implementadas e trabalhadas em conjunto com o e-mail marketing, potencializando ainda mais os resultados do seu negócio.

Segmentos dos clientes 

No caso de uma clínica dentária, para que os pacientes recebam um conteúdo, normalmente, é oferecido um cadastro para que informem os seus dados, portanto, é fundamental a solicitação de outras informações, além do e-mail do seu possível paciente, para que assim você possa fazer uma segmentação de forma mais detalhada. Por isso, é possível enviar conteúdos diferentes e específicos, a fim de aumentar o número de cadastros. 

Esse modelo de estratégia, ajuda na garantia de uma boa experiência da sua persona, além de conquistar a confiança dela de forma prática e eficiente. Sendo assim, o segmento é um item importante, que pode trazer muitas vantagens para a sua empresa.

Como utilizar essa ferramenta para empresas?

Após conhecer todas essas vantagens, você deve estar cogitando a possibilidade de implementar essa estratégia na sua empresa, não é mesmo? Porém, é importante saber as formas certas para utilizá-la e gerar bons resultados. Acompanhe!

Manter contato com o cliente após efetuar a venda de seus serviços e produtos

O pós-venda também é de extrema importância para conquistar todos os clientes e deixá-los encantados com o trabalho que sua empresa faz, por isso o e-mail marketing pode ser utilizado para checar com o seu cliente como estão as coisas, se o serviço/produto foi eficaz, se não ocorreu nenhum problema, entre outros. No e-mail, você pode salientar para o cliente a importância da comunicação entre empresa e cliente, mesmo após o fechamento da compra, e coisas do gênero, sempre demonstrando o quanto você se importa e o quão feliz está por ter aquele cliente.

Colocando isso em prática, voltando ao exemplo da clínica dentária, o paciente irá perceber a preocupação do dentista com a satisfação e bem-estar dele e, assim, ele se sentirá mais motivado para retornar a sua clínica e será mais fácil de fidelizá-lo. 

Envie conteúdos informativos 

Enviar e-mails com conteúdos informativos que agreguem algo para o seu cliente, é uma forma de demonstrar potencial, o quanto você tem conhecimento sobre o assunto e como você pode auxiliá-lo a resolver qualquer problema em questão dentro do seu segmento.    Não se esqueça que para melhorar e potencializar ainda mais o seu relacionamento com os clientes, você deve lembrar deles em todos os momentos, assim, você demonstra que cada ação que ele toma em relação à sua empresa, será valorizada. 

Por isso, o e-mail marketing é uma estratégia que pode auxiliar a trazer resultados positivos para a sua empresa. Porém, essa estratégia precisa ser implementada da forma certa, para não atingir um público que não tem interesse em seus serviços. Por exemplo, se o seu negócio precisa enviar e-mail marketing referente a contratação de convênio odontológico empresarial, não será acrescentado na lista o e-mail de um funcionário, sim do responsável pela empresa ou mesmo pelo RH.

Dessa forma, é importante avaliar sempre os resultados do seu negócio, independente de qual o segmento, para descobrir se realmente existe algo impedindo o sucesso da campanha e, assim, aprimorar o uso dessa ferramenta estratégica.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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