Você já ouviu falar em business intelligence? Conhecida também como “inteligência de mercado”, ela corresponde, de forma geral, à captura e análise de dados fundamentais para o avanço de uma empresa, podendo se aliar ao marketing digital para a conquista de resultados ainda melhores.
Mas, afinal, você já sabe como isso pode ser feito?
Explicarei a seguir o que é e como funciona o business intelligence, abordando a sua importância e como ele pode ser aplicado no marketing digital para potencializar qualquer tipo de negócio. Vamos lá? Continue lendo!
O que é business intelligence
Está comprovada a importância cada vez maior dos dados para um negócio. Contudo, como temos acesso atualmente a um gigantesco volume de informações, é preciso saber selecionar e interpretar as que são relevantes à empresa, fazendo bom uso delas e elaborando ações assertivas. E é justamente aí que entra a inteligência de mercado. O business intelligence auxilia na transformação de dados brutos em informações úteis, que podem justificar a tomada de decisões da organização com base em fatos concretos. Até porque as chances de sucesso são certamente maiores quando se sabe, exatamente, o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Por fim, é claro que fazer tal processo de coleta e análise continuamente, sem a ajuda de um software, é complicado e totalmente passivo a erros. Por isso, é fundamental contar com soluções que agrupam tudo o que é importante para o negócio, revelando estatísticas e insights capazes de aprimorar sua tomada de decisões. Bom, agora você deve estar se perguntando onde entra o marketing digital em tudo isso, não é verdade? É o que veremos no próximo item!Por que aplicar o business intelligence no marketing digital
Há quem diga que o business intelligence e o marketing digital foram feitos para trabalhar juntos. Nesse sentido, se uma empresa já reconhece a importância do segundo para o seu bom funcionamento, também deve colocar o primeiro em sua lista de prioridades. Antes de tudo, sabemos que a inteligência de mercado consolida dados de forma prática e os disponibiliza simplificadamente, permitindo a obtenção de informações que demonstram a situação atual do negócio. Em outras palavras, esses dados são utilizados na tomada de decisões para melhorar processos. Assim, tais funcionalidades são essenciais para o marketing digital, que precisa tomar decisões estratégicas e baseadas em informações concretas para iniciar uma nova campanha. Além disso, quando ele está conectado aos sistemas de gestão de vendas e relacionamento com o consumidor, ainda é possível fazer análises interessantes sobre a experiência do cliente. De um modo geral, podemos afirmar que usar o business intelligence no marketing digital significa reduzir tempo (que era gasto em análise e mensuração) e obter análises constantes sobre o negócio — contribuindo para a alteração de estratégias em tempo real e execução de ações preventivas quanto às tendências identificadas.