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Campanhas pagas nas redes sociais: Como e por que fazer?

Eduardo Larbac - 17 de julho de 2020

Campanhas pagas nas redes sociais: Como e por que fazer? Campanhas pagas nas redes sociais: Como e por que fazer?
Certamente você já não ignora a importância das redes sociais nas estratégias de marketing digital da atualidade. Mas a pergunta é: como atingir os melhores resultados possíveis, de modo realmente assertivo e escalável?

Quando se fala em “escala”, inclusive, o ponto central é o da sustentabilidade, ou seja, o de um crescimento sólido. Do contrário, a empresa ou marca estaria sempre recomeçando do zero, o que não é interessante.

Por outro lado, já faz décadas que as mídias sociais se tornaram imprescindíveis para qualquer marca que queira se fortalecer em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador.

Além disso, segundo a GlobalWebIndex, empresa britânica de pesquisas digitais, o Brasil é o segundo país no ranking mundial em termos de tempo que se passa nas mídias sociais. Em média nós ficamos 4h conectados todos os dias.

Mesmo quem não goste tanto assim de redes sociais, e talvez nem sequer tenha conta em alguma delas, precisa reconhecer a grandeza desses números, concorda? Sobretudo quando o assunto é business e crescimento da marca e do faturamento.

Quem já conhece a dinâmica dessas plataformas, ou mesmo de ouviu falar, sabe que se trata de um universo extremamente dinâmico. Ali, qualquer que seja o formato, as postagens se acumulam vertiginosamente, e tudo muda a cada minuto.

Algumas priorizam o texto curto, outras o texto mais longo. Também há as que prezam por imagens e vídeos; neste caso a navegação é mais facilitada, pois o usuário pode navegar enquanto faz outras coisas, como atividades caseiras ou mesmo exercícios físicos.

Tudo isso mostra como hoje o segredo das marcas é saber estar no lugar certo e na hora certa. Também assim, é fundamental saber falar a língua do seu público, conhecendo a fundo a persona dele.

Outro ponto que alguns empresários e autônomos costumam ignorar: o das vantagens e benefícios que a publicidade paga pode trazer ao crescimento orgânico, que é aquele que ocorre espontaneamente, sem anúncios.

Então, se você quer compreender tudo isso e muito mais, e começar a extrair os melhores resultados das suas campanhas pagas, siga adiante na leitura.

A importância do planejamento

Você já deve ter ouvido falar em “visão macro”. Pelo próprio termo já é possível imaginar que se trata da capacidade de ver no curto, médio e longo prazo.

Um dos erros mais comuns é achar que a função dos anúncios é simplesmente “fazer mais vendas”, como se a plataforma praticamente devesse levar o cliente até sua empresa e fazer todo o serviço.

Não é por aí, e a culpa nem é das plataformas. Afinal, você deve concordar que se a sua marca coloca uma betoneira para alugar, o interesse dessa ação é bastante diferente de, por exemplo, você só querer captar mais leads para futuramente vender algo.

Assim, cabe ao seu planejamento inicial determinar quais são os objetivos principais de cada ação ou campanha que você for empreender durante determinado período. Uma dica valiosa é, justamente, dividir as ações em mensais, semestrais e daí em diante.

Algumas marcas acabam desistindo das campanhas pagas porque simplesmente fizeram o famoso “atirar para todo lado”. Mas não é assim que se consegue algo sólido e assertivo nas redes sociais.

Além da famosa venda, você também pode utilizar as campanhas para uma etapa que se chama “conscientização”, ou para “conversões” de outros tipos.

Se o seu público ainda não sabe exatamente como se dá a aplicação de um guarda corpo de vidro para sacada, certamente não adianta você fazer um anúncio com uma “promoção arrasadora” nessa área, percebe?

Antes será preciso educar seu público. É aí que entra o papel da conscientização, que é uma etapa essencial na comunicação da marca com o público.

Já as demais conversões dizem respeito a várias ações possíveis, como o preenchimento de um formulário para captação de leads, ou um download, ou mesmo um compartilhamento e uma simples curtida.

Funil de vendas e perfil das redes

Acima vimos a importância de saber planejar e segmentar suas campanhas. Em marketing digital é muito importante compreender que as vendas serão sempre o fruto de uma estratégia coerente e constante, com começo, meio e fim.

Para compreender isto um pouco melhor, vamos falar sobre funil de vendas. Entenda que, se você trabalha com corrimão de aluminio, uma pessoa não vai do estágio de total ignorância sobre você para o de compradora.

