Atualmente ninguém ignora a importância de um blog como meio eficiente e relevante de comunicação digital.
O blog, por sua eficiência e versatilidade, pode ser utilizado por uma pessoa física, como hobby ou distração; por um profissional liberal, como ferramenta de trabalho; ou como estratégia divulgação ou vendas para uma empresa, seja ela uma loja ou marca pequena que está começando, ou até mesmo uma grande corporação.
Este post contém dicas que podem servir a todos os interessados no assunto. Mas especialmente àqueles que já escrevem e não estão obtendo os resultados que esperavam, ou aos que ainda irão começar a publicar.
Um dos pontos principais é compreender que a geração de conteúdo digital de qualidade não conhece fronteiras. Ela é indicada para qualquer segmento, nicho, produto ou serviço.
Por exemplo, o ramo da digitalização de documentos, por ter uma forte relação com tecnologia, pode ser associado com serviços de metalurgia e/ou serralheria, assim, produzir conteúdos sobre esses outros serviços.
A Big Picture ou “visão de conjunto”
Todo manual sobre como escrever bem em blogs começa falando a respeito da importância de se conhecer a língua em que se escreve. Depois parte, geralmente, para a questão do interesse pelo assunto, isto é, do “gostar de escrever”. Certamente tudo isso é importante. É importante saber que também é fundamental ter uma visão de conjunto (a chamada Big Picture), que parte da compreensão todos os aspectos relevantes, tais como:- Como e por que usar a esfera digital;
- Os conceitos básicos de marketing digital;
- Diferença entre blogs e outros tipos de publicações;
- Os conhecimentos técnicos da língua;
- Os conhecimentos técnicos da publicação;
- Estratégias de venda e engajamento;
- Técnicas de divulgação e publicidade, etc.
1. Definindo a persona ou público-alvo
A verdade é que a ilusão de que um texto possa ser tão interessante que atrairá a atenção de todos não passa disso: uma ilusão. Definir a sua persona, por exemplo, é algo muito mais prático e realista. No caso comercial, você precisa saber quem é seu público-alvo e seu potencial cliente, antes de sair disparando para todo lado. E mesmo o blogueiro informal precisa saber para que tipo de leitor escreve: se para advogados, no qual a linguagem é mais informal, ou para os seus clientes, por exemplo; a diferença pode ser grande. Ou ainda, se quer falar com mulheres que procuram informações sobre silicone nos seios, ou ao prezar pela sua saúde e estética, estão atrás de dicas de malhação, ginástica e esportes. Definir a persona consiste em identificar o público-alvo e colocar-se no lugar dele. Depois de sentir a dor e a necessidade dessas pessoas, será muito mais fácil falar a língua delas e atrair sua atenção. Ainda no mundo da estética e saúde, é claro que um artigo sobre hidroginástica para idosos poderá engajar mais pessoas, gerar mais tráfego e mais conversão caso o redator estude sobre o assunto e sobre quem o irá consumir. Um post que, por exemplo, demonstra entender todos os prejuízos do sedentarismo nessa fase da vida, hoje chamada “a melhor idade” (após os 60 anos), e depois apresente a hidroginástica como uma alternativa, certamente terá mais leitores e irá fidelizar a atenção dos visitantes para aquele blog.2. Eu conheço bem o meu métier?
Quando o assunto é gerar conteúdo e publicar nesse oceano publicitário e informativo que é a internet, conhecer o seu segmento ou meio de atuação vai muito além de entender do produto/solução/interesse que o motiva a escrever. De fato, é fundamental ler o que outras pessoas estão escrevendo sobre os mesmos problemas de que você tratará. Isso inclui a leitura de vários veículos de publicação, tais como:- Outros blogs;
- Revistas online;
- Revistas impressas;
- Livros e e-books;
- Jornais, etc.
