O marketing digital mudou a forma como as empresas divulgam suas marcas, produtos e serviços, bem como a maneira como as pessoas consomem o que precisam.
Ele também trouxe novas possibilidades para as organizações trabalharem de acordo com os seus recursos, o que permite que todos façam uso de boas estratégias e atinjam seus objetivos.
Isso significa que seus concorrentes estão trabalhando com algumas práticas, então, aqueles que obtêm os melhores resultados podem servir de parâmetro para o seu negócio.
Analisar a concorrência ajuda a alavancar a relevância de uma marca, sendo que isso pode ser feito com a ajuda de alguns recursos.
São ferramentas que ajudam qualquer organização a ter mais sucesso em suas estratégias de marketing digital, por meio da captação de informações valiosas.
Você não precisa fazer tudo manualmente, afinal esse trabalho ficou muito mais fácil. Contudo, existem diferentes tipos de ferramentas, e cabe aos gestores das empresas e de marketing escolherem aquelas que correspondam às necessidades.
Para quem não sabia desse recurso, pode ser um pouco difícil escolher. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância de analisar as ações de seus concorrentes e as ações e ferramentas essenciais.
O que é análise de concorrência?
Quando um negócio analisa sua concorrência, ele consegue identificar seu posicionamento no mercado em que atua, perante os demais. Também consegue visualizar melhor as oportunidades e quais ajustes devem ser feitos em suas estratégias. Além disso, é possível identificar não apenas as qualidades, mas também as deficiências estratégicas dos outros negócios, que ajudam a entender a estrutura da sua empresa. Portanto, uma empresa de raspagem de piso de madeira SP saberá o que precisa ser modificado ou melhorado em suas estratégias de marketing digital, tendo mais vantagens em relação à concorrência. É preciso analisar quais práticas envolvem o marketing digital dos concorrentes, como nível de investimento em anúncios pagos, acesso orgânico e também produtos e temas com maior alcance. É com isso que você consegue saber como os que mais se destacam atraem mais clientes. Tendo esses dados em mãos, é possível investir em estratégias que destaquem o seu negócio.Importância de analisar a concorrência
Analisar as ações de marketing da sua concorrência é importante por vários motivos. Primeiro porque com ela, uma revenda de batedeira industrial usada, por exemplo, consegue entender as estratégias do mercado. É dessa forma que você pode definir quais técnicas devem ser adotadas, pois essa prática indica características, erros e acertos dos concorrentes. Ademais, seu negócio passará a usar aquilo que faz mais sentido para ele. O objetivo não é reproduzir tudo o que a concorrência bem-sucedida faz, mas sim, entender seu comportamento e ações. Outra vantagem é a possibilidade de comparar os resultados obtidos, ajudando a entender o desempenho real do site da sua organização. Isso porque a análise individual das métricas pode, algumas vezes, causar a impressão de que tudo está indo bem, mas ao ver como é o desempenho da concorrência nesse aspecto, outros pontos de melhoria podem ser identificados. Contudo, o contrário também pode acontecer, ou seja, você notar que a evolução de seu site está acima da média, evitando, assim, que você invista em ações desnecessárias. Analisar as estratégias de marketing da concorrência ajuda a obter insights acerca dos conteúdos. Exemplo disso é a possibilidade de descobrir os termos mais usados por ela, que são realmente relevantes para o seu público-alvo. Muitas palavras-chave podem passar despercebidas durante o planejamento de conteúdo. Assim, uma fabricante de maquina de fazer salgados pode usar aquelas que realmente ajudem a impulsionar o alcance do site. Por fim, a prática de analisar as estratégias permite que você tome decisões mais assertivas com base em dados reais. São informações que podem te ajudar a definir práticas como:- Canais;
- Tipos de conteúdo;
- Frequência de postagem;
- Assuntos abordados;
- Tipos de anúncios.
Ações e ferramentas essenciais
Toda empresa, como uma que presta serviços de contabilidade, tem sua concorrência, afinal, ninguém está sozinho no mercado, a não ser que você esteja lançando algo completamente novo. Analisá-los, como dissemos, é uma maneira de melhorar as suas estratégias de marketing digital. Mas você sabe como fazer isso? Essa prática envolve ações e ferramentas adequadas, e no que diz respeito às ações, as principais delas são:- Descobrir os concorrentes diretos e indiretos;
- Ver a frequência das postagens;
- Conferir o número de seguidores;
- Identificar as mídias usadas;
- Verificar os seguidores ativos;
- Avaliar os tipos de conteúdos publicados.