Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Backlinks: O que são e por que usá-los?

Eduardo Larbac - 19 de agosto de 2019

Backlinks: O que são e por que usá-los? Backlinks: O que são e por que usá-los?
Os backlinks são uma estratégia de posicionamento e de geração de tráfego para diferentes sites, utilizando palavras-chave no decorrer de um texto com o uso de links, que podem levar o leitor a acessar outras páginas.

Quando uma página da internet é vinculada a qualquer outra, ela oferece uma ferramenta chamada backlink. Anteriormente, os backlinks eram a principal métrica de ranqueamento de uma página da web. 

De fato, uma página com muitos backlinks possui uma classificação mais alta nos principais mecanismos de pesquisa, principalmente no Google. É por isso que os backlinks são considerados muito úteis para melhorar a classificação de SEO (Search Engine Optimization) de um site. 

Os mecanismos de pesquisa calculam as classificações usando vários fatores para exibir os resultados da pesquisa, de modo que o backlink se tornou um importante elemento de aumento de tráfego.

Os backlinks devem ser naturais, isso significa que um site precisa criar um conteúdo de qualidade para gerar o engajamento de seus leitores, ao mesmo tempo que, inserindo os links no decorrer do conteúdo, direciona o leitor para outra página, aumentando seu conhecimento enquanto gera um maior número de visitas também para outros blogs/sites/plataformas digitais.

O valor do bom conteúdo

É importante que o texto não utilize formas artificiais para criar backlinks, mantendo a qualidade do conteúdo e tornando o texto interessante para o leitor. A qualidade desses links é muito mais importante do que a quantidade de palavras-chave que levam o leitor a outras páginas.

Um exemplo disso é inserir uma palavra-chave como dream plastic no decorrer de um texto. Durante a leitura desse conteúdo, a palavra-chave estará linkada, de modo que com um simples clique o leitor poderá acessar o site, blog ou a plataforma digital correspondente a esse link.

Assim, ele pode acessar um conteúdo relacionado, seja através de uma venda, seja de outro conteúdo que explique mais sobre o assunto, no mesmo domínio ou em outro site.

Caso a palavra-chave apareça no texto de maneira orgânica, esse conteúdo será visto com mais qualidade e poderá ter um maior número de visualizações, além de aparecer nas primeiras páginas dos buscadores, por proporcionar ao leitor um conteúdo informativo bem escrito.

Isso se aplica nos mais diferentes ramos, abrangendo produtos ou serviços, relacionando temas que vão desde uma festa infantil safari, até a venda de produtos de decoração relacionados à área.

Nesse caso, por exemplo, o blog de um buffet de festas pode escrever uma postagem com dicas, pesquisas e informações que esclareçam ao leitor o motivo pelo qual o tema ganhou relevância na escolha da decoração de uma festa.

No decorrer do texto, uma determinada palavra-chave é mencionada/linkada, levando o leitor a uma plataforma digital de compra de itens decorativos para festas ou mesmo para um conteúdo relacionado a outros temas de festa infantil.

Uma boa maneira de conceber o que são os backlinks é imaginar que eles são uma conversa entre sites, onde um pode levar o leitor até outro, de maneira eficiente.

Tipos de backlinks

Como dito, os backlinks são uma maneira prática e eficiente de levar ainda mais conteúdo a um leitor.

Mas é importante conhecer os diferentes tipos de backlinks utilizados em uma página de blog. Alguns deles são:
  • Internal Link;
  • Nofollow Link;
  • Dofollow Link;
  • Link Juice, etc.

Internal Link

O internal link é utilizado para realizar a promoção do mesmo site em que ele está inserido.

Por exemplo, se uma empresa especializada na venda de totem senhas deseja levar o cliente a conhecer outros produtos do seu catálogo, tal como um painel de leitura dessas senhas, deve mencionar no decorrer do conteúdo uma palavra-chave relacionada (e gerar o link), possibilitando que o clique do cliente abra um outro conteúdo do seu blog, ou a própria página de sua plataforma digital que venda esses produtos.

Nofollow Link

Nofollow, traduzido, significa “não segue”.

Isso quer dizer que mesmo que um leitor queira publicar um comentário que possa levar os leitores para outros blogs, esse link postado não se torna ativo na página, impedindo que o cliente possa ser lesado com conteúdos duvidosos postados por terceiros.

Dofollow Link

Em oposição ao nofollow, outros links que sejam postados em comentários de leitores podem ser acessados por qualquer pessoa.

Por exemplo, caso um blog poste conteúdo explicativo sobre como realizar uma transferencia de veiculo detran, um leitor que já tenha efetuado esse procedimento utilizando os serviços de um despachante de confiança, pode postar o link que direciona outros usuários para o site do prestador de serviço, realizando assim uma indicação.