3. Não subestimar a importância do título
Antes de realmente colocar a mão na massa e escrever, ainda é preciso levar alguns pontos em conta. A importância do título é um deles. Embora a maioria dos redatores costume intitular o artigo somente no final (a não ser quando a pauta chega pronta, com exigências muito claras), essa é a primeira parte que será lida pelo seu visitante. Mais do que isso: o título pode ser a razão de seu público acessar ou não o seu conteúdo. Nesse sentido, a dica mais imediata é a do tamanho do título: algo entre 45 e 55 caracteres é o mais indicado, para que ele apareça inteiramente nos motores de busca (dos quais também falaremos adiante). Isso vale, sobretudo, para produtos mais práticos, não muito técnicos ou complexos, porque não exigem tanta pesquisa antes da compra. Um bom exemplo é o interruptor com tomada: é bem provável que grande parte dos que buscam por esse produto estejam precisando de manutenção ou troca (e não de fazer a instalação elétrica inteira de uma edificação). Neste caso, eficiência e assertividade são tudo! Algumas das melhores dicas sobre como intitular:- Oferecer algum benefício: “Como resolver…”;
- Criar alguma urgência: “Leia isto antes de…”;
- Usar enumerações: “12 dicas sobre como…”.
- Elaborar perguntas: “O que é…?”, etc.
4. Eu estou à vontade para escrever?
Você sabia que, por incrível que pareça, há geradores de conteúdo que gostam de escrever com caneta e papel, especialmente quando lidam com assuntos literários e poesias? O que precisa ficar claro é que, para elaborar o texto e atender às demandas técnicas desse tipo de produção, é preciso estar disposto, confortável e, como dizem, “de bem com a vida”. Nada pior do que um ambiente barulhento, desorganizado, dispersivo e que impede o autor de se concentrar. Uma solução excelente é a dos coworkings, que são espaços voltados para trabalhadores que, muitas vezes, só precisam de uma cadeira e acesso à internet. Mais recentemente, tais espaços ampliaram o portfólio e já oferecem áreas para equipes inteiras de trabalho, e até a opção de uma sala de reunião coworking, bem como planos mensais, trimestrais, etc. O importante é estar no ambiente adequado para você!5. Segredos sobre formato e conteúdo
Algo tão prático quanto o título é o próprio formato do conteúdo. Aliás, esse tópico abrange todos os tópicos anteriores. Tem a ver com a persona, por exemplo, mas aqui em sentido mais amplo: – Todo mundo que navega na internet busca agilidade, a não ser quando está desenvolvendo algum trabalho específico. Então, se o assunto não for algo como segurança contra incêndios e enchentes, que exigem mais atenção do leitor, o seu público não espera textos técnicos. Tem a ver com o metiér, mas também sem sentido mais abrangente: – Mais do que saber onde sua concorrência escreve e publica, é preciso saber:- Como ela desenvolve a comunicação;
- Que formato de texto utiliza;
- Quantas palavras no total;
- Com que tipo de linguagem, etc.
- Utilizar imagens pertinentes e bem pontuadas;
- Dividir o conteúdo em títulos e subtítulos;
- Fazer listas e tópicos que dão ênfase ao conteúdo;
- Citar pontos que serão tratados adiante, gerando suspense;
- Estabelecer diálogo com o leitor (quando possível), etc.
Bônus: O que é e como fazer SEO?
É preciso conhecer o meio através do qual se está publicando. Hoje a internet se concentra, em grande parte, no poder dos motores de busca. De fato, não é segredo para ninguém que o Google, o Bing, o Yahoo e os demais buscadores se tornaram as maiores vitrines do mundo. Portanto, existem algumas regras, parâmetros e métricas de ranqueamento que precisam ser levadas em conta, tais como:- Títulos com menos de 60 caracteres;
- Meta description: um resumo do assunto;
- O posicionamento da palavra-chave no texto;
- Variações da(s) palavra(s)-chave;
- Backlinks: indicar/linkar leituras de qualidade;
- A devida adição de crédito de textos/imagens, etc.