Levando isto em conta, as etapas essenciais do funil são as seguintes:
  • Topo do funil: os visitantes da sua página;
  • Topo do funil: os leads que você consegue;
  • Meio do funil: as oportunidades já filtradas;
  • Fundo do funil: os clientes efetivados.
Sabe onde exatamente isso entra nas suas campanhas pagas em redes sociais? É bem simples: ao compreender os estágios que cada cliente seu percorre no ciclo de vida da venda, junto você descobre em quais redes sociais deverá focar sua atenção.

Dito de outro modo, se você trabalha com administradora de condomínios SP, por exemplo, talvez você queira primeiro dispor de e-books para download, a fim de estreitar laços com seu público. Qual será então a melhor rede social para você?

É bem simples. Neste caso, será melhor focar as mídias que prezam por textos mais longos, e ainda fazer links com seu blog. Já se você quisesse vender cursos nessa área, poderia priorizar vlogs e mídias sociais que permitem transmissões em vídeo.

Quanto mais sinergia houver entre sua marca, seu público e a rede social escolhida, maior serão os engajamentos e os retornos.

Mas veja bem, isso não quer dizer que você não possa estar em várias plataformas ao mesmo tempo, mas sim que precisa saber qual a sua principal. Adiante vamos aprofundar isso.

Levando o planejamento à prática

Outro erro também muito comum é a pessoa ler bastante coisa a respeito, mas se esquecer da prática, isto é, de colocar a mão na massa. Por isso uma dica valiosa é: comece algo o mais rápido possível.

Não precisa estar perfeito, basta ser um pontapé inicial. Como vimos acima, descobrir qual é a melhor rede social para o seu nicho de mercado não significa ignorar as demais, porém você pode começar por ela.

Se você trabalha com locação de carretas, pode iniciar experimentando o Facebook Ads, cuja rede social só no Brasil já soma mais de 100 milhões de usuários, segundo dados da mesma GlobalWebIndex citada acima.

Ele é bastante versátil, pois permite textos curtos ou longos, bem como uso de fotos e vídeos integrados com a mesma seção dos textos. O mais bacana é que ela, tal como as demais plataformas, é bem intuitiva, e já direciona sua estratégia.

Entre as modalidades de customização vemos:
  • Respostas a eventos criados por você;
  • Cliques ou conversões no site;
  • Envolvimento de publicações na página;
  • Download e instalação de aplicativos.
Aqui, para ser o mais assertivo possível, basta você levar em conta as lições dadas acima, sobre planejamento de médio e longo prazo, bem como sobre o funil de vendas.

Além de ter uma multimídia variada, o investimento também é totalmente customizável conforme seu orçamento. 

De fato, a mesma loja pode investir um valor em algo sobre pastilha para banheiro, e outro quando for divulgar, por exemplo, o portfólio todo.

Além de determinar o valor, você opta pelo tipo de pagamento (que condiz com a modalidade dita acima: conversão, objetivo, etc.). Os custos podem oscilar devido à sazonalidade, pois funcionam como um leilão.

Bônus: marketing de conteúdo e SEO

Não é possível falar sobre Ads em redes sociais, que é o “formato” da sua estratégia, sem discutir o outro elemento intrínseco a toda e qualquer ação publicitária: o “conteúdo”.

Também é um erro comum um usuário não obter o resultado que esperava e atribuir, erroneamente, o problema ao veículo que fez o anúncio. Mas a verdade é que não adianta de nada pagar por anúncios se o seu conteúdo não for bom.

É preciso ser realista. Talvez haja várias casas de construção e demais lojas que vendem EPIs anunciando ponto de ancoragem. Neste caso, como você pretende se diferenciar?

O melhor caminho é o do marketing de conteúdo. Ele consiste, justamente, em criar “conteúdos” de qualidade para o seu público. O material precisa ser útil, original e gratuito.

O poder que esse tipo de estratégia tem de engajar mais e mais pessoas é incrível. Ele também se assemelha a outra estratégia arrasadora hoje em dia, que é o SEO (Search Engine Optimization).

Nos dois casos você precisa ter o diferencial de conteúdos originais e de qualidade para atrair cada vez mais leitores, até se tornar uma autoridade no seu segmento.

No caso do SEO, trata-se da otimização de conteúdo para buscadores. Assim, ao jogar a palavra-chave meio fio de concreto no Google, Bing ou Yahoo, a página aparece nas primeiras colocações da seção orgânica.

No caso das redes sociais, o segredo é que quanto mais conteúdo você tiver, melhor será o engajamento e tempo de permanência dos leitores.

É muito simples: ao clicar em um anúncio seu, a pessoa automaticamente vai acabar encontrando outros conteúdos, e vai se aprofundar cada vez mais na sua marca.

Com isso vemos como os anúncios podem ajudar, e muito, qualquer marca a atingir resultados incríveis nas redes sociais. Bem como a importância de seguir as dicas certas.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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