No período de isolamento social para diminuir o contágio do novo coronavírus, o Covid-19, as empresas tiveram que se adaptar à nova realidade, visto que foram impedidas de abrir por tempo indeterminado. Por isso, ter um negócio online se tornou imprescindível para quem deseja se manter firme durante a crise de saúde e econômica.
Segundo dados do Instituto do Fecomércio de Pesquisas e Análises, 75% dos estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro não realizavam vendas online.
Assim, durante a pandemia, parte desses empreendimentos se adaptaram, tendo que entrar às pressas no mercado de digitalização das empresas.
Aliás, a venda pela internet tem se mostrado uma opção extremamente vantajosa. De acordo com dados, o faturamento dos e-commerces cresceu 7,4% de 2015 para 2016, com faturamento de R$ 44,4 bilhões. Além disso, o número de consumidores ativos ultrapassou a margem de 47,93 milhões.
Durante o isolamento social, algumas categorias de negócios online registraram aumento nas vendas superior a 100%, conforme informações da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Entre esses segmentos, destacam-se o ramo da saúde (111%), beleza (83%) e perfumaria (80%).
Isso porque com restrições para sair de casa e com o comércio fechado, as compras online são uma alternativa muito mais cômoda, segura e eficiente.
Além do mais, com as inúmeras ferramentas digitais, incluindo as mídias e redes sociais, o consumidor consegue encontrar o produto muito mais facilmente.
Ou seja, mesmo em um cenário de crise, há oportunidades para empreendimentos novos e para a incorporação de inovações nas empresas, com foco para a transação comercial pela internet e pelo uso dos ambientes virtuais.
Por esse motivo, o artigo de hoje vai trazer algumas dicas de como aproveitar a quarentena para lançar um negócio online, além de apresentar as principais vantagens do comércio eletrônico nos dias de hoje.
Transformação digital e o crescimentos dos e-commerces
Atualmente, podemos encontrar praticamente tudo na internet. Basta digitar “capa de colete balistico”, por exemplo, para se deparar com inúmeros conteúdos sobre o produto, além de lojas especializadas na venda online do artigo. Ou seja, com apenas poucos cliques e sem sair de casa, todo mundo pode encontrar uma grande diversidade de mercadorias, bem como contratar serviços, encontrar profissionais autônomos ou pesquisar mais a respeito de um assunto. Nesse sentido, entre os pilares da transformação digital que atinge cada vez mais as empresas do mundo, a internet aparece como a grande protagonista das inovações, alterando o comportamento do consumidor, da indústria e do marketing. Além de acompanhar as tendências do mercado e o novo comportamento do consumidor, há muitas outras vantagens em abrir um negócio online, tais como:- Grande alcance de usuários;
- Sem restrição de limite geográfico;
- Redução de custos e flexibilização do trabalho;
- Evolução muito mais ágil da empresa.