O Marketing Digital já mudou bastante desde que se tornou a principal estratégia de empresas de diversos segmentos e tamanhos, em busca de crescimento no mercado. Para que os investimentos nessa área sejam efetivos, é fundamental atentar-se às tendências, porque há inúmeras vantagens, mas, de fato, trata-se de uma área bastante dinâmica.
A relevância do Marketing Digital já não pode ser ignorada pelos empreendedores e empresários, já que as estratégias bem planejadas e executadas podem atender às necessidades do negócio e ainda aumentar a demanda, popularizando a marca, produtos ou serviços oferecidos.
Contudo, a efetividade somente é garantida quando as ações têm como foco principal os comportamentos e preferências dos consumidores, assim como os novos movimentos do mercado.
Por isso, o primeiro passo sempre será conhecer público-alvo, personas (personagens semi-fictícios que representam os clientes ideais das empresas), e ter em mãos ações para converter visitantes dos sites em leads (potenciais clientes). Então, as estratégias se voltam para a nutrição destes contatos para que eles continuem pela jornada de compras.
No próximo ano, para garantir o sucesso das ações de Marketing Digital, é essencial atentar-se para as principais tendências da área. Muitas delas já começam a se fazer presentes hoje em dia, mostrando a importância de acompanhar a evolução dos hábitos dos consumidores. É válido destacar:
- Otimização do site com SEO;
- Publicidade em Smart Speakers;
- Otimização em pesquisas por voz;
- Chatbots automatizando o atendimento nos sites;
- A utilização de algoritmos em uma estratégia.
1. Otimização do site com SEO
Quando desejam descobrir qualquer tipo de informação, grande parte dos usuários recorre aos principais mecanismos de buscas para fazer suas pesquisas, geralmente com palavras-chave. Portanto, para uma marca que deseja aumentar a visibilidade online, é fundamental investir em SEO (otimização para mecanismos de busca, do inglês). Não se trata exatamente de uma novidade dentre as estratégias de Marketing Digital, porém a otimização de sites com SEO não pode mais ser ignorada pelos empreendedores. Para deixar clara a importância da otimização, basta pensar em um cliente interessado em comprar um relogio de parede, por exemplo. É bastante provável que ele utilize a principal ferramenta de buscas na atualidade para encontrar informações e referências sobre o produto que quer comprar. A otimização, segundo as melhores práticas de SEO, contribui para que o site ou blog da empresa esteja bem posicionado dentre os resultados das buscas. Isso aumenta as chances de a pessoa encontrar a empresa e os seus produtos ou serviços, como uma pintura de fachada predial, por exemplo. O bom posicionamento ajuda a empresa a estabelecer uma imagem de confiança, autoridade e destaque, em meio a tantos conteúdos, produtos e serviços oferecidos atualmente. Grande parte dos usuários tende a escolher entre os primeiros links oferecidos pelos buscadores, e raramente acessam as segundas ou terceiras páginas quando realizam as pesquisas. Por isso a otimização em SEO continua uma tendência para 2020.2. Publicidade em Smart Speakers
Os Smart Speakers vêm revolucionando a forma como nós interagimos e utilizamos os dispositivos eletrônicos, graças ao advento da Inteligência Artificial. Os assistentes têm se popularizado a cada dia, adicionando praticidade na realização de diversos tipos de tarefas na rotina das pessoas, seja no trabalho ou em casa. Os Smart Speakers podem ser acionados com comandos de voz para consultar a agenda, verificar as horas, consultar receitas, comprar produtos ou serviços, entre outras possibilidades. Por isso, a tendência é que eles se tornem cada vez mais presentes e essenciais no dia a dia. Por meio da Inteligência Artificial, os Smart Speakers realizam uma série de ações que está diretamente relacionada à compra, seja ela de produtos ou de serviços. Por isso, é preciso que empresas e profissionais atentem-se para a criação de conteúdos pensando nessas tecnologias. Nesse sentido, dois pontos são essenciais para o desenvolvimento de estratégias de Marketing Digital para os Smart Speakers, que são: orientar bem o público e aproveitar a audição compartilhada. É necessário educar os usuários a utilizarem a ferramenta adequadamente e o marketing desempenha um papel fundamental para isso. Uma empresa especializada pode ensinar os consumidores a pedir o fechamento da varanda de vidro, por exemplo, mostrando a funcionalidade e a praticidade da instalação integrada aos Smart Speakers. Com relação à audiência compartilhada, ao contrário da individualização dos fones de ouvido, permite a integração das pessoas em volta do dispositivo eletrônico. Isso pode ser aproveitado pelas marcas para a promoção de conteúdos como podcasts, desde que sejam relevantes para o público, com assuntos relacionados aos produtos ou serviços, como a instalação de papel de parede para cozinha, por exemplo.3. Otimização em pesquisas por voz
Paralelamente à popularização dos Smart Speakers, é preciso que as empresas também considerem que cada vez mais pessoas prefiram fazer buscas com comandos de voz, nos smartphones, principalmente. As ferramentas são bastante convenientes para os usuários, pois permitem que eles façam as buscas sobre modelos de cortina para quarto, por exemplo, de uma maneira muito mais prática, simples e rápida. c Por isso, é necessário que a empresa esteja com as estratégias de otimização em SEO sempre em dia. Desta forma, pode agregar mais qualidade aos conteúdos e gerar melhores resultados. Como a forma com que as pessoas costumam realizar as pesquisas pode levar diferentes tipos de combinações de palavras, algumas dicas úteis para a otimização para pesquisas por voz são:- Otimizar os conteúdos para pesquisas feitas com perguntas;
- Otimizar o conteúdo com palavras-chave de cauda longa;
- Otimizar para a busca de informações locais;
- Aprimore a qualidade do conteúdo, agregando mais valor aos usuários;
- Otimizar para dados estruturados, focando em pesquisas de informação direta;
- Otimização do conteúdo para mobile, com páginas responsivas.
