No mundo dos negócios, há uma máxima que diz que “quem quer vender para todo mundo, acaba não vendendo para ninguém”. Por isso é importante definir o público-alvo dentro do planejamento empresarial, e assim saber quem está interessado nos produtos e serviços para promover ações mais segmentadas.
Produzir conteúdo para a divulgação de uma empresa ou uma marca demanda cultivar o maior número possível de pessoas interessadas, mas fazê-lo estrategicamente permite converter mais pessoas.
Com isso em mente, não é de se admirar que muitas organizações suponham que deveriam tentar compartilhar as mensagens com o maior número possível de consumidores, sem ao menos definir o público-alvo e saber os desejos e anseios que os circundam.
Quem pensa que, quanto maior o alcance, mais clientes em potencial é possível obter, pode acabar ultrapassando limites que extrapolam o próprio potencial empresarial.
Afinal, no mundo digital moderno, a sociedade é constantemente bombardeada com uma quantidade relativamente grande quando se trata de informações.
Se um escritório despachante Curitiba não estiver falando com um grupo específico de pessoas, que tenham interesse e potencial em recorrer ao serviço, há uma boa chance de que a mensagem acabe sendo dispersada e, pior, sem alcançar quem realmente pode se interessar pela marca, pelos produtos e serviços disponíveis.
Ao invés disso, um planejamento de marketing direcionado permite concentrar as mensagens no mercado adequado, e nas pessoas com maior probabilidade e interesse de compra.
Com uma definição de público-alvo para se trabalhar, a empresa pode gastar menos em uma campanha publicitária, e assim ganhar mais, alcançandos os leads, como são identificados os potenciais clientes, que são mais valiosos para a rede de captação.
Aprender a identificar personas do público-alvo garante que uma empresa de banho de prata possa levar a marca ao mercado consumidor de maneira mais econômica e, melhor, com mais eficiência. E aqui está o pontapé inicial.
Um perfil de público-alvo é, de maneira simples e direta, um grupo específico de clientes com maior probabilidade de responder, de forma positiva, quanto às ofertas, promoções, produtos e serviços colocados em exposição.
Muitas vezes, a análise de público-alvo será baseada em fatores específicos, entre os quais:
Dessa forma, fica mais fácil entender porque definir o público-alvo é muito importante para qualquer empresa que esteja inserida no mercado consumidor.
Isso significa que é preciso saber quais os canais de comunicação, qual a linguagem e quais as informações que devem ser utilizadas para se conectar com o público mais adequado.
Encontrar, de maneira definitiva, o público-alvo ajuda a criar um tom de voz que realmente fale com o cliente, o que leva à construção da persona ideal e ao relacionamento com a marca.
Afinal, a empresa vai saber com que tipo de pessoas está falando, e como as mensagens devem ser direcionadas.
Isso porque é estipulado em quais canais é possível encontrá-las e o que elas querem, desejam e almejam em relação à marca.
Também é possível ouvir essas pessoas, e isso permite adaptar outras estratégias de comunicação e marketing digital, como o uso de palavras-chave no conteúdo fornecido, e colocar em prática o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca.
Vai além, pois é possível determinar o que os clientes que precisam de uma empresa de portaria desejam, permitindo que a empresa adapte as propostas de valor e visão para que a marca seja relevante para necessidades sobre problemas específicos.
Tem mais, pois com dados como os consumidores comparam e escolhem produtos, é possível ajustar as campanhas de marketing para, assim, tornar a própria oferta mais interessante e atraente.
Sendo assim, a construção da persona ideal é projetar um perfil de público-alvo perfeito, e assim estabelecer relevância para atuação no mercado consumidor.
Se uma empresa com escritorio virtual oferece vantagens, e os produtos apresentados correspondem ao que o público está procurando, a marca tem mais chances de conquistar o cliente.
No caso de uma empresa que se apresenta como solução indelével para “todo mundo”, então ela mesma torna a situação mais difícil para entrar em sintonia com qualquer tipo de lead em um nível mais profundo.
Logo, é importante se lembrar que, quanto mais a empresa se conecta com alguém, maior a probabilidade dessa pessoa se tornar um embaixador e cliente fiel da marca.
A seguir, é preciso descobrir quem é realmente o público-alvo, observando características que podem ser utilizadas para separar um cliente de outro.
Para esclarecer, a melhor coisa que a empresa pode fazer é criar uma persona ideal que ajuda a refinar o público de maneira definitiva.
No entanto, a princípio, é possível começar analisando diferentes dados demográficos do público-alvo, e assim definir fatores mais importantes que é preciso saber sobre os potenciais clientes.
Isso pode ser observado quando se analisa como público-alvo os bebês, quando na verdade as compras são realizadas por pessoas adultas.
Quando não se tem uma faixa etária óbvia para os clientes, como no exemplo apresentado, é preciso tentar manter o público-alvo o mais restrito possível.
