Os infográficos são um dos elementos visuais/verbais mais utilizados dentro de várias áreas da comunicação: no jornalismo, eles servem como o complemento de informações de uma notícia; nas relações públicas, como dados a serem apresentados em reuniões; na publicidade, para demonstrar o volume de vendas e muito mais.
De qualquer maneira, percebe-se que os infográficos são elementos essenciais os quais, pensando no contexto do marketing digital, podem oferecer um valor muito grande para os conteúdos desenvolvidos em blogs ou outras plataformas.
Pensando nessa questão, o artigo a seguir foi desenvolvido com o intuito de falar um pouco mais sobre os infográficos, as suas vantagens, funções e usos.
Afinal, o que é um infográfico?
O infográfico é um recurso visual capaz de expor dados e informações. Para isso, utilizam-se tanto figuras, imagens e fotos quanto palavras. Geralmente, eles são utilizados para facilitar ou complementar a explicação de um determinado assunto. Dessa maneira, misturando conteúdos visuais e verbais, é possível transmitir informações ao leitor de um modo muito fácil e rápido, tornando tudo mais dinâmico. Os infográficos podem estar presentes em vários tipos de situações, como:- Em noticiários;
- Conteúdos da internet;
- Livros;
- Jornais;
- Apresentações digitais.
A importância dos infográficos
É notável que os infográficos possuem uma elaboração mais complexa do que a maioria dos outros tipos de materiais, como o escrito e o visual. Entretanto, eles conseguem transmitir dados de uma maneira muito mais eficiente do que os textos. O motivo disso é porque a assimilação do que está sendo dito para o visualizador é muito grande quando se utiliza “desenhos”. Segundo estudos feitos pela Ethos3, uma série de dados evidenciam a importância dos infográficos na atualidade:- Quase 100% da informação enviada ao nosso cérebro é visual;
- O ser humano consegue reter 80% das informações que vê;
- As buscas no Google por infográficos aumentaram 25 vezes;
- Conteúdos visuais são processados mentalmente 6 mil vezes mais rápido;
- Infográficos têm capacidade de ampliar o tráfego em 12%;
- Conteúdos visuais são 40 vezes mais suscetíveis a compartilhamentos.
- Mais intuitivos;
- Com apreensão bastante fácil;
- Que permitem uma leitura não linear;
- Autoexplicativos;
- Que grudam na memória.