O Marketing Digital pode ser realizado de muitas formas diferentes e, quando bem planejado e executado, pode agregar ótimos resultados a empresas de diversos segmentos de atuação e dimensões.
O conjunto de técnicas se mostra cada vez mais importante em uma sociedade conectada como a nossa, em que as pessoas passam tanto tempo online, especialmente os brasileiros.
A internet se tornou uma importante fonte de pesquisa, ajudando as pessoas de diferentes meios culturais e sociais na compreensão de temas diversos, com diferentes níveis de complexidade.
Ao mesmo tempo, o marketing tradicional perdeu espaço para o digital, principalmente devido à possibilidade de formar uma audiência qualificada e que se identifica com a marca acima de tudo. O marketing digital também entrega a mensagem mais adequada para cada tipo de cliente, no momento em que ele mesmo achar propício o contato com a empresa, o que também aumenta as chances de compras.
Já o marketing tradicional pode ser considerado mais invasivo por muitas pessoas, e pode ter resultados insatisfatórios, principalmente com as novas gerações. Até porque, o público mais jovem já está acostumado com a interatividade de grandes campanhas de Marketing Digital.
Elas podem ser utilizadas por empresas de diversos setores e de diferentes tamanhos. Uma pequena empresa especializada na raspagem de assoalho é um exemplo, assim como uma corporação fornecedora de materiais ou ainda uma fábrica ou marca de grandes dimensões.
A importância do Marketing Digital em 6 benefícios
Por mais que os empreendedores ou gestores queiram implementar estratégias de Marketing Digital em seus negócios, convencidos das vantagens, ainda é preciso contar com o apoio dos colaboradores. Muitas vezes isso envolve o convencimento de alguns profissionais sobre a importância do Marketing Digital, e em outras é preciso investir em novas contratações, priorizando especialistas. De qualquer forma, vale a pena pesquisar a fundo sobre o tema e se conscientizar sobre as principais vantagens do Marketing Digital. O processo pode ajudar também na compreensão das melhores ferramentas para cada caso. Afinal, o público interno de uma empresa especializada no treinamento de combate a incêndio com certeza será diferente daquele que compõe uma consultoria em projetos arquitetônicos, para exemplificar. Entretanto, com relação aos benefícios, pode-se citar:- Garantir uma presença online mais forte
- Construir uma audiência qualificada
- Falar com o público certo na hora certa
- Se destacar perante a concorrência
- Investimento menor do que o necessário para mídias tradicionais
- Possibilidade de mensurar resultados com precisão