Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre mídia espontânea, e deve ter imaginado muitas coisas acerca de seu conceito.
O termo “espontâneo” automaticamente nos remete, no que diz respeito às marcas, ao surgimento de divulgação, sem que para isso a empresa precise interferir, ou até mesmo que não sejam necessários gastos.
Sim, de certo modo, a mídia espontânea está relacionada a tudo isso. Podemos até mesmo dizer que ela é o oposto da mídia paga.
Quando uma marca ou produto é citado dentro de um contexto positivo em uma notícia ou reportagem, é possível alcançar um enorme número de pessoas, sem gastar absolutamente nada.
Sabe-se que o marketing é fundamental para qualquer empresa, afinal, é por meio dele que você consegue divulgar sua marca e o que ela tem a oferecer.
Além de seus próprios esforços, é possível agir por outros meios, e a mídia espontânea é um deles. Só que ela não depende do seu capital ou das estratégias de marketing com as quais trabalha.
Mesmo assim, é possível dar um “empurrãozinho”, e atrair mais mídia espontânea. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar seu conceito, importância e como conquistá-la.
O que é mídia espontânea?
Mídia espontânea é quando uma marca é citada, de maneira positiva, em uma reportagem, seja na TV, rádio, jornais, revistas, etc. Portanto, é um modo de estar nos principais veículos de comunicação, sem pagar nada por isso. Esse tipo de mídia existe porque ela é interessante para determinado público, visto que muitas pessoas se interessam por notícias desse tipo. Por exemplo, uma rede de TV local pode fazer uma reportagem sobre o aumento na procura por administração de condominios preço, e entrevistar o gestor de alguma administradora. Com isso, a organização consegue economizar recursos financeiros, ao mesmo tempo em que conquista mais credibilidade do que fazendo uso de qualquer outro tipo de mídia, afinal, o público sabe o que é publicidade e o que é jornalismo. Publicidade é algo visto como uma forma de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Por outro lado, o jornalismo é fonte de informação, e visto pelo público como um meio de estar por dentro dos fatos. Agora que você já sabe o que é mídia espontânea, deve estar se perguntando qual é a importância dela para uma companhia. Então, é sobre isso que vamos falar no tópico a seguir.A importância da mídia espontânea
Existem três vantagens que explicam por que a mídia espontânea é tão importante, que são: credibilidade, relacionamento e expansão. Esse tipo de mídia é capaz de criar consciência de marca. Se uma fabricante de porta de enrolar automática, por exemplo, vira notícia ou é citada por algum meio de comunicação, o público cria uma memória afetiva sobre ela. É o que acontece quando sentimos um cheiro ou ouvimos uma música, e nos lembramos de pessoas, momentos e lugares. Quando profissionais de mídia conceituados falam sobre uma marca, ela consegue impor mais respeito e se diferenciar de maneira positiva de seus concorrentes. Isso impacta não somente o público, mas também seus fornecedores, parceiros, investidores e até profissionais que podem se interessar pela companhia. A mídia espontânea também aproxima a marca de seu público-alvo, visto que consegue expor os valores dela, que muitas vezes são difíceis de serem notados pelas pessoas. Por exemplo, um telejornal pode fazer uma reportagem sobre uma empresa de automatização de portões no ABC que está lançando uma campanha beneficente para arrecadar alimentos para famílias necessitadas. A partir disso, cria-se um posicionamento de marca que atende às expectativas dos consumidores. A companhia não está se vendendo por fazer o bem, mas investe em ações que fortalecem a sua marca e geram valor para a sociedade. A partir desse entendimento, podemos mostrar de que maneira você pode atrair mídia espontânea para o seu negócio. Acompanhe o próximo tópico!Dicas para conquistar mídia espontânea
A credibilidade é algo que só pode ser conquistado ao longo do tempo, contudo, existem algumas ações que podem acelerar um pouco esse processo. Dentre elas estão as práticas para atrair mídia espontânea. Sendo que entre as melhores formas de fazer isso, temos:Investir em novidades
Organizações com um perfil mais controlador podem preferir investir apenas em mídia paga, para colher resultados positivos. Só que não devemos descartar a necessidade de apostar em novidades que estejam em alta no momento. Por exemplo, uma empresa de simulação acústica pode usar novos meios para expandir seu conceito, mantendo a sua essência e tudo o que já foi conquistado. Se você está acostumado a postar textos no blog, pode mudar um pouco e produzir vídeos para o seu canal no YouTube.Contratar uma assessoria de imprensa
Contratar uma assessoria de imprensa significa ter um profissional que atue como porta-voz para os veículos de comunicação, bem como que forneça as informações necessárias a respeito da companhia. É necessário escolher alguém que tenha boa desenvoltura para falar em público, que passe segurança em uma coletiva de imprensa e que conheça tudo o que acontece dentro da organização.Buscar canais de diálogo
Uma fabricante de chave tipo storz, por exemplo, pode ser mencionada por diferentes canais de comunicação, como:- Jornais;
- Revistas;
- Programas de TV;
- Rádio.