4. Chatbots automatizando o atendimento nos sites
Os Chatbots se mostram cada vez mais importantes, principalmente nos e-commerces, automatizando as conversas com os clientes e potenciais clientes online, simulando uma conversa humana em um bate-papo. Os Chatbots são perfeitos para uma empresa que vende purificador de água de parede, apenas para citar um exemplo de produto, automatizar tarefas que podem ser repetitivas. Muitas vezes o atendimento aos clientes nos sites também é burocrático e demanda muita mão de obra quando realizado da maneira tradicional. Com os Chatbots, as empresas podem realizar tarefas como responder dúvidas frequentes ou oferecer ajuda e orçamentos aos usuários dos sites, por meio de um software pré-programado. Um exemplo é quando o potencial consumidor digitar uma dúvida sobre as dimensões de uma placa de acessibilidade, por exemplo. Então, o programa irá oferecer uma resposta quase automática, de acordo com as palavras-chave reconhecidas na mensagem digitada. Não se trata de uma ferramenta para substituir o atendimento humano, entretanto. Os Chatbots podem ser utilizados como um auxiliar para realizar vendas, tirar dúvidas sobre produtos ou serviços, captar informações ou até identificar em qual estágio da jornada de compras o cliente está. Tudo isso é de grande valia para o Marketing Digital, reforçando a relevância da implantação dos sistemas nos sites das empresas, independente do serviço ou produto vendido, como uma lampada fluorescente 40w, por exemplo.5. A utilização de algoritmos em uma estratégia
Os algoritmos têm bastante importância pois ajudam na compreensão do comportamento das pessoas, especialmente nas redes sociais. Por isso, conhecer a fundo o funcionamento dos algoritmos se mostra uma necessidade para melhorar as estratégias digitais da empresa. Os algoritmos podem ser utilizados ao favor das empresas, ajudando com uma mediação mais neutra sobre o que é exibido aos usuários. Assim, individualmente, a disponibilidade de conteúdos leva em conta preferências, histórico de comportamento, entre outros aspectos. Pode-se dizer que é fundamental entender como funcionam os algoritmos de uma rede social antes de iniciar a estratégia de Marketing Digital. Isso porque, os algoritmos ajudam na escolha do canal e linguagem mais adequados para a comunicação com o público. Também ajudam a guiar o planejamento de conteúdos de qualidade, segundo o funcionamento da plataforma e o comportamento dos usuários. Contudo, para utilizar os algoritmos, é de extrema importância que os profissionais responsáveis acompanhem as constantes atualizações da área. Também precisam investir tempo para conhecer as particularidades de cada rede social e aprimorar as estratégias online. Por fim, é válido ressaltar que manter-se atento às tendências ajuda a garantir o sucesso dos investimentos em Marketing Digital. Ao adaptar as ações para os novos hábitos dos consumidores e potenciais consumidores, as empresas podem se manter mais próximas do seu público. Desta forma, as novas estratégias de Marketing Digital contribuem para que as empresas marquem presença no meio online, se mostrando cada vez mais presentes no dia a dia da sua audiência, e aumentando as oportunidades de negócios.Checklist: As 5 maiores tendências de Marketing para 2020
- 1. Otimização do site com SEO;
- 2. Publicidade em Smart Speakers;
- 3. Otimização em pesquisas por voz;
- 4. Chatbots automatizando o atendimento nos sites;
- 5. A utilização de algoritmos em uma estratégia;
2 Comentário
Olá Eduardo, obrigado pelas dicas, achei incrível entender mais sobre os Smart Speakers e pesquisas por voz, vou fazer o possível para implementar isso, além do SEO.
Que bom que gostou amigo. É uma grande tendência esse tema. Forte abraço!