O Youtube é um dos canais mais utilizados pelos usuários da internet, seja para assistir um tutorial, aprender alguma pauta nova ou apenas para passar o tempo.
Uma das premissas do marketing digital é que a empresa deve estar onde seu público está, sendo assim, o YouTube também é importante e deve fazer parte das estratégias.
Existe uma enorme quantidade de conteúdos disponíveis e os vídeos têm muita visibilidade. Devido a isso, as empresas apostam suas fichas na viabilidade de um canal na plataforma.
Esse formato de conteúdo tem um impacto visual muito maior e conecta as pessoas com a marca mais rapidamente. Ou seja, o YouTube é um canal tão importante quanto o blog, o site e o perfil da empresa nas redes sociais para divulgar materiais ricos.
Ele também consegue engajar melhor a audiência e trazer mais resultados, como maior rentabilidade. Só que é importante saber usar essa plataforma do jeito certo para colher os resultados que ela traz.
Por isso, vamos dar dicas de marketing, de divulgação de vídeos, ferramentas, falar sobre vídeos patrocinados e como aumentar o engajamento com o público.
Dicas de marketing e divulgação de vídeos
Divulgar o canal no Youtube é uma dúvida que afeta todo tipo de negócio, principalmente os que vão começar a fazer isso agora. A empresa pode ter bons vídeos, bem produzidos, mas não conseguir fazer com que eles sejam encontrados pelos usuários. Como resultado, aquele ótimo material perde valor por não ter uma boa audiência. Dessa forma, é importante conhecer algumas dicas de marketing e divulgação para que uma empresa de aterro controlado, ou qualquer outra, consiga impactar seu público-alvo. Para isso, algumas dicas são:Criar bons títulos
De início, os vídeos serão encontrados a partir da busca direta na própria ferramenta. E mesmo que eles não apareçam no primeiro resultado, é possível chamar a atenção dos usuários. Isso porque ele vai rolar a barra dos resultados, o que permite que a marca garanta que ele clique no vídeo dela. A melhor forma de conseguir isso é escolher um bom título para encabeçar o conteúdo. Para isso, ele deve ser atraente e informativo. Além disso, para chegar a esse resultado, é interessante observar como a concorrência nomeia seus vídeos na internet. De qualquer forma, o que interessa é dar o recado e deixar o conteúdo claro nesse título, além de se atentar para o tamanho, que não deve ultrapassar os 60 caracteres.Otimizar os conteúdos para SEO
Durante uma busca sobre uniformes profissionais SP, por exemplo, é muito importante que o conteúdo apareça logo de cara. O segredo para isso está nas estratégias em SEO, que nada mais são do que ações para otimização de sites de busca, que vão favorecer um conteúdo em detrimento de outros nos resultados. A principal dica aqui é pensar bem no uso da palavra-chave, que são termos pelos quais os usuários buscam sobre determinado assunto. A ideia é fazer com que, ao pesquisar sobre um produto ou serviço que a marca venda, o conteúdo dela apareça nas primeiras posições. Para chegar à palavra ideal, o segredo é usar aquelas que tenham um volume maior de pesquisa todo mês, bem como que sejam adequadas à persona da empresa. Ou seja, palavras que tenham relação com o interesse do público-alvo.Ferramentas para divulgação
Além das estratégias em marketing digital, também existem algumas ferramentas que podem ajudar uma fabricante de esteira transportadora, ou qualquer outra empresa, a divulgar melhor seus vídeos no youtube. Por meio delas, é possível gerenciar o canal e otimizar o alcance dos vídeos. Desde análise de palavras-chave até a monetização, são muitos os impactos dessas ferramentas para quem quer profissionalizar o material e ter mais visibilidade. Dentre as principais podemos destacar:TubeBuddy
Trata-se de uma das ferramentas mais práticas, amigáveis e simples que ajudam a melhorar um canal. É gratuita e trabalha como uma extensão do chrome, sem que o usuário precise baixar um software. Seu principal objetivo é testar tudo antes de usar, como:- Título;
- Descrição;
- Tags para o YouTube;
- Miniaturas de prévia.