Assim, se a empresa desenvolve e vende software de nível empresarial, é preciso pesquisar as idades mais prováveis de gestores e executivos do setor. Isso ajuda a criar estratégias pontuais que atraem a faixa etária correta.
A menos que os serviços sejam digitais, é preciso pensar em possibilidades de conexão com novos clientes de forma local.
Até onde a empresa pode viajar para oferecer serviços e qual a distância máxima para enviar os produtos?
Tudo demanda estratégia de negócios, parcerias comerciais e de logística internacional e nacional, entre outros fatores que podem encarecer o produto final, e então o negócio se tornar inviável.
Quando a empresa pensa em como identificar o público-alvo, vale a pena pensar sobre o que é valioso para o cliente, e o que pode ser descartado de qualquer maneira.
Situações corriqueiras, como pensar em como os clientes passam o tempo livre, ou quais questões que os levam à inquietação, são cruciais.
Por exemplo, se a empresa decidir por se conectar com um público antenado, que se preocupa com a responsabilidade social, é preciso investir mais e mostrar o lado ético corporativo.
Cada empresa de vending machines tem um conjunto diferente de valores, um propósito específico e uma estratégia de vendas única.
Portanto, é preciso olhar além, e identificar características como
Por isso as empresas de decapagem quimica, por exemplo, devem considerar a organização de eventos, e assim poder participar e interagir com os clientes, familiarizando-se com a maneira como eles pensam, falam e agem.
As redes sociais são outro ponto em que é possível começar a construir uma comunidade para se informar sobre o perfil do público-alvo.
Conforme a empresa começa a angariar seguidores para a marca, é possível implementar pesquisas e debates que permitam aprender mais sobre os clientes.
Por fim, a interação com os clientes, de uma maneira bastante abrangente como a tecnologia permite nos dias atuais, se mostra um caminho sólido para desenvolver relacionamentos profundos entre empresa e clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Produzir conteúdo para a divulgação de uma empresa ou uma marca demanda cultivar o maior número possível de pessoas interessadas, mas fazê-lo estrategicamente permite converter mais pessoas.
Com isso em mente, não é de se admirar que muitas organizações suponham que deveriam tentar compartilhar as mensagens com o maior número possível de consumidores, sem ao menos definir o público-alvo e saber os desejos e anseios que os circundam.
Quem pensa que, quanto maior o alcance, mais clientes em potencial é possível obter, pode acabar ultrapassando limites que extrapolam o próprio potencial empresarial.
Afinal, no mundo digital moderno, a sociedade é constantemente bombardeada com uma quantidade relativamente grande quando se trata de informações.
Se um escritório despachante Curitiba não estiver falando com um grupo específico de pessoas, que tenham interesse e potencial em recorrer ao serviço, há uma boa chance de que a mensagem acabe sendo dispersada e, pior, sem alcançar quem realmente pode se interessar pela marca, pelos produtos e serviços disponíveis.
Por onde começar?
A segmentação de um mercado específico não significa que é preciso excluir pessoas que não atendem aos critérios que podem definir o público de uma organização.Ao invés disso, um planejamento de marketing direcionado permite concentrar as mensagens no mercado adequado, e nas pessoas com maior probabilidade e interesse de compra.
Com uma definição de público-alvo para se trabalhar, a empresa pode gastar menos em uma campanha publicitária, e assim ganhar mais, alcançandos os leads, como são identificados os potenciais clientes, que são mais valiosos para a rede de captação.
Aprender a identificar personas do público-alvo garante que uma empresa de banho de prata possa levar a marca ao mercado consumidor de maneira mais econômica e, melhor, com mais eficiência. E aqui está o pontapé inicial.
Como definir o público-alvo e qual a importância?
Para não se antecipar e listar dados demográficos ou explicar os tipos de públicos-alvo, é preciso entender por que é preciso segmentar um nicho para tráfego em potencial.Um perfil de público-alvo é, de maneira simples e direta, um grupo específico de clientes com maior probabilidade de responder, de forma positiva, quanto às ofertas, promoções, produtos e serviços colocados em exposição.
Muitas vezes, a análise de público-alvo será baseada em fatores específicos, entre os quais:
- Faixa etária;
- Interesses sociais e culturais;
- Localização;
- Renda.
Dessa forma, fica mais fácil entender porque definir o público-alvo é muito importante para qualquer empresa que esteja inserida no mercado consumidor.
Isso significa que é preciso saber quais os canais de comunicação, qual a linguagem e quais as informações que devem ser utilizadas para se conectar com o público mais adequado.
Encontrar, de maneira definitiva, o público-alvo ajuda a criar um tom de voz que realmente fale com o cliente, o que leva à construção da persona ideal e ao relacionamento com a marca.
A criação da persona ideal da marca
De uma maneira essencial, uma análise de público-alvo fornece dados para equipes de marketing, garantindo mais consistência na formulação das mensagens e permitindo construir relacionamentos mais fortes com os clientes.Afinal, a empresa vai saber com que tipo de pessoas está falando, e como as mensagens devem ser direcionadas.