Link Juice

O link juice é um dos tipos mais comuns de backlinks.

Ele é utilizado para elevar a posição de um site no ranqueamento dos buscadores.

Funciona de maneira bastante simples: um site que deseja postar um determinado conteúdo explicando os benefícios do arrasamento de estaca pode, no decorrer do seu conteúdo, linkar palavras-chave que levam o cliente a acessar outras páginas, de outros domínios.

Isso significa utilizar o conteúdo do seu site para levar um leitor a outros sites relacionados.

Esse tipo de backlink é uma ferramenta bem vista pelas exigências dos buscadores, aumentando o posicionamento de uma página durante a busca.

Sites de moda, por exemplo, usam essa modalidade para indicar ao cliente as fontes de pesquisa utilizadas durante o estudo do conteúdo para a elaboração da postagem, indicando lojas/blogs que possam agregar informações mais ricas e exemplos para seus leitores.

Vantagens do uso de backlinks

Realmente, as vantagens de usar backlinks em sites são várias.

Algumas das principais vantagens e benefícios são as seguintes, que já bastam para refletir a importância desse recurso no universo do marketing digital:

1)      Como dito, os navegadores de busca dão maior credibilidade para sites e blogs que contenham backlinks em seus conteúdos, desde que sejam inseridos no decorrer do conteúdo com qualidade, criando um texto de alta relevância.

2)      Disponibilizar opções durante a leitura de um conteúdo, fazendo com que o leitor possa acessar assuntos relacionados, aumentando o interesse das pessoas por acompanhar os conteúdos postados periodicamente.

Um dos casos que exemplificam bem esse cenário é o dos blogs de nutrição. Em um determinado dia, ao postar uma receita de bolo funcional de banana, o redator pode inserir um link juice que leva o leitor a encontrar os produtos da receita com mais facilidade.

Desse modo, o leitor se sente atraído pelos benefícios que essa postagem ofereceu, fazendo com que queira estar sempre seguindo o conteúdo do blog.

3)      O uso de backlinks aumenta a quantidade de acessos no site. E isso pode ser feito, não apenas com o ranqueamento nos buscadores, mas com a indicação de clientes em outras páginas ou blogs.

É muito comum acontecer de um cliente ler sobre um assunto como auto socorro 24 horas e recordar-se de uma situação em que precisou desse serviço.

Nesse caso, o cliente pode realizar um comentário na postagem de outro blog, utilizando o dofollow link como uma ferramenta para levar outras pessoas que precisem desse serviço ao site da empresa, já que outro dia ela realizou um bom atendimento para ele.

Uso nas redes sociais e nos e-mails

Outra vantagem é a de que os backlinks podem ser utilizados em redes sociais.

No Instagram, por exemplo, é possível realizar a postagem de um link no início da página, dentro da descrição que explica mais sobre o conteúdo que será postado ali periodicamente. Esse link leva os usuários diretamente para o site da empresa, aumentando o número de acessos.

No Facebook também é possível inserir backlinks em vários campos, como na página inicial, dentro de uma postagem, nas informações pessoais e em outros locais.

Os backlinks também podem ser incluídos em e-mails. Algumas pessoas, que muitas vezes estão fora das redes sociais, normalmente utilizam seus e-mails como forma de comunicação. Por isso, uma boa parte dos sites e blogs já disponibilizam um campo de inserção de endereço de e-mail para que o leitor possa receber as newsletters.

Um exemplo disso é o seguinte: uma pessoa que precise realizar o primeiro emplacamento pcd, a qual realizou a leitura de um conteúdo explicativo sobre o assunto e agora gostaria de estar sempre atualizada com conteúdos relacionados ao tema, pode inscrever-se, a fim de receber um aviso informativo em sua caixa de entrada.

Nesses e-mails ainda é possível inserir um conteúdo de qualidade, com diferentes palavras-chave linkadas que levem o leitor a acessar conteúdos ali presentes.

Finalmente, os backlinks reforçam de maneira positiva o quanto as postagens de qualidade que um site/blog realizam podem fazer em prol da quantidade de tráfego e acessos, de maneira orgânica.

Isso quer dizer que nem sempre vai ser necessário investir altas quantias em divulgação de um site, já que os parâmetros utilizados pelos buscadores levam em conta a relevância e o nível de conhecimento que um portal pode oferecer.

Isso é importante sobretudo para os leitores que buscam adquirir cada vez mais conhecimento através da internet. 

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior Melhores estratégias de e-mail marketing para o seu empreendimento
Próximo Artigo Técnicas para escrever um artigo para o seu blog

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac