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Como aumentar meu faturamento como Social Media?

Jayane Guia de Investimento - 5 de agosto de 2022

Você já deve ter ouvido falar de alguém que trabalha como social media, porém jamais se questionou ao certo como é o trabalho dessas pessoas e sua rentabilidade, se existe faculdade para trabalhar com isso ou se requer alguma especialização.

Para entender essa questão é necessário ter em mente a realidade a qual estamos inseridos. Foi-se o tempo onde o diploma era algo raro, assim também como a necessidade de fazer uma pós-graduação ou coisa do tipo.

O advento das redes sociais criou diversas profissões que jamais imaginaríamos existir um dia. Algo extremamente inovador que estamos criando e aprendendo no exato momento da criação dessa nova realidade presente no universo de bilhões de pessoas ao redor do globo.

Um casal publica a foto de um macarrão talharim para yakissoba que estão pensando em comer mais tarde no jantar. Ele partilha a marca do macarrão e imediatamente cria em seus seguidores uma oportunidade de negócio para a marca.

Se unindo as duas redes sociais esse casal tiver cerca de 5 mil seguidores e conseguir converter 50 amigos a comprarem o macarrão, o sucesso de suas redes é algo impressionante. E como saber lidar com esses números e ações de engajamento?

As redes sociais estão presentes no mundo inteiro, seja para comprar perfume, maquiagem, agrimensor preço ou roupas. O responsável por aumentar o engajamento de empresas em suas redes é o social media, que responde muitas perguntas. São elas:
  • Quais os melhores horários para publicar vídeos?
  • Quais as melhores hashtags?
  • Quais são os conteúdos publicados no setor da empresa?
  • Quais os melhores métodos de vídeos?
Essas e muitas outras questões são tratadas por esses profissionais que podem literalmente ganhar a vida trabalhando unicamente com isso. Reforçamos de imediato que, assim como fazer uma análise de biogás, o social media trabalha muito.

Não existe maneira de ganhar dinheiro fácil. Tudo é questão de como e quando as pessoas podem ou não vivenciar algum tipo de situação em específico e como lidar com o engajamento realizado nos dias de hoje sem que isso seja prejudicial à imagem da marca.

No artigo de hoje falaremos sobre as principais atribuições de um social media, quais são as oportunidades de trabalho e a rentabilidade dos trabalhos realizados. Se você virar um profissional de sucesso, é bem provável que tenha de lidar com tudo ao mesmo tempo.

Profissionalização 

Muitas pessoas questionam sobre a necessidade de fazer algum tipo de formação para se tornar uma social media, e a verdade é que até o momento não existe um regularização da profissão que exija formação específica para virar um profissional das redes sociais.

 comum que pessoas da área da comunicação, como jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e marketing, finalizem a graduação superior e migrarem para o mercado de social media, porém as empresas exigem cursos diferenciados.

Se você quiser trabalhar para o blog de uma empresa de sistema fotovoltaico rural, tem que saber que a maioria desses profissionais são de áreas bem distintas e devido uma necessidade mercado se especializarem em diferentes áreas do marketing digital.

Atualmente existem diversas empresas de cursos online focadas em desenvolver social medias focados no mercado de trabalho. Os cursos apresentam diferentes aprendizados que uma boa faculdade de marketing ensinaria a seus estudantes.

Vale a pena conferir plataformas com cursos gratuitos e focar no estudo autodidata caso você esteja desejando aumentar o seu faturamento como social media. Por mais que não exista nenhuma exigência, certificados e conhecimentos a mais sempre são bem-vindos.

Pense que uma pessoa que tem as mesmas experiências que você, mas que é certificada, levará uma certa vantagem em processos seletivos de empregos esporádicos ou físicos.

Retorno financeiro da área

O retorno financeiro dependerá da quantidade e tamanhos dos possíveis clientes. Além disso, as agências grandes conseguem conquistar maior destaque que as demais, por isso é importante saber utilizar as diferentes esferas do setor para conquistar o seu espaço.

Existe uma medida de preço para clientes pequenos. Um trabalho de social media que cuida das redes sociais e site empresarial costuma cobrar valores em torno de R$ 1.400,00 por mês dependendo da situação, tipo de cliente e afins.

Esses valores podem migrar para mais ou menos a depender da situação, mas um social media de tamanho médio tem cerca de 6 clientes fixos, o que arrecada uma renda média de R$ 8.400,00.

Não gostamos de falar de valores, pois as pessoas costumam sempre se apegar a eles. Reforçamos que cada realidade é distinta uma da outra. Pensando nisso, é preciso ter em mente que cada tipo de negócio pode afetar diretamente a sua rentabilidade.

Por isso os valores irão depender de todas as suas áreas de atuação. A média salarial desse profissional gira em torno dos R$ 3.500,00 e a maioria deles é formado em Publicidade e Propaganda.

Esse é um padrão, mas como dissemos anteriormente, não é uma obrigatoriedade. Então se você lidar com a maior empresa de corte e dobra de chapas do continente, é possível que ganhe mais dinheiro com ela do que com uma empresa similar de menor porte.

A maioria desses profissionais é autônomo, logo vivem de seus clientes e demanda diárias, e claro, de entregar resultados. O interessante também é buscar pessoas de interesse e não necessariamente áreas onde a possibilidade de fechar o negócio é curta.

Então entre um time de futebol, algum grande influencer ou uma pessoa que presta serviço de soldagem, o influencer possibilita uma maior chance de trabalho longo por ter mais a ver com as redes sociais.

Possíveis especializações

Para começar de fato as especializações dessa função, existe a necessidade de entregar resultados baseado em afazeres que irão aumentar sua área de atuação. Vejamos algumas que podem fazer você aumentar seu faturamento como social media. 

Analista de dados 

O analista de dados é uma das funções mais usadas no mercado digital. Tudo que envolve análise de dados nos dias atuais, é extremamente utilizado por qualquer empresa que quer aumentar o lucro em curto, médio e longo prazo.

É extremamente necessário que um bom banco de dados seja feito, mas além disso é preciso que os dados sejam filtrados e os insights reunidos. Todos sabem da importância e relevância dos dados.

Você provavelmente tem medo de falar certas coisas no celular e receber uma enxurrada de ofertas. Por isso, dados são importantes para compreender, entender e usar a vida do usuário a seu favor.

Se uma pessoa comenta de produtos para os cabelos, você precisa ter uma métrica de quando e onde esse indivíduo fez a menção. Nesse caso, os dados são como acessórios de combate a incêndio que ajudam a apagar o fogo, no caso, resolver o problema.

Profissionais que sabem ler esses dados recebem as melhores remunerações. Além disso, conseguem gerar muitos clientes para as empresas que trabalham.

Analista de SEO

O analista SEO também é um profissional do social media que lida diretamente com o ranqueamento que as páginas terão dentro dos mecanismos de pesquisa da internet. Eles pensaram em diversos formatos de textos, imagens e legendas unicamente para isso.

São essas pessoas que definem as principais métricas de um blog, redes sociais e graças a esse conhecimento que ainda é possível competir com as grandes agências de comunicação e grandes marcas.

Sem esse trabalho, uma empresa de montagem mecânica industrial jamais teria o seu conteúdo acessado por pessoas de interesse, mesmo que publique textos de alta qualidade. A verdade é que esse sem estrutura eles não funcionam.

Você como analista SEO poderá ganhar bastante dinheiro, pois são altos os salários oferecidos para esses profissionais.

Copywriter/Redator

Se você é familiarizado com redação e redes sociais, é possível aumentar sua renda trabalhando como redator social media. Não é necessário ser formado em jornalismo, mas é interessante comprovar escrita formal e criativa.

O faturamento dependerá da empresa que você estiver trabalhando e das demandas diárias que você oferecer. Um redator dedicado com demandas de 6 horas por dia consegue arrecadar, atualmente, cerca de R$ 3.000,00 por mês.

Enquanto os mais bem sucedidos ultrapassam a casa dos R$ 6.000,00. Redatores experientes não apenas realizam trabalhos extraordinários, como estruturam e montam pautas de outros artigos.

Estrategista de Marketing digital

Por último, mas não menos importante, existe o estrategista de marketing digital, uma função de liderança onde o profissional organiza todas as métricas, vídeo por dia, quantidade de conteúdos, estilos e abordagem.

São pessoas que conseguem prever cenários e aumentar drasticamente o volume de acesso das pessoas nas redes sociais. Normalmente é feito por pessoas com muito contato e experiência no assunto.

Existem formações particulares para esse tipo de função, logo você começa a se preparar. A área de um social media é extensa e fértil. Plante suas sementes agora e colha os frutos do seu empenho e estudos no futuro.

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