Isso porque é estipulado em quais canais é possível encontrá-las e o que elas querem, desejam e almejam em relação à marca.
Também é possível ouvir essas pessoas, e isso permite adaptar outras estratégias de comunicação e marketing digital, como o uso de palavras-chave no conteúdo fornecido, e colocar em prática o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca.
Vai além, pois é possível determinar o que os clientes que precisam de uma empresa de portaria desejam, permitindo que a empresa adapte as propostas de valor e visão para que a marca seja relevante para necessidades sobre problemas específicos.
Tem mais, pois com dados como os consumidores comparam e escolhem produtos, é possível ajustar as campanhas de marketing para, assim, tornar a própria oferta mais interessante e atraente.
Sendo assim, a construção da persona ideal é projetar um perfil de público-alvo perfeito, e assim estabelecer relevância para atuação no mercado consumidor.
Se uma empresa com escritorio virtual oferece vantagens, e os produtos apresentados correspondem ao que o público está procurando, a marca tem mais chances de conquistar o cliente.
No caso de uma empresa que se apresenta como solução indelével para “todo mundo”, então ela mesma torna a situação mais difícil para entrar em sintonia com qualquer tipo de lead em um nível mais profundo.
Logo, é importante se lembrar que, quanto mais a empresa se conecta com alguém, maior a probabilidade dessa pessoa se tornar um embaixador e cliente fiel da marca.
Análises que definem o público-alvo
De forma abrangente, é válido supor que a definição de público-alvo está em torno de um grupo de pessoas para quem uma empresa deseja vender um produto ou serviço.A seguir, é preciso descobrir quem é realmente o público-alvo, observando características que podem ser utilizadas para separar um cliente de outro.
Para esclarecer, a melhor coisa que a empresa pode fazer é criar uma persona ideal que ajuda a refinar o público de maneira definitiva.
No entanto, a princípio, é possível começar analisando diferentes dados demográficos do público-alvo, e assim definir fatores mais importantes que é preciso saber sobre os potenciais clientes.
-
Perfil de público-alvo com base na idade
Isso pode ser observado quando se analisa como público-alvo os bebês, quando na verdade as compras são realizadas por pessoas adultas.
Quando não se tem uma faixa etária óbvia para os clientes, como no exemplo apresentado, é preciso tentar manter o público-alvo o mais restrito possível.
Assim, se a empresa desenvolve e vende software de nível empresarial, é preciso pesquisar as idades mais prováveis de gestores e executivos do setor. Isso ajuda a criar estratégias pontuais que atraem a faixa etária correta.
-
Perfil de público alvo geográfico ou local
A menos que os serviços sejam digitais, é preciso pensar em possibilidades de conexão com novos clientes de forma local.
Até onde a empresa pode viajar para oferecer serviços e qual a distância máxima para enviar os produtos?
Tudo demanda estratégia de negócios, parcerias comerciais e de logística internacional e nacional, entre outros fatores que podem encarecer o produto final, e então o negócio se tornar inviável.
-
Perfil de público-alvo orientado por personalidade
Quando a empresa pensa em como identificar o público-alvo, vale a pena pensar sobre o que é valioso para o cliente, e o que pode ser descartado de qualquer maneira.
Situações corriqueiras, como pensar em como os clientes passam o tempo livre, ou quais questões que os levam à inquietação, são cruciais.
Por exemplo, se a empresa decidir por se conectar com um público antenado, que se preocupa com a responsabilidade social, é preciso investir mais e mostrar o lado ético corporativo.
-
Considerando os dados demográfico do público-alvo
Cada empresa de vending machines tem um conjunto diferente de valores, um propósito específico e uma estratégia de vendas única.
Portanto, é preciso olhar além, e identificar características como
- Aspirações e necessidades;
- Cargo ou renda;
- Motivação de aquisição;
- Redes sociais e sites favoritos;
- Status familiar ou de relacionamento.
Dicas finais para acertar o público-alvo
Não basta conhecer o perfil do público-alvo da empresa. Se realmente deseja se conectar a um segmento de mercado lucrativo, é preciso se aprofundar no ambiente em que está inserida.Por isso as empresas de decapagem quimica, por exemplo, devem considerar a organização de eventos, e assim poder participar e interagir com os clientes, familiarizando-se com a maneira como eles pensam, falam e agem.
As redes sociais são outro ponto em que é possível começar a construir uma comunidade para se informar sobre o perfil do público-alvo.
Conforme a empresa começa a angariar seguidores para a marca, é possível implementar pesquisas e debates que permitam aprender mais sobre os clientes.
Por fim, a interação com os clientes, de uma maneira bastante abrangente como a tecnologia permite nos dias atuais, se mostra um caminho sólido para desenvolver relacionamentos profundos entre empresa e clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.