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Como crescer um canal no Youtube?

Eduardo Larbac - 31 de julho de 2020

Como crescer um canal no Youtube? Como crescer um canal no Youtube?
O Youtube é um dos canais mais utilizados pelos usuários da internet, seja para assistir um tutorial, aprender alguma pauta nova ou apenas para passar o tempo.

Uma das premissas do marketing digital é que a empresa deve estar onde seu público está, sendo assim, o YouTube também é importante e deve fazer parte das estratégias.

Existe uma enorme quantidade de conteúdos disponíveis e os vídeos têm muita visibilidade. Devido a isso, as empresas apostam suas fichas na viabilidade de um canal na plataforma.

Esse formato de conteúdo tem um impacto visual muito maior e conecta as pessoas com a marca mais rapidamente. Ou seja, o YouTube é um canal tão importante quanto o blog, o site e o perfil da empresa nas redes sociais para divulgar materiais ricos.

Ele também consegue engajar melhor a audiência e trazer mais resultados, como maior rentabilidade. Só que é importante saber usar essa plataforma do jeito certo para colher os resultados que ela traz.

Por isso, vamos dar dicas de marketing, de divulgação de vídeos, ferramentas, falar sobre vídeos patrocinados e como aumentar o engajamento com o público.

Dicas de marketing e divulgação de vídeos

Divulgar o canal no Youtube é uma dúvida que afeta todo tipo de negócio, principalmente os que vão começar a fazer isso agora.

A empresa pode ter bons vídeos, bem produzidos, mas não conseguir fazer com que eles sejam encontrados pelos usuários. Como resultado, aquele ótimo material perde valor por não ter uma boa audiência.

Dessa forma, é importante conhecer algumas dicas de marketing e divulgação para que uma empresa de aterro controlado, ou qualquer outra, consiga impactar seu público-alvo. 

Para isso, algumas dicas são:

Criar bons títulos

De início, os vídeos serão encontrados a partir da busca direta na própria ferramenta. E mesmo que eles não apareçam no primeiro resultado, é possível chamar a atenção dos usuários.

Isso porque ele vai rolar a barra dos resultados, o que permite que a marca garanta que ele clique no vídeo dela. A melhor forma de conseguir isso é escolher um bom título para encabeçar o conteúdo.

Para isso, ele deve ser atraente e informativo. Além disso, para chegar a esse resultado, é interessante observar como a concorrência nomeia seus vídeos na internet.

De qualquer forma, o que interessa é dar o recado e deixar o conteúdo claro nesse título, além de se atentar para o tamanho, que não deve ultrapassar os 60 caracteres.

Otimizar os conteúdos para SEO

Durante uma busca sobre uniformes profissionais SP, por exemplo, é muito importante que o conteúdo apareça logo de cara.

O segredo para isso está nas estratégias em SEO, que nada mais são do que ações para otimização de sites de busca, que vão favorecer um conteúdo em detrimento de outros nos resultados.

A principal dica aqui é pensar bem no uso da palavra-chave, que são termos pelos quais os usuários buscam sobre determinado assunto.

A ideia é fazer com que, ao pesquisar sobre um produto ou serviço que a marca venda, o conteúdo dela apareça nas primeiras posições.

Para chegar à palavra ideal, o segredo é usar aquelas que tenham um volume maior de pesquisa todo mês, bem como que sejam adequadas à persona da empresa. Ou seja, palavras que tenham relação com o interesse do público-alvo.

Ferramentas para divulgação

Além das estratégias em marketing digital, também existem algumas ferramentas que podem ajudar uma fabricante de esteira transportadora, ou qualquer outra empresa, a divulgar melhor seus vídeos no youtube.

Por meio delas, é possível gerenciar o canal e otimizar o alcance dos vídeos. Desde análise de palavras-chave até a monetização, são muitos os impactos dessas ferramentas para quem quer profissionalizar o material e ter mais visibilidade.

Dentre as principais podemos destacar:

TubeBuddy

Trata-se de uma das ferramentas mais práticas, amigáveis e simples que ajudam a melhorar um canal. 

É gratuita e trabalha como uma extensão do chrome, sem que o usuário precise baixar um software.

Seu principal objetivo é testar tudo antes de usar, como:
  • Título;
  • Descrição;
  • Tags para o YouTube;
  • Miniaturas de prévia.
Dessa forma, é possível saber antecipadamente qual será o melhor desempenho diante do usuário. 

Além disso, essa ferramenta também agenda uploads de vídeos e ajuda a comparar um canal com de seus concorrentes.

YouTube Studio

É uma ferramenta oficial da plataforma, totalmente voltada para criadores de vídeos. Para quem está começando agora, ela é altamente recomendável, pois permite que os vídeos fiquem totalmente dentro dos padrões estipulados.

Então, se alguém procurar por digitalização de documentos preço vai encontrar os materiais de quem usa essa ferramenta, porque ela gerencia detalhes básicos importantes para o dia a dia.

Exemplos são: responder comentários, acessar a página de upload e acompanhar algumas métricas básicas.

O que são vídeos patrocinados?

Além dos vídeos que uma marca publica em seu canal, existem os vídeos patrocinados que são anúncios. Ou seja, aqueles vídeos que assistimos antes do conteúdo que clicamos, as famosas propagandas.

Existem vários tipos de anúncios, e a escolha vai afetar a performance e o engajamento com o público, por isso é necessário escolher com sabedoria. 

Dentre os tipos mais escolhidos estão:

Mastheads para computadores

É um tipo usado por grandes empresas, como uma fabricante de cabine primária de energia. 

São anúncios veiculados na página principal do youtube, que se misturam aos vídeos da plataforma.

Portanto, dificilmente o usuário vai identificá-los como anúncios. A cobrança é feita a cada 24 horas de transmissão, além disso, esse tipo possui algumas variações relacionadas ao tamanho do anúncio.

Mastheads para dispositivos móveis

Ele é semelhante ao que foi citado no tópico anterior, mas só funciona para dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Sua composição é feita de título, descrição, call to action e uma miniatura do vídeo que pode ser reproduzida por até 20 segundos. Depois, o usuário é quem escolhe se quer continuar assistindo ou não.

Independentemente de qual formato a empresa escolha, é fato que os vídeos geram muito mais engajamento, afinal este conteúdo é o formato do momento.

Ao assistir um vídeo, o usuário consegue compreender melhor seu conteúdo e se sente mais próximo da marca.

Esse tipo de material consegue mostrar melhor seu tom de voz, a linguagem que utiliza, além de fazer o público se identificar com a marca, aumentando seu engajamento.

Como divulgar uma marca com vídeos

Para divulgar a marca, seus produtos e serviços, além de aumentar o engajamento com o público, existem algumas estratégias que são indispensáveis, tais como:

Provocar emoções

As emoções importam, pois quando os conteúdos são bem trabalhados eles despertam nas pessoas sentimentos que as tornam mais engajadas, principalmente, com aquela empresa de sistema de gestão erp ou qualquer outra.

Portanto, não basta apenas falar sobre aquilo que está sendo vendido, mas despertar emoções e cativar quem assiste.

Usar referências que marcam o público

O público é constituído por pessoas que têm sonhos, esses que vêm de família ou de diversas outras fontes, como livros e filmes. Essas referências são marcantes e elas podem ser usadas nos vídeos de marketing.

O segredo é usar aquelas que estejam relacionadas com a persona, e cada negócio tem a sua. 

Portanto, a persona de uma empresa de instalação de interfone não é a mesma de uma loja de roupas infantis.

Ter senso de humor

O maior objetivo dos usuários do youtube é ter entretenimento e se divertir com os conteúdos. 

Mas, no caso dos vídeos de uma empresa, ele precisa ser bem humorado e ao mesmo tempo passar uma mensagem.

Ou seja, o foco é investir em humor inteligente, algo atual, que brinque com o aspecto de algum produto ou serviço.

Dar dicas

O conhecimento que as empresas possuem pode ajudar as pessoas em seu dia a dia de muitas maneiras. 

Por exemplo, uma consultoria financeira empresarial pode dar dicas em seus vídeos sobre os cuidados ao fazer um empréstimo, dentre outras ideias.

Isso ajuda muito no relacionamento entre marca e público, por meio de materiais que empoderam o público de alguma forma e melhoram a imagem do negócio no mercado.

Conclusão

Trabalhar com vídeos é uma excelente estratégia para mostrar ao seu público que a marca tem boas ideias e qualidade naquilo que faz.

É um meio de comunicação muito eficiente e que está em alta, atraindo pessoas para perto das empresas e aumentando o engajamento delas.

Os vídeos vendem bem a ideia, então o melhor canal para criar esses conteúdos é o YouTube, uma plataforma única como milhões de usuários no país e que com certeza vai enriquecer suas estratégias de marketing digital.

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Eduardo Larbac é especialista em Marketing Digital. Sua meta é ajudar pessoas a realizar o sonho de criar um Negócio Online a partir do zero.

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