Estar presente em alguma rede social, principalmente os canais mais populares, tornou-se praticamente uma obrigação para os negócios que desejam expandir sua marca e alcançar o reconhecimento no mercado.
Só para termos uma ideia, o Facebook, que é a plataforma mais conhecida em todo o mundo, já faz parte de 92% das empresas, sendo que 70% dos usuários se conectam a pelo menos uma página de negócios.
As redes sociais também trazem ótimos resultados para as empresas. Estima-se que o marketing nessas plataformas aumente em 83% a visibilidade online e em 63% a interação com o público.
Além disso, há um crescimento em mais de 77% na divulgação da marca e uma ampliação de 50% no tráfego de blogs e sites.
No entanto, mais do que criar um perfil nas redes, é necessário produzir conteúdo para os seguidores. Até porque, quando um usuário vê uma publicação sobre aplicação de bona, por exemplo, ele tem interesse em saber mais sobre o procedimento.
Caso contrário, o seu marketing pode ser vazio e, mesmo criando perfis nas redes, dificilmente a sua empresa conquistará o público.
Contudo, sabemos que é difícil focar em uma produção de conteúdo para cada uma das mídias, ainda mais com o boom das redes, com o surgimento de novas plataformas a cada dia. Fora que é preciso considerar as especificidades dos canais.
Por esse motivo, o artigo de hoje tem a intenção de trazer algumas dicas de como aproveitar o mesmo conteúdo para redes sociais diferentes. Dessa forma, o seu marketing será assertivo, sem desconsiderar a dinâmica das mídias.
Acompanhe a leitura!
Por que aproveitar o conteúdo é uma técnica válida?
Não há nada de errado em adaptar o conteúdo – aliás, essa é uma estratégia recomendada para o marketing de conteúdo. Afinal de contas, é uma forma de reforçar a ideia da sua marca no mercado, além de otimizar a gestão do tempo, sem a necessidade de criar várias postagens para cada uma das redes sociais. Por exemplo, se a intenção é divulgar camisetas promocionais no Facebook e no Instagram, é possível fazer postagens semelhantes, respeitando as especificidades das plataformas, mas também criando uma identificação do público. Ora, bem sabemos que a padronização dos conteúdos é fundamental para que as pessoas consigam identificar mais facilmente a sua marca para criar um relacionamento. Em conjunto, também podemos citar a economia financeira. Com o aproveitamento de conteúdo, a empresa pode reduzir os custos com produção, o que é ótimo para ter um ROI (Retorno sobre Investimento) maior e uma redução do CAC (Custo de Aquisição por Cliente).6 dicas para aproveitar o seu conteúdo para redes sociais diferentes
Hoje em dia, há muitas ferramentas de automação de marketing que podem te ajudar no compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Dessa forma, é muito mais fácil gerenciar as postagens e aproveitar o mesmo material. Mesmo assim, é importante ter um planejamento. Com isso, é possível reduzir significativamente as chances de retrabalho. Inclusive, todos os tipos de negócios podem aproveitar o seu conteúdo para redes sociais, desde uma consultoria contábil para empresas até profissionais autônomos. A seguir, confira algumas dicas.1 – Defina os temas
O primeiro passo é definir quais temas são interessantes para o seu público. Aliás, essa é uma forma de estimular a criatividade, já que é possível criar conteúdos a partir de assuntos predefinidos, o que torna mais fácil a elaboração de materiais ricos. Além disso, ao definir os temas, pense em alguns subtópicos que podem ancorar o seu conteúdo e oferecer mais informações aos usuários. Por exemplo, ao trazer um tutorial de montagem de painéis elétricos, também é possível trazer materiais relacionados às normas de segurança para trabalhos com eletricidade. Desse modo, você terá uma grande variedade de temas, o que torna mais fácil o aproveitamento do conteúdo, já que não é necessário pensar em diferentes assuntos para cada uma das redes sociais.2 – Defina os formatos dos conteúdos
Após realizar uma seleção temática, também é interessante definir em quais formatos os conteúdos serão compartilhados. Isso já soluciona vários problemas, visto que dependendo da rede social, é preciso escolher um formato específico. Voltando ao exemplo sobre serviços eletricos industriais dito no item anterior, o tutorial de montagem do painel pode aparecer em formato de vídeo. Assim, já se pode selecionar as redes que comportam esse material, como:- Facebook;
- LinkedIn;
- YouTube;
- IGTV do Instagram.