O marketing digital pode ser utilizado tanto na venda de infoprodutos quanto na venda de produtos físicos.
Não importa se o seu setor é de comida industrial ou de confecção de utensílios para cozinha, qualquer segmento de atuação é capaz de vender os seus produtos ou serviços no meio online.
Além disso, por conta da transformação digital, com o intuito de acompanhar as alterações no mercado, é essencial que a sua empresa ofereça os seus produtos no meio digital a fim de alcançar uma maior quantidade de pessoas dentro de um segmento-alvo.
Entretanto, é necessário aplicar algumas estratégias de marketing para que o seu produto físico se adeque ao meio virtual, e assim venda cada vez mais. Continue lendo e entenda quais são as táticas para se trabalhar no marketing digital.
O que é marketing digital?
O marketing digital é a elaboração e aplicação de uma série de estratégia de comunicação e publicidade direcionadas para serem utilizadas em ambiente online. O objetivo principal do marketing digital é utilizar estratégias tradicionais do marketing de forma que comuniquem com seus consumidores no meio digital e acompanhem as tendências do mercado. Por exemplo, uma empresa de energia fotovoltaica pode utilizar as estratégias tradicionais de marketing no meio virtual, entretanto deve adaptá-las para melhor se comunicar com o ambiente. O marketing digital possui o intuito de alcançar os seus leads, ou seja, potenciais clientes, e apresentar a sua marca, seu conteúdo, produtos, serviços e posicionamento. O meio digital, por ser amplo e de fácil comunicação com diferentes pessoas, se torna um ambiente de baixo investimento, uma vez que é de fácil acesso, e com alto retorno, possuindo a capacidade de alcançar muitas pessoas. Entretanto, não é apenas porque o meio de divulgação é virtual que os seus produtos também precisam ser. O marketing digital pode efetuar a venda de inúmeros produtos e serviços, sem depender de sua característica ser física ou digital. Desde a venda de um kit lanche corporativo até a venda de um ônibus podem ser realizadas através do marketing digital. As estratégias utilizadas na internet são apenas adaptações de um marketing tradicional, a fim de acompanhar as tendências do mercado e se adequar aos diferentes ambientes de divulgação. Entretanto, como é possível realizar a adaptação do marketing tradicional e vender no meio online através do marketing digital?Como aplicar para produtos físicos?
O marketing digital pode ser aplicado a produtos físicos através da utilização e entrega de uma grande quantidade de informações referente ao seu produto ou serviço. Por exemplo, se você deseja realizar a venda de uma catraca controlid, você pode usar ferramentas do meio digital a fim de proporcionar a maior quantidade de informações possíveis para o seu potencial cliente. Através da utilização de fotos, vídeos curtos, entre outras ferramentas, é possível interagir com o seu público-alvo e divulgar o seu produto, orientando sobre as suas características, qualidades e funções. A utilização de sites, blogs e redes sociais podem te ajudar a alcançar o seu segmento, e consequentemente vender mais, apresentando a sua marca, produtos e serviços a serem oferecidos. Através da utilização dos meios digitais como forma de divulgação, as suas chances de se efetuar uma venda crescem consideravelmente. Além disso, você tem a capacidade de construir uma relação mais próxima com o seu lead, onde a geração de conteúdos direcionados a eles e a possibilidade de interação te ajuda a entender melhor a perspectiva do seu consumidor. Com isso, é possível compreender quais são os sonhos, desejos e medos do seu segmento-alvo, além do que ele espera ao adquirir o seu produto ou serviço. Por exemplo, ao realizar a venda de tinta emborrachada para telhado nas redes sociais, é possível identificar quais são as maiores dificuldades do seu nicho com esse serviço, e consequentemente como ele pode ser melhorado.Estratégias de marketing digital para produtos físicos
Existem algumas estratégias específicas para o marketing digital que podem ser aplicadas para a realização da venda de produtos físicos. Dentre elas, podem-se citar:- Marketing de conteúdo;
- Técnicas de SEO;
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Mídia paga.