O e-mail marketing é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o contato com o público-alvo de um negócio. Isso porque, o envio de mensagens é uma estratégia essencial para qualquer empresa que deseja estar sempre presente na rotina dos seus clientes.
Porém, como qualquer ferramenta de marketing, o e-mail está sujeito a ficar esquecido em uma caixa de entrada ou, muitas vezes, de não despertar o interesse do público, que acaba por excluí-lo sem nem mesmo clicar para saber mais sobre o conteúdo recebido.
Essa certamente é uma questão que deve ser solucionada rapidamente, afinal, o e-mail marketing faz parte da rotina de diversas empresas e precisa ser eficiente para que os resultados não sejam prejudicados.
A falta de engajamento do público acontece por alguns problemas simples, que podem ser sanados facilmente com dicas fundamentais que são responsáveis por aumentar a taxa de abertura dos e-mails marketing.
Para isso, primeiro é preciso identificar quais são esses problemas, tornando mais fácil a sua solução e então aplicar algumas estratégias eficazes para solucionar essa dificuldade.
Quais são os maiores ofensores do e-mail marketing?
Como o e-mail é uma das ferramentas mais importantes dentro do marketing é preciso que ela seja eficiente para um negócio. Identificar quais são os problemas que levam a uma queda no índice de abertura dos e-mails é fundamental para resolver a questão, fazendo com que o retorno obtido com essa ferramenta seja satisfatório. Entre os principais ofensores estão:- Título desinteressante;
- Conteúdo repetitivo;
- Tema pouco atrativo;
- Alta frequência de envio.
Estratégias para tornar o e-mail marketing mais atrativo
Existem algumas dicas práticas de como tornar um e-mail mais atrativo, fazendo com que ele tenha uma boa taxa de abertura. Elas podem ser resumidas em:- Conhecer o público-alvo;
- Clareza no objetivo;
- Utilizar Call to Action;
- Investir em um estilo próprio;
- Utilizar o senso de urgência;
- Tomar cuidado com conteúdos extensos;
- Formato compatível com smartphones.