Eduardo Larbac

  • Quem sou
  • Entre em contato
Sem categoria

Como conseguir mídia espontânea

Eduardo Larbac - 8 de março de 2021

Como conseguir mídia espontânea Como conseguir mídia espontânea
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre mídia espontânea, e deve ter imaginado muitas coisas acerca de seu conceito.

O termo “espontâneo” automaticamente nos remete, no que diz respeito às marcas, ao surgimento de divulgação, sem que para isso a empresa precise interferir, ou até mesmo que não sejam necessários gastos.

Sim, de certo modo, a mídia espontânea está relacionada a tudo isso. Podemos até mesmo dizer que ela é o oposto da mídia paga.

Quando uma marca ou produto é citado dentro de um contexto positivo em uma notícia ou reportagem, é possível alcançar um enorme número de pessoas, sem gastar absolutamente nada.

Sabe-se que o marketing é fundamental para qualquer empresa, afinal, é por meio dele que você consegue divulgar sua marca e o que ela tem a oferecer.

Além de seus próprios esforços, é possível agir por outros meios, e a mídia espontânea é um deles. Só que ela não depende do seu capital ou das estratégias de marketing com as quais trabalha.

Mesmo assim, é possível dar um “empurrãozinho”, e atrair mais mídia espontânea. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar seu conceito, importância e como conquistá-la.

O que é mídia espontânea?

Mídia espontânea é quando uma marca é citada, de maneira positiva, em uma reportagem, seja na TV, rádio, jornais, revistas, etc. Portanto, é um modo de estar nos principais veículos de comunicação, sem pagar nada por isso.

Esse tipo de mídia existe porque ela é interessante para determinado público, visto que muitas pessoas se interessam por notícias desse tipo.

Por exemplo, uma rede de TV local pode fazer uma reportagem sobre o aumento na procura por administração de condominios preço, e entrevistar o gestor de alguma administradora.

Com isso, a organização consegue economizar recursos financeiros, ao mesmo tempo em que conquista mais credibilidade do que fazendo uso de qualquer outro tipo de mídia, afinal, o público sabe o que é publicidade e o que é jornalismo.

Publicidade é algo visto como uma forma de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Por outro lado, o jornalismo é fonte de informação, e visto pelo público como um meio de estar por dentro dos fatos.

Agora que você já sabe o que é mídia espontânea, deve estar se perguntando qual é a importância dela para uma companhia. Então, é sobre isso que vamos falar no tópico a seguir.

A importância da mídia espontânea

Existem três vantagens que explicam por que a mídia espontânea é tão importante, que são: credibilidade, relacionamento e expansão.

Esse tipo de mídia é capaz de criar consciência de marca. Se uma fabricante de porta de enrolar automática, por exemplo, vira notícia ou é citada por algum meio de comunicação, o público cria uma memória afetiva sobre ela.

É o que acontece quando sentimos um cheiro ou ouvimos uma música, e nos lembramos de pessoas, momentos e lugares.

Quando profissionais de mídia conceituados falam sobre uma marca, ela consegue impor mais respeito e se diferenciar de maneira positiva de seus concorrentes.

Isso impacta não somente o público, mas também seus fornecedores, parceiros, investidores e até profissionais que podem se interessar pela companhia.

A mídia espontânea também aproxima a marca de seu público-alvo, visto que consegue expor os valores dela, que muitas vezes são difíceis de serem notados pelas pessoas.

Por exemplo, um telejornal pode fazer uma reportagem sobre uma empresa de automatização de portões no ABC que está lançando uma campanha beneficente para arrecadar alimentos para famílias necessitadas.

A partir disso, cria-se um posicionamento de marca que atende às expectativas dos consumidores. A companhia não está se vendendo por fazer o bem, mas investe em ações que fortalecem a sua marca e geram valor para a sociedade.

A partir desse entendimento, podemos mostrar de que maneira você pode atrair mídia espontânea para o seu negócio. Acompanhe o próximo tópico!

Dicas para conquistar mídia espontânea

A credibilidade é algo que só pode ser conquistado ao longo do tempo, contudo, existem algumas ações que podem acelerar um pouco esse processo.

Dentre elas estão as práticas para atrair mídia espontânea. Sendo que entre as melhores formas de fazer isso, temos:

Investir em novidades

Organizações com um perfil mais controlador podem preferir investir apenas em mídia paga, para colher resultados positivos. Só que não devemos descartar a necessidade de apostar em novidades que estejam em alta no momento.

Por exemplo, uma empresa de simulação acústica pode usar novos meios para expandir seu conceito, mantendo a sua essência e tudo o que já foi conquistado.

Se você está acostumado a postar textos no blog, pode mudar um pouco e produzir vídeos para o seu canal no YouTube.

Contratar uma assessoria de imprensa

Contratar uma assessoria de imprensa significa ter um profissional que atue como porta-voz para os veículos de comunicação, bem como que forneça as informações necessárias a respeito da companhia.

É necessário escolher alguém que tenha boa desenvoltura para falar em público, que passe segurança em uma coletiva de imprensa e que conheça tudo o que acontece dentro da organização.

Buscar canais de diálogo

Uma fabricante de chave tipo storz, por exemplo, pode ser mencionada por diferentes canais de comunicação, como:
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Programas de TV;
  • Rádio.
Portanto, ela pode figurar entre eles e estar em evidência na imprensa. Contudo, a mídia espontânea não se baseia apenas nisso, pois a organização também precisa engajar os consumidores.

Dessa forma, elas vão compartilhar os produtos e serviços da marca em outros canais, como as redes sociais, o que gera um feedback positivo.

Além disso, clientes insatisfeitos que reclamam nessas plataformas são uma oportunidade para que a empresa responda rapidamente, de maneira personalizada e se mostrando disposta a resolver o problema.

Ter um perfil coerente

A empresa deve construir um perfil coerente no mercado, independentemente de ter assessoria de imprensa ou da busca por mídia espontânea.

Isso porque o consumidor moderno tem a sua disposição diferentes ferramentas, como redes sociais e buscadores, para saber quando uma empresa consegue contornar determinadas situações com ações nem sempre tão positivas.

Ter boas relações com a mídia

Toda empresa, como uma de higienização de caixa d água, precisa ter uma boa relação com os veículos de comunicação.

Uma forma de construir um bom relacionamento com eles é atender aos seus pedidos, uma vez que agir de maneira contrária não é um bom caminho, pois pode gerar empecilhos para estar em evidência.

O ideal é criar um bom plano de comunicação para tempos normais e, claro, para períodos de crise, que nunca sabemos quando podem surgir.

Construir credibilidade

Quando o seu negócio conseguir conquistar a mídia espontânea, aproveite a visibilidade consequente para avaliar como está a sua credibilidade e de que forma ela vem sendo construída no mercado.

Se houver pontos distantes dos objetivos gerais do negócio, é necessário rever sua gestão como marca e encontrar novos mecanismos de comunicação com seu público-alvo.

Por exemplo, uma empresa de pintura SP leva tempo para construir uma reputação positiva, situação comum para qualquer organização. Mas de qualquer forma, é necessário estar atento a esse processo e se esforçar.

Aliás, o esforço deve ser ainda maior quando a intenção é conquistar mídia espontânea. Mesmo assim, todo esse trabalho é muito mais vantajoso do que lidar com uma crise que possa denegrir a imagem da companhia.

O papel da assessoria de imprensa

Não podemos encerrar este texto sem mencionar o importante papel da assessoria de imprensa na mídia espontânea, uma vez que ela faz uma ponte entre as organizações e os veículos de comunicação.

Mais do que isso, ela enxerga pautas e assuntos dentro da corporação que possam interessar ao público. Pensando por esse lado, a espontaneidade desse tipo de mídia acaba por se tornar um pouco genérica.

Quando se fala em mídia espontânea, logo pensamos naquela reportagem sobre uma ação positiva dentro de uma fábrica de bloqueador antifurto automotivo, por exemplo, que virou notícia porque o próprio repórter descobriu.

Apesar desse tipo de situação acontecer, ela não é comum, ou seja, dificilmente algo será tão grandioso ou vai viralizar de modo tão intenso que chamará a atenção da mídia.

Daí a importância de contar com uma assessoria de imprensa. Esses profissionais são os incumbidos de identificar algo que seja interessante para os veículos de informação e levar até eles.

Conclusão

Diariamente, vemos notícias e reportagens envolvendo o nome de marcas dos mais variados portes, e elas acabam se destacando no mercado por conta da mídia espontânea positiva. Seu negócio também pode conseguir essa força dos meios de comunicação, desde que existam razões para isso, bem como pelo investimento em práticas para atrair esses canais. Então, aqui neste artigo, demos várias dicas valiosas para fazer isso.

 0 0
Compartilhe

Eduardo Larbac

Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

Deixe seu comentário Cancelar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior O que é Black Hat SEO e por que não fazer?
Próximo Artigo Como usar a narração do Google para criar vídeos

Pesquise no Blog

Crie sua Web Rádio

Receba Novidades

Vamos manter contato?

Últimos Artigos

  • churn

    Como reduzir o churn de seu e-commerce?

  • SEO

    Como produzir conteúdos de Marketing para SEO?

  • gestão de equipe

    Como fazer uma boa gestão de equipe e comunicação empresarial

  • redes sociais

    Redes sociais: Como utiliza-las para gerar leads e vendas

  • A importância da análise de dados na tomada de decisão de negócios

No Facebook

Me encontre também em

  • Quem sou
  • Entre em contato

Feito com ❤ pelo time Eduardo Larbac