Quando um negócio inicia suas atividades, inegavelmente a principal intenção é ter clientes e vender muito. É um objetivo justo, porém no caminho para torná-lo realidade erros são cometidos com frequência e o pior, acreditando que são acertos.
Os equívocos clássicos são: divulgação, comunicação, investimento e de certa forma todos estão interligados, ou seja, é como uma conta matemática, errando no começo, o resultado final também não estará correto.
Se comunicar com a massa obviamente aumenta a probabilidade de atingir um maior público, mas ao mesmo não garante que isso se reverta em vendas. Diante disso, e ser for comprovado aqui que o segredo para a responder a pergunta ‘’como vender mais?’’ pode ser segmentar e aplicar o marketing regionalizado?
O marketing regionalizado
A estratégia de regionalização tem como base gerar conexão entre uma marca, produto ou serviço com públicos de diferentes lugares, adaptando a linguagem, abordagem e realizando uma comunicação personalizada, muitas vezes até se desvencilhando de suas características marcantes como cores e slogans. Regionalizar tem a finalidade de causar impacto no público local através do envolvimento emocional e identificação pelos valores passados, ocasionando em uma relação mais íntima entre os dois lados. O funil de vendas para o marketing regionalizado:- Regionalização: linguagem apropriada àquela região;
- Empatia: o consumidor rapidamente se identifica por fazer parte de sua realidade;
- Envolvimento: o emocional consequentemente é atingido, por conta da linguagem e simbologias;
- Confiança: o interesse é elevado pela credibilidade que o público passa a ter na campanha ou no que é ofertado;
- Venda: as 4 etapas consequentemente refletirão no fechamento do negócio.
Como vender mais com o marketing regionalizado?
Antes de tudo, é preciso ter conhecimento sobre dois fatores: o local e o que sua marca pode oferecer. Segmentar não é tão simples quanto parece, inclusive, tem um grau de complexidade mais elevado que a comunicação generalizada. As vendas com o marketing localizado são, basicamente, feitas pelo relacionamento da empresa com o consumidor, levando em consideração, claro, canais eficazes de divulgação que garantam essa troca e possuam certa visibilidade. Esse é o primeiro passo para vender mais com o marketing localizado, otimizando as campanhas e tendo maior assertividade quando estreitar a relação com o público. Para isso, somente ‘’oferecer um produto’’ não basta, é preciso cultivar uma ideia, transmitir valor, para que assim, o consumidor acredite na compra. Usar as ferramentas de marketing digital é também crucial na hora da segmentação geográfica! Por sinal, nem sempre a utilização de mídias sociais ou outros canais é o melhor a se fazer, existem plataformas especializadas em regionalização, como é o caso da Busca Cliente. A plataforma Busca Cliente funciona posicionando empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo, Google, Yahoo e Bing, de maneira totalmente orgânica e regional. Tendo em mente a importância de cada local que compõe o Brasil, a tecnologia Busca Cliente traz notoriedade aos negócios regionais, que quase sempre não conseguem destaque devido à monopolização do mercado. Neste contexto, o consumidor muitas das vezes acaba tendo que importar ou procurar em outro estado determinado produto por não saber que ele existe em sua região. Aproveitar a audiência dos buscadores locais é outro ponto determinante quando o assunto é ter eficácia em uma campanha local. A relevância das buscas indica os desejos do público e assim, é possível saná-los e trazer visibilidade à marca. Ainda usando o exemplo mencionado acima, as etapas da plataforma Busca Cliente na aplicação do marketing local são:- Usuários precisam de produtos;
- Eles utilizam os buscadores;
- A plataforma Busca Cliente destaca as empresas;
- Essa empresa passa a ter até 95% mais acessos em seu segmento.