As redes sociais trouxeram muitos benefícios para diversos tipos de negócios, tornando possível uma comunicação mais próxima com o cliente. Com o uso do WhatsApp isso foi ainda mais visível, já que o aplicativo permite a troca de mensagens instantâneas.
Por isso, é cada vez mais comum encontrar empresas que disponibilizam um número de contato direto, fazendo com que os clientes possuam mais uma forma eficiente de comunicação com o negócio.
Além disso, o uso das redes sociais, como, principalmente, o WhatsApp, permitiu que uma empresa aumentasse consideravelmente o seu faturamento, utilizando essas ferramentas para efetuar vendas e manter o cliente sempre alimentado com as suas novidades e promoções.
Desse modo, não apenas conseguiu aumentar a proximidade com o cliente, mas ofereceu uma maneira prática de estar acessível ao público.
Desta forma, entre os principais benefícios do uso do WhatsApp estão:
- O aumento de vendas;
- A comunicação rápida;
- O fortalecimento de uma marca;
- Uma nova estratégia de marketing.
Como realizar vendas pelo Whatsapp?
Depois de conseguir uma lista de contatos, você pode investir na comunicação com o seu público por meio de diferentes estratégias do uso do WhatsApp. Isso porque, o WhatsApp é uma ferramenta prática que está na rotina de grande parte das pessoas. E quando esse meio de comunicação pode substituir chamadas telefônicas que muitas vezes podem ser longas e cansativas, além de que essa pode ser a única forma com a qual o seu cliente pode se comunicar naquele momento, ele se torna fundamental para qualquer tipo de negócio. Por isso, é importante utilizar a ferramenta para as seguintes situações:- Dar suporte ao cliente;
- Realizar o marketing da sua empresa;
- Tornar o contato/serviço mais acessível;
- Oferecer conteúdo relevante.
Suporte: parte importante de todo processo de venda
Todo cliente possui dúvidas e é fundamental poder saná-las de maneira prática e completa. Afinal, se você domina o trabalho que está oferecendo, sua empresa se torna uma autoridade no assunto e isso fortalece a marca como um todo. Oferecer um canal de suporte para auxiliar o cliente, seja no momento da compra ou seja nas etapas anteriores, faz com que ele adquira ainda mais confiança no seu trabalho. Um exemplo disso é o de uma clínica de estética. Se um cliente está interessado em um procedimento de beleza como a abdominoplastia masculina, mas ele tem diversas dúvidas de como o processo funciona, sobre a recuperação e os cuidados que precisa tomar após se submeter ao processo, ele pode recorrer ao seu suporte por meio do WhatsApp. Além disso, transmitir as informações por meio do aplicativo faz com que o cliente possa retornar à mensagem no momento que desejar, fazendo com que ele se familiarize com o processo de antemão. É também, neste contato, que você pode realizar uma ponte com o seu cliente, aproveitando o contato para trazer maiores informações sobre a estrutura do seu negócio e, entendendo melhor qual é a necessidade dele, pode sugerir outro procedimento, como a lipoescultura masculina. Por isso, todo bom suporte oferecido ao público gera um maior engajamento, fazendo o seu negócio crescer e aumentar o número de vendas.O WhatsApp permite realizar campanhas de marketing
Você certamente já recebeu algum tipo de contato de uma conta comercial no WhatsApp oferecendo algum tipo de serviço ou promoção. Justamente porque o aplicativo se tornou uma ferramenta eficiente de marketing, ele pode auxiliar a obter uma alta taxa de conversão, pois, diferentemente de um e-mail, ele não ficará esquecido por um longo período em uma caixa de entrada, por exemplo. Como atualmente grande parte da comunicação das pessoas acontece por meio do WhatsApp, o retorno de um cliente à uma promoção oferecida pela sua empresa é muito maior. Um exemplo disso é ainda o da clínica de estética, que pode enviar uma imagem bem trabalhada, oferecendo um desconto para um tipo de processo específico, como a blefaroplastia a laser. Após a visualização do cliente, ele pode aproveitar a própria conversa para tirar dúvidas e, sendo bem atendido, já pode realizar o agendamento do procedimento pelo WhatsApp. Além disso, pelo aplicativo, você pode entender melhor sobre as expectativas e necessidades do seu público, o que pode gerar campanhas de marketing mais eficientes, trazendo mais resultados para a sua empresa.Como tornar o contato mais acessível e facilitar a entrega de um serviço?
O WhatsApp pode facilitar grande parte dos processos de uma empresa. Isso porque, ele oferece algumas ferramentas que simplificam o contato com o cliente, e até mesmo, a realização de alguns serviços. Isso pode ser visto mais facilmente por meio desses pontos:- Ele permite o envio de arquivos;
- Ele permite o envio de áudios;
- Ele permite o envio de vídeos;
- Ele possibilita uma comunicação mais eficiente.
2 Comentário
Obrigado Larbac. é ISSO QUE EU QUERIA. Vou montar esse site da MaxCast na tarde de hoje. Depois te ligo pra apontar os meu deslizes.
Joaquim
Obrigado amigo!!! Sucesso